O que é XML
Abstract: O que é XML. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gualberto • 6/9/2013 • Abstract • 799 Palavras (4 Páginas) • 466 Visualizações
Etapa 1
O que é XML:
XML é a sigla para Extensible Markup Language, que significa em português: Linguagem Extensível de Marcação Genérica, e é uma recomendação para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais. XML é capaz de descrever diversos tipos de dados, e seu objetivo principal é a facilidade de compartilhamento de informações através da Internet.
Entre linguagens baseadas em XML incluem-se XHTML (formato para páginas Web), SDMX, SMIL, MathML (formato para expressões matemáticas), NCL, XBRL, XSIL e SVG (formato gráfico vetorial). A principal característica do XML é de criar uma infraestrutura única para diversas linguagens.
XML é uma tecnologia simples que tem ao seu redor outras tecnologias que a complementam e a faz muito maior e com possibilidades muito mais amplas. XML representa uma maneira distinta de fazer as coisas, cuja principal novidade consiste em permitir compartilhar. XML também permite ao programador e aos suportes dedicarem seus esforços às tarefas mais importantes quando se trabalha com os dados, já que algumas tarefas trabalhosas como a validação destes ou o percorrido das estruturas corre a cargo da linguagem e está especificado pelo padrão.
Figura 1.1 – Exemplo de código XML
O que é HTML:
HTML a sigla de HyperText Markup Language, expressão inglesa que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto". Consiste em uma linguagem de marcação utilizada para produção de páginas na web.
Os elementos são definidos através de tags (etiquetas ou marcações), que funcionam como comandos de formatação de textos, formulários, links (ligações), imagens, tabelas, entre outros.
Os browsers (navegadores) identificam as tags e apresentam a página conforme está especificada. Um documento em HTML é um texto simples, que pode ser editado no Bloco de Notas (Windows) ou Editor de Texto (Mac) e transformado em hipertexto.
A linguagem HTML foi criada por Tim Barners Lee na década de 1990. As especificações da linguagem são controladas pela W3C (World Wide Web Consortium).
As versões de evolução da HTML incluem XHTML (uma linguagem com sintaxe mais rigorosa, baseada em XML) e HTML5 (quinta versão da HTML que traz novos recursos, principalmente a manipulação de conteúdo gráfico e multimídia).
Figura 1.2 – Exemplo de código HTML
Diferenças e semelhanças entre HTML e XML
Para os que conhecem também a linguagem HTML, que esperamos que sejam muitos, compilamos aqui uma série de diferenças entre HTML e XML que servem de amostra para ver até onde chegam estas duas linguagens. O HTML se preocupa em formatar dados e para isso são as etiquetas que tem a linguagem, para formatar a informação que se deseja mostrar. O XML se preocupa em estruturar a informação que pretende armazenar. A estrutura, a marca, a lógica própria da informação. O desenvolvimento do HTML esteve marcando a concorrência entre os distintos visores do mercado. Cada um queria ser o melhor e
...