O surgimento do Cálculo Diferencial Integral
Seminário: O surgimento do Cálculo Diferencial Integral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shem2003 • 31/5/2014 • Seminário • 1.396 Palavras (6 Páginas) • 433 Visualizações
ETAPA 1
PASSO 1:
O surgimento do Cálculo Diferencial Integral
O cálculo diferencial integral, também chamado de cálculo infinitesimal, ou simplesmente cálculo, é um ramo da matemática desenvolvido a partir da álgebra e da geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variações de grandezas (como inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido), em que há movimento ou crescimento e que forças variáveis agem produzindo aceleração.
O cálculo foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exatas. Foi desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes.
Historicamente, Newton foi o primeiro a aplicar o cálculo à física, ao passo que Leibniz desenvolveu a notação utilizada até os dias de hoje. O argumento histórico para conferir aos dois a invenção do cálculo é que ambos chegaram de maneiras distintas ao teorema fundamental do cálculo.
PASSO 2:
Desafio A
Qual das alternativas abaixo representa a integral indefinida de: (a³/3+3/a³+3/a)da?
A alternativa correta é a “B”
Desafio B
Suponha que o processo de perfuração de um poço de petróleo tenha um custo fixo de U$ 10.000 e um custo marginal de C’(q) =1000 + 50q dólares por pé, onde q é a profundidade em pés. Sabendo que C(0) = 10.000, a alternativa que expressa C(q), o custo total para se perfurar q pés, é:
A alternativa correta é a “ A “.
Desafio C
No início dos anos 90, a taxa de consumo mundial de petróleo cresceu exponencialmente. Seja C(t) a taxa de consumo de petróleo no instante t, onde t é o número de anos contados a partir do início de 1990. Um modelo aproximado para C(t) é dado por: C(t) = 16,1 e0,07t. Qual das alternativas abaixo responde corretamente a quantidade de petróleo consumida entre 1992 e 1994?
A alternativa correta é a “ C
Desafio D
A área sob a curva y = (e^(x/2) ) de x = -3 a x = 2 é dada por:
A alternativa correta é a letra “A”
PASSO 3
Marquem a resposta correta dos desafios A, B, C e D, justificando através dos cálculos realizados, o porquê de uma alternativa ter sido considerada.
Para o desafio A:
Associem o número 1, se a resposta correta for a alternativa (a).
Associem o número 3, se a resposta correta for a alternativa (b).
Associem o número 5, se a resposta correta for a alternativa (c).
Associem o número 2, se a resposta correta for a alternativa (d).
Associem o número 7, se a resposta correta for a alternativa (e)
A resposta que obtemos nos cálculos executados para esse desafio foi a foi a alternativa (b) que direciona a associação ao número 3, para execução dos cálculos usamos os conhecimentos com integral indefinida aprendido em aula, no desafio A do passo anterior mostra com clareza as passagens matemáticas utilizadas, assim chegando na resposta exata.
R: A alternativa correta é a letra “B”, que corresponde ao número 3.
Para o desafio B:
Associem o número 0, se a resposta correta for a alternativa (a).
Associem o número 8, se a resposta correta for a alternativa (b).
Associem o número 3, se a resposta correta for a alternativa (c).
Associem o número 1, se a resposta correta for a alternativa (d).
Associem o número 6, se a resposta correta for a alternativa (e)
A resposta que obtemos nos cálculos executados para esse desafio foi a foi a alternativa (a) que direciona a associação ao número 0, o desenvolvimento deste desafio utilizamos uma ferramenta estudada na aula de Calculo II onde se falava de custo marginal, juntando esse conhecimento com as regras para integração chegamos num resultado final, onde obtemos uma formula que mostrará o custo final conforme a variação da medida da perfuração.
R: A alternativa correta é a letra “A”, que corresponde ao número 0.
Para o desafio C:
Associem o número 5, se a resposta correta for a alternativa (a).
Associem o número 6, se a resposta correta for a alternativa (b).
Associem o número 1, se a resposta correta for a alternativa (c).
Associem o número 9, se a resposta correta for a alternativa (d).
Associem o número 0, se a resposta correta for a alternativa (e).
A resposta que obtemos nos cálculos executados para esse desafio foi a foi a alternativa (c) que direciona a associação ao número 1, usando a formula dada no desafio C estabelecemos duas soluções usando o algarismo final dos anos citados no desafio, no caso de 1992 usamos o número 2, e no caso de 1994 usamos o número 4, quando esses valores foram substituídos nas formulas gerou um resultado que ao somados mostrou a quantidade de petróleo consumida no período de 1992 a 1994
R: A alternativa correta é a letra “C”, que corresponde ao número 1.
Para o desafio D:
Associem o número 9, se a resposta correta for a alternativa (a).
Associem o número 8, se a resposta correta for a alternativa (b).
...