O verdadeiro conceito de amor e respeito
Por: alan_cesar01 • 1/7/2015 • Trabalho acadêmico • 280 Palavras (2 Páginas) • 645 Visualizações
O verdadeiro conceito de amor e respeito
Segundo Fabiano Pessoa, analista do Ibama, existem cerca de 150 doenças que os animais podem transmitir aos humanos (leia o texto na íntegra, disponível em: http:// www.cidadeverde.com/animais-podem-transmitir-mais-de-150-doencas-aos-humanos-147881). A atitude dos awa-guajás em amamentar animais pode contribuir para a infestação de doenças entre os indígenas, podendo levar a uma epidemia. Ainda que existam doenças advindas por este contato tão próximo e amoroso com os animais, os indígenas, ainda assim, demonstram amor e o sustentam sem vacilar.
Porém, deve-se observar os aspectos que levaram esses índios a realizarem tal prática, desde crianças aprendem o amor ao próximo sem distinção alguma, como também com os animais, pois o fato de amamentar estes, é realizado apenas quando o animal se torna órfão por algum motivo, daí a compaixão. A modernidade atual com todas as parafernálias existentes, modo de vida, relacionamentos não demonstram respeito ao próximo e aos animais, acontecimento que vivenciamos no dia a dia, pois o conceito de família que conhecíamos não existe mais, filhos não respeitam pais, nem animais, evento que podemos presenciar ao observarmos tantas ONG’s para fazer esta função que caberia a nós.
Nossa sociedade tecnológica, ditando-se avançada e não rústica, não contribuiu para melhores relacionamentos e, consequentemente, a inexistência do respeito, do amor ao próximo e ao egocentrismo. E com qual autoridade nos fazemos juízes para julgarmos os indígenas no que diz respeito aos aspectos culturais destes, todavia não podemos obrigá-los a viverem como vivemos, devemos respeitar seu espaço e de modo algum subjugá-los a sair de suas terras para o avanço da sociedade, pois como relata Antonio Marcos “quando os portugueses aqui chegaram já encontraram os índios vivendo e tomando conta de nossas terras”.
...