OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE PAPEL
Por: Pedro H J Reis • 24/9/2019 • Artigo • 1.038 Palavras (5 Páginas) • 197 Visualizações
OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE PAPEL.
A. A. Matos; P. H. J. Reis; I. S. Pinto, A. P. Carli
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Rua do Cruzeiro nº-01, 39803-371, Teófilo Otoni,MG,Brasil
*e-mail: adrianokiau@hotmail.com; pedrojardimreis@yahoo.com.br; ispinto@hotmail.com[pic 1]
Palavras chave: concreto, papel, fibras
INTRODUÇÃO
Com o avanço da urbanização e industrialização fez-se necessário novas técnicas que correspondam às necessidades da sociedade aliando qualidade de vida com um desenvolvimento sustentável que a proteja dos agravos futuros. A reciclagem de resíduos pela indústria da construção civil vem se consolidando como uma prática importante nesse sentido. Conforme descreve Martin (2005), o concreto é um dos materiais essenciais da nossa civilização.
O presente trabalho se propôs estudar, caracterizar e obter concreto reforçado com fibras de papel (resíduo sólido), para o reaproveitamento na construção civil.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados obtidos na pesquisa laboratorial indicam parâmetros como: a resistência mecânica aumenta significativamente quando se adiciona fibras, ao compararmos a tenacidade e a tensão máxima do material observado; a abertura entre as fissuras diminui e aumenta a ductilidade do concreto.
Propriedades físicas
Foram observadas alterações tais como:
Aumento da porosidade pela incorporação de ar pelas fibras;
Grande quantidade de poros nas fibras, conforme demonstrado pela sua alta absorção, que embora variável é tipicamente acima de
400%;
A pressão negativa aplicada durante a produção dos corpos-de-prova para a retirada do excesso de água, permite a formação de canais, provavelmente conduzindo a uma maior quantidade de poros.
EGCH: Matriz formada por 88% escória + 10% gipsita
+ 2% cal hidratada.
ECP: Matriz formada por 60% escória + 40% cimento
Portland.
Propriedades mecânicas
A adição de 12% de fibras de papel aumentou a carga máxima de ruptura dos compósitos para valores superiores ao de ruptura da matriz, caracterizada pela tensão limite de proporcionalidade. Estes resultados estão de acordo com a teoria de AVESTON, COOPER E KELLY (1971 e 1973) de múltipla fratura que afirma que quando a matriz atinge a deformação limite, toda carga é transferida da matriz para as fibras, que a transfere parcialmente aos trechos não danificados da matriz. O teor de 2% de fibras não é suficiente para absorver os esforços transferidos pela matriz que se rompe, provocando rápida queda da capacidade de carga após a ruptura da matriz.
...