OBTENÇÃO EXPERIMENTAL DOS PARÂMETROS DO CIRCUITO EQUIVALENTE DO MOTOR DE INDUÇÃO MONOFÁSICO
Por: fffer • 27/4/2021 • Trabalho acadêmico • 418 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO – CTC DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISC. : CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA B PROFESSOR NELSON JHOE BATISTELA |
EXPERIÊNCIA 03 – OBTENÇÃO EXPERIMENTAL DOS PARÂMETROS DO CIRCUITO EQUIVALENTE DO MOTOR DE INDUÇÃO MONOFÁSICO – ENSAIO COM O ROTOR TRAVADO E ENSAIO A VAZIO
ORLANDO BUSSOLO NETO
RUBENS BONOMINI JÚNIOR
FLORIANÓPOLIS
OUTUBRO, 2014
1 INTRODUÇÃO
O experimento foi realizado com a utilização de um motor monofásico com capacitor de partida, conforme mostrado na figura 1. Este motor, como o nome indica, é projetado para operar a partir de uma fonte monofásica de tensão.
[pic 2]
Figura 1 Motor de Indução Monofásico
Abaixo segue o circuito equivalente deste tipo de motor, conforme o modelo utilizado na disciplina de Conversão de Energia Eletromecânica de Energia B.
[pic 3]
2 OBJETIVO
Dada a importância desses equipamentos, o objetivo deste ensaio é o levantamento dos parâmetros do circuito equivalente um motor de indução monofásico específico disponível no Laboratório de Máquinas e Acionamentos WEG do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Efetuando as ligações, conforme mostra a figura 2, conseguimos levantar os dados necessários ao experimento.
[pic 4]
Figura 2 Modelo de Ligação do Motor
3.1 Ensaio com rotor travado
O ensaio de rotor travado consiste em fazer a medição de corrente, tensão e potência que o motor utiliza sem permitir que o rotor gire. Contudo, como este motor possui um capacitor para auxiliar na partida, apenas foi desconectando o capcitor do circuito.
Como escorregamento é unitário, as impedâncias de magnetização podem ser desprezadas. O cirquito abaixo, mostrado pela figura 3, representa o circuito elétrico equivalente para o rotor travado.
[pic 5]
Figura 3 Circuito Elétrico do Motor com o Rotor Travado
No experimento foram levantadas as seguintes medidas:
V = 69,5 V I = 7,3 A P = 220 W
Seguindo o roteiro da experiência:
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
3.2 Ensaio a vazio
No ensaio à vazio o escorregamento é suposto nulo (s=0) e assim a impedância r2/2s =∞. Com isso, obtem-se o seguinte circuito equivalente, mostrado na figura 4. Nesta imagem, observa-se também que é adicionado uma resistência em paralelo a impedância de magnetização da sequência positiva do circuito para permitir mensurar as perdas no ferro.
...