ORGANIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO E ARQUITECTURA DE COMPUTADOR
Tese: ORGANIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO E ARQUITECTURA DE COMPUTADOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grampolafacul • 11/3/2014 • Tese • 466 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
INTRODUÇÃO A ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Sabemos que nos dias de hoje os computadores se tornaram parte da nossa rotina diária. O que acontece dentro de um computador? Que tipo de rotina a máquina executa quando lhe damos algum comando ou uma instrução? Vale a pena explorar o trabalho inteligente que essas máquinas executam com uma simples instrução.
O foco do tema “organização e arquitetura” está na forma com que os componentes de hardware estão interconectados para formar um sistema operacional.
Vamos diferenciar os termos Organização e Arquitetura:
A Arquitetura de Computadores preocupa-se com o comportamento e a estrutura de vários módulos funcionais de um computador e, como eles interagem para atender às necessidades de processamento do usuário. Ela inclui os formatos da informação, o conjunto de instruções e técnicas para endereçamento da memória. O conjunto de atributos da máquina que um programador deve compreender para que consiga programar o computador específico com sucesso, parte da arquitetura são as instruções e o raio de operadores manipulados por elas.Esta definição revela as duas principais considerações dos arquitetos de computadores: desenhar hardware que se comporta como o programador pensa que se irá comportar e utilizar implementações existentes de tecnologias para construir o melhor computador possível.
A Organização de Computadores está envolvida com a forma com que o hardware do computador opera e a forma com o que os seus dispositivos são interconectados para formar o sistema operacional. Supõe-se que os vários componentes estão nos seus devidos lugares, e a tarefa é investigar a estrutura organizacional a fim de se verificar que as partes do computador operam conforme deveriam.
O hardware do computador normalmente é dividido em três partes principais:
• A Unidade Central de Processamento (do inglês Central Processing Unit – CPU), que contém uma unidade lógico-aritmética para manipulação de dados, um número de registradores para manipulação de dados, e circuitos de controle para a coleta e execução de instruções.
• A memória de um computador contém armazenamento para instruções e dados, e é chamada de Memória de Acesso Aleatório (Random Access Memory – RAM). A CPU pode acessar qualquer local de forma aleatória na memória, e recuperar a informação binária em um intervalo fixo de tempo.
• O processador de entrada e saída contém circuitos eletrônicos para comunicação e controle da transferência de informações entre o computador e o mundo externo.
Os dispositivos de entrada e saída conectados ao computador incluem teclado, mouse, impressoras, terminais, discos magnéticos e outros dispositivos de comunicação.
Uma sequência de instruções para o computador é conhecida como um programa.
A manipulação de informação binária em um computador é feita por meio de circuitos lógicos, chamados portas. As portas são: E-AND, OR, NOT e Não E-NAND, NOR, XOR..
Circuitos digitais são construídos a partir de circuitos integrados, operações lógicas dos componentes digitais padrão mais comuns. Isto inclui decodificadores, registradores de multiplexadores, contadores e memórias.
...