OS MOTORES A COMBUSTÃO - BIODIESEL
Por: Wesley Oliveira • 7/1/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.621 Palavras (7 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSÍTÁRIO UNIFANOR
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Relatório sobre a prática do laboratório de como adquirir biodiesel a partir do óleo residual de fritura
Francisco Wesley Fonseca Oliveira – 151014246
Rodrigo Cipriano Medeiros – 142010940
Marcos Guilherme de Abreu Lima – 142010903
Anderson Peres Martins – 151013736
Saulo Braga – 151014293
Matheus Monteiro – 152010657
Luccas Emmanuel Gomes Lima – 151011807
Maksoel Nobre Do Nascimento – 141011139
Simão Pedro – 141013988
Jonh Anderson Marques de Lima – 141013898
FORTALEZA, CE
2018
Introdução
Os primeiros veículos automotores surgiram em 1769, com a criação do motor a vapor onde assim seria capaz transportar humanos, porém com o advento do motor a combustão interna a gás combustível em 1807 levou a introdução do motor a gasolina em 1885, desde então se começou uma procura sem fim para as descobertas de novas fontes de petróleo para que suprisse toda a frota de veículo que em cada ano e década cresciam em fatores exponenciais, estima-se que para cada 4,4 habitantes brasileiros 1 possui automóvel, assim chegamos a um número de 45,4 milhões de veículos do tipo, isso dados coletados e divulgado pelo G1 em 2014, logo vemos a desenfreada necessidade de não ficarmos omissos quanto a dependência do petróleo e procurarmos fontes renováveis de combustíveis tais como etanol e biodiesel.
Os EUA são os maiores devoradores de petróleo do mundo, consumindo em média 20 milhões de barris por dia, logo cada americano gasta em média 8 toneladas de petróleo por ano, na qual esta média foi triplicada durante os 30 anos, e a estimativa de duração de petróleo é de somente 7 anos, considerando dados em conta as reservas comprovadas até 2006 e pelo atual ritmo de extração de petróleo. Diante desde cenário de uma possível escassez de petróleo, diversas potências tanto européias quanto da America Latina vêem a importância de aperfeiçoar suas tecnologias e dar uma devida atenção para os biocombustíveis mais precisamente o biodiesel, na qual consiste em um combustível obtido pela transesterificação de triglicerídeos onde tem como sua principal matéria-prima óleos de origem vegetal. O biodiesel além de ser uma fonte de energia renovável, ela possui diversas qualidade tais como: o dióxido de carbono liberada pela queima é menor em relação aos combustíveis fósseis, tem uma significativa contribuição para a diminuição da poluição da água, devido o reciclo de resíduos de óleos já utilizados em frituras, evitando assim o seu lançamento em corpos d água, além de ser biodegradável.
O relatório em questão irá abordar os benefícios sociais, ambientais e econômicos através de simulação da industrialização do biodiesel por transesterificação a partir de óleos residuais de frituras por imersão e ao mesmo tempo colaborar para os esclarecimentos sobre o processo.
O que é biodiesel?
O biodiesel é um combustível para ser utilizado em carros ou caminhões com motores a diesel e feito a partir de origem de plantas (soja, mamona, canola, palma, girassol, amendoim e etc.) ou de origem animal (gordura animal). Entre as alternativas de matérias-primas estão também os óleos utilizados em frituras (cocção). O combustível é composto de alquil ésteres de ácidos carboxílicos de cadeia longa, produzido por meio da transesterificação e ou esterificação de materiais graxas, de gorduras de origem animal ou vegetal, e que atenda a especificação contida no regulamento técnico nº 4/2012 ANP (Agencia Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis)
Definição da legislação Brasileira a respeito do Biocombustíveis
O biodiesel de qualidade deve ser produzido seguindo especificações industriais restritas, a nível internacional onde se tem a ASTM D6751 como referência. O biodiesel pode ser usado puro ou misturado com o óleo de diesel em qualquer proporção, internacionalmente adotou-se a nomenclatura BXX, na qual XX refere-se a % do valor de mistura com o óleo diesel. Por exemplo, B2, B5, B20 e B100 são combustíveis com uma concentração de 2%, 5%, 20% e 100% de Biodiesel. Os mais usuais diz a respeito à mistura entre 5% e 20%, sendo que a partir das misturas de 5% não se tem a necessidade de nenhuma adaptação do motor
Vantagens do biodiesel
- As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matéria-prima para o biodiesel.
- É constituído de carbono neutro, ou seja, o combustível tem origem renovável ao invés de fóssil, logo a queima de carbono é menor diminuindo assim a poluição
- Não é tóxico e nem corrosivo
- Diminuição de contaminação de corpos d´água pelo óleo já que seria reaproveitado.
- Contribuição para a geração de empregos no setor primário.
- Economicamente competitivo: complementa todas as novas tecnologias do diesel com desempenho similar e sem a exigência da instalação de uma infraestrutura ou política de treinamento.
- Características químicas apropriadas: livre de enxofre e compostos aromáticos, alto número de cetanos, ponto de combustão apropriado, excelente lubricidade, não tóxico e biodegradável
Desvantagens do biodiesel
- A necessidade de amplas áreas agricultáveis, podendo intensificar o desmatamento,
- Pressão sobre o preço dos alimentos, que podem sua produção diminuída para dar lugar à produção de biomassa.
- Os grandes volumes de glicerina previstos como subprodutos, na qual equivale de 5 e 10% do produto bruto, na qual não se possui uma destinação exata para o subproduto, como também seu valor seria irrisórios pelo fato da enorme sobra, obedecendo a lei da oferta e da procura
METODOLOGIA
Existem basicamente quatro processos para obtenção do biodiesel: Diluição, micro emulsificação, pirólise e transesterificação que é o mais conhecido e utilizado em larga escala. Por transesterificação entende-se ser o processo químico que consiste em misturar o óleo com o álcool, metanol ou etanol e, na presença de catalisador, hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio reage produzindo ésteres metílicos (quando da utilização de metanol) ou ésteres etílicos compondo o biodiesel e a glicerina.
...