TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE BEBIDAS GASEIFICADAS - REFRIGERANTE

Por:   •  11/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

CENTRO DE TECNOLOGIA - CT

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE BEBIDAS GASEIFICADAS - REFRIGERANTE

ANDRESSA KERMANNY MOREIRA PAULINO

VINÍCIUS BEZERRA DE ALUSTAU

JOÃO PESSOA

2019

ANDRESSA KERMANNY MOREIRA PAULINO

VINÍCIUS BEZERRA DE ALUSTAU

OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE BEBIDAS GASEIFICADAS – REFRIGERANTE

Projeto apresentado a disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, como requisito para Nota Final da disciplina.

João Pessoa

2019

Sumário

1-INTRODUÇÃO        2

1.1 TEMA E PROBLEMA        2

1.2- JUSTIFICATIVA        2

1.3 OBJETIVOS        2

1.3.1 Objetivo Geral        3

1.3.2 Objetivo Específico        3

2- O surgimento do refrigerante no mundo        4

2.1- Os processos de tratamento da água        5

2.2- Produtos utilizados na criação do refrigerante        5

2.3- Processo de produção        6

3- Considerações Finais        7

REFERÊNCIAS        8

1-INTRODUÇÃO        

1.1 TEMA E PROBLEMA

        O refrigerante é uma das bebidas mais populares do mundo, desde o ensaio de sua criação em 1772 na Europa até o ano de 2001 onde o consumo alcançou o domínio global. Segundo a legislação brasileira Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994 o termo “bebida” refere-se a todo produto industrializado destinado a ingestão humana, em estado líquido sem finalidade medicamentosa ou terapêutica.

A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoolicas (ABIR) traz a informação de que o Brasil é o terceiro maior produtor de refrigerantes no mundo, tendo cerca de 700 empresas direcionadas ao ramo além de 3.500 marcas presentes no mercado.

Para embasar esse trabalho foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e documental retirados de livros, artigos, páginas de associações responsáveis por tal fabricação e nos sítios da internet.

         

1.2- JUSTIFICATIVA

O trabalho tem a prerrogativa de elucidar os mitos que versam sobre as bebidas gaseificadas, uma vez que a mídia traz informações diversas vezes desencontradas e sem fundamento científico fazendo com que a população não consiga discernir sobre os benefícios e malefícios de as consumir, bem como apresentar e esclarecer os processos envolvidos na fabricação e os ingredientes utilizados na formulação da bebida gaseificada – refrigerante.

 

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

  • Compreender os processos de criação de bebidas gaseificadas.

1.3.2 Objetivo Específico

  • Analisar os caminhos percorridos pela indústria para se chegar a excelência na produção;
  • Traçar o perfil dos fabricantes.

2- O surgimento do refrigerante no mundo

Os primeiros contatos do homem com águas gaseificadas são datados do séc. IV a.C, onde fonte termais eram indicadas como método de tratamento para alguns males que assolavam a época, no entanto a ingestão desse liquido não era usada.

As águas com adição de carbono só começaram a ganhar fama em meados de 1500, a crescente busca fez com que vários químicos tentassem reproduzir de forma artificial a gaseificação da água. Joseph Priestley que era inglês e Antoine Lavoisier que era francês descobrem em estudos independentes que o uso de bombas ajudariam a “prender” o gás na água, aproveitando os estudos o farmacêutico Thomas Henry conseguiu produzir a primeira água carbonatada industrial. Dando início ao que seria o grande império das bebidas gaseificadas.

Anos após a produção industrial, surgiu a idéia do incremento de sabores nas águas, o primeiro foi o gengibre seguido pelo limão e muitos anos depois a utilização de outros sabores era comercializado em farmácias onde simplesmente a água era gaseificada e saborisada na hora a gosto do cliente. Somente em 1886 o norte americano John Pemberton cria a Coca-cola® que anos depois se tornaria a bebida mais famosa do mundo.

Na atualidade as bebidas gaseificadas (refrigerantes) não são mais comercializadas em farmácias com fins medicamentosos e sim em lanchonetes, sorveterias e supermercados por todo o mundo.

2.1- Os processos de tratamento da água

A água é a bebida mais importante para os seres vivos, sem ela a vida na terra estaria fadada ao fracasso, ela pode ser encontrada nos três estados físicas: sólido, líquido e gasoso. No entanto a água própria para o consumo é aquela livre de micro-organismos e substâncias danosas ao homem.

A agua usada na produção do refrigerante é de grande importância para a qualidade final do produto, portanto cada empresa deve manter uma Estação de Tratamento de Água (ETA) que usem os processos de coagulação-floculação que por meio de coagulantes desestabiliza as pequenas partículas para que possam passar pelo processo conhecido como flotação que é a separação de misturas heterogêneas, chegando até o filtro de areia que é o responsável pela separação de partículas ainda menores de sedimentos, passando ainda pela supercloração que trata-se do uso do cloro com o fim de destruir os micro organismo presentes, passando por filtros de carvão que tem como fim a remoção do cloro em demasia e alguns compostos responsáveis pela cor e possível sabor indesejados e por fim o polimento da agua realizadas por cartuchos de polipropileno que retira finíssimas partículas que possam alterar o produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (115 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com