Operações para a separação de líquidos sólidos
Seminário: Operações para a separação de líquidos sólidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BARMOURA • 30/5/2014 • Seminário • 367 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
Operações de Separação sólido-líquido
A etapa de separação sólido-líquido está entre as separações unitárias mais importantes que hoje são empregadas em indústrias químicas, têxteis, farmacêuticas, no beneficiamento de minério, bem como no processamento de alimentos, tratamento de água e resíduos, entre outras, pois muitos dos produtos industriais são suspensões de sólidos em líquidos.
Operações de Separação sólido-líquido
Existem dois critérios de classificação dos métodos de separação:
•Quanto ao movimento relativo das fases:
Decantação e Filtração
•Quanto a força propulsora:
As operações são gravitacionais, centrífugas, por diferença de pressão ou eletromagnéticas
Operações de Separação sólido-líquido
Força Centrífuga: Consiste em uma força aparente ( de inércia) que se manifesta nos corpos em rotação e cujo efeito é o afastamento dos corpos dentro da rotação. É devida a uma rotação que faz variar continuamente a direção do movimento do corpo, dando origem a uma aceleração que pode ser interpretada como uma força de inércia que o empurra para fora.
O efeito da força centrífuga aplica-se nas centrifugadoras para separar materiais segundo a sua massa e nos reguladores centrífugos para regular a velocidade dos motores.
SEPARAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO PELOS PROCESSOS:
- Hidrociclonagem
- Centrifugação
Origem do Hidrociclone
Os hidrociclones foram patenteados pela primeira vez em 1891 por Bretney, para a separação sólido-líquido, no entanto, sua utilização só teve início após a Segunda Guerra Mundial pelo “Dutch State Mines” nas indústrias de extração e processamento de minério. Desde então vem sendo usados industrialmente, de maneira diversificada nas indústrias química, metalúrgica, têxtil, petroquímica, alimentícia, bioengenharia, etc.
O que é hidrociclone
O hidrociclone é um equipamento usado para classificação de partículas sólidas em uma suspensão em meio líquido, denominada polpa.
Em suma pode-se resumir que de um único fluxo de entrada são obtidos dois produtos distintos, um composto de partículas mais grossas ou de maior peso específico, e o outro composto de partículas mais finas ou de menor densidade
Descrição do processo - Hidrociclone
A suspensão é bombeada através do tubo de alimentação e ao entrar no hidrociclone, é animada de um movimento rotacional descendente, que tenta sair pelo orifício do concentrado. Como esta abertura é relativamente pequena, apenas parte do líquido consegue sair, carregando consigo as partículas grossas. O líquido que não consegue sair pelo caminho, volta, formando um vórtice ascendente interno, que escapa pelo tubo de suspensão diluída, juntamente com as partículas finas
...