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Após Ter Lido O Capítulo I Da Obra De Regina Zilbermann

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Por:   •  19/6/2014  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  2.951 Visualizações

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Após ter lido o capítulo I da obra de Regina Zilbermann, responda às questões 1,2,E,3.

1 – Como René Wellek e Austin Warren diferenciam literatura e estudos da literatura? A literatura e a arte e criação; a teoria da literatura e uma modalidade de conhecimento.

A literatura suscita uma experiência; a teoria da literatura traduz essa experiência em termos intelectuais racionais, assimilando a literatura a esquemas coerentes.

2 – O que diferencia as duas principais vertentes da Teoria da Literatura, vigentes na primeira metade do século XX?

A primeira tendência assumiu foco formalista e descritivo; a segunda tem caráter sociológico, buscando verificar em que medida a literatura reflete a sociedade.

3 – Qual a principal diferença entre as vertentes da Teoria da Literatura dominante na primeira metade do século XX e as tendências que apareceram na segunda metade desse século?

Na primeira metade do século XX, o texto literário era a única preocupação da Teoria da literatura. A partir de 1960, o foco deslocava- se para as relações entre literatura e as questões de ordem histórica, ideológica e politica, incluindo novos figurantes, como a mulher ou leitor no processo de estudo da obra literária.

4 - Canção

1 Nunca eu tivera querido

Dizer palavra tão louca:

bateu-me o vento na boca,

4 e depois no teu ouvido.

Levou somente a palavra,

6 Deixou ficar o sentido.

O sentido está guardado

8 no rosto com que te miro,

neste perdido suspiro

que te segue alucinado,

11 no meu sorriso suspenso

como um beijo malogrado.

13 Nunca ninguém viu ninguém

que o amor pusesse tão triste.

Essa tristeza não viste,

16 e eu sei que ela se vê bem...

Só se aquele mesmo vento

fechou teus olhos, também.

Cecília Meireles. Poesias completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993, p. 118.

Com base no poema acima, assinale a opção correta no que diz respeito à especificidade da linguagem literária.

(A) Embora o texto seja um poema, sua linguagem não revela transfiguração artística nem opacidade.

(B) Da linguagem denotativa do texto depreende-se que o poema é uma declaração de amor à pessoa amada.

X (C) A palavra, de acordo com o poema, não revela toda a força do sentimento que habita o eu lírico.

(D) Sem os versos de sete sílabas e as rimas, a literariedade estaria ausente do poema.

(E) Versos como “neste perdido suspiro que te segue alucinado” revelam a dimensão literal das palavras no contexto do poema.

5 – Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar rochas. Mas voam faíscas e

lascas como aços espalhados.

Ah que medo de começar e ainda nem sequer sei o nome da moça. Sem falar

que a história me desespera por ser simples demais. O que me proponho contar parece fácil e à mão de todos. Mas a sua elaboração é muito difícil. Pois tenho que tornar nítido o que está quase apagado e que mal vejo. Com mãos de dedos duros enlameados apalpar o invisível na própria lama.

Clarice Lispector. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 25.

No trecho do romance A hora da Estrela, de Clarice Lispector, apresenta-se uma concepção do fazer literário, segundo a qual a literatura é

(A) uma forma de resolver os problemas sociais abordados pelo escritor ao

escrever suas histórias.

X (B) uma forma de, pelo trabalho do escritor, tornar

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