Organização De Computadores
Trabalho Escolar: Organização De Computadores. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: heverton • 11/11/2013 • 2.384 Palavras (10 Páginas) • 320 Visualizações
INTRODUÇÃO
Muita coisa esta acontecendo na internet, novos aplicativos vem surgindo diariamente que muita gente nem imagina , até mesmo o conceito de “nuvem” que não é mais novidade, é considerado novo para muitas pessoas. Esse conceito vem adquirindo força no mercado corporativo, fazendo com que empresas enxergassem o nicho e criando novas formas de aplicativos, dispositivos e serviços. Uns desses casos são os Sistemas Operacionais Online.
Um Sistema Operacional comum é um programa com uma Interface gráfica onde é possível fazer o controle de seus dados e acessos a programas instalados no Hard Disk, que “por trás”, gerencia o hardware de acordo com a necessidade do usuário sem ao menos ele perceber. Os mais comuns são Windows, Linux e Mac OS. Já o Sistemas Operacionais Online usam também uma interface gráfica, mas está voltado para um navegador, criando a possibilidade de acesso em qualquer lugar que conexão com a internet.
Esses sistemas ficam locados em servidores como uma pagina web que, ao ser acessado, pede-se um meio de autenticação por login e senha e feito isso está pronto para fazer o que normalmente usa em um computador normal, abrir arquivos, assistir filmes, ouvir musicas, organizar-se , tudo isso feito em um navegador qualquer como Chrome. Firefox, Opera, entre outros. Todos os aplicativos estão armazenado no próprio servidor que disponibiliza em uma área de trabalho e na maioria das vezes é possível instalar novos aplicativos e normalmente a maioria também permite fazer upload de seus arquivos para o sistema, com isso, tendo acesso de qualquer lugar, inclusive em smartfones e tablets.
Relatório 1 – Funções Básicas do Sistema Operacional
1.1 Funções Básicas
Um sistema operação é apenas um conjunto de rotinas executada pelo processador, no qual sua principal função é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memoria e dispositivos de entrada e saída.
O sistema operacional tem como objetivo funcionar como uma interface entre o usuário e o computador, tornando sua utilização mais simples, rápido e segura.
Um sistema operacional possui inúmeras funções, no entanto elas foram dividias entre duas funções, sendo: Facilidade de acesso aos recursos do sistema e Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida.
O compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida é um sistema onde diversos usuários compartilham recursos do sistema computacional, é necessário controlar o uso concorrente desses recursos. Pois se imaginarmos uma impressora sendo compartilhada, devera existir algum tipo de controle para que a impressão de um usuário não interfira nas dos demais, sendo o também o sistema operacional que tem a responsabilidade de permitir o acesso concorrente a esse e a outros recursos de forma organizada e protegida.
O compartilhamento de recursos permite a diminuição de custos, na medida em que mais de um usuário pode utilizar as mesmas facilidades concorrentemente, como discos, impressoras, linhas de comunicação etc. não é apenas em sistemas multiusuário que o sistema operacional é importante, pois quando realizamos diversas tarefas ao mesmo tempo como copiar um arquivo, acessar a internet, imprimir um documento é o sistema operacional que controla a execução de todas as atividades.
1.2 Histórico
A evolução dos sistemas operacionais está, em grande parte, relacionada o desenvolvimento dos computadores, sendo divididos em décadas.
1.2.1 Na década de 1640 o matemático francês Blaise Pascal inventou uma maquina capas de somar. Em 1673 o matemático e filósofo alemão Gottifried Leibniz foi além e criou uma maquina capaz de somar e multiplicar. Mais tarde em 1820 o francês Charles Colmar inventa uma maquina capas de realizar as quatro operações. Em 1822 o matemático Charles Babbage criou uma maquina para cálculos de equações polinomiais, mais tarde em 1833 Babbage evoluiria esta ideia para uma maquina capaz de realizar as quatro operações chamadas de maquina analíticas. Sendo o invento mais próximo de um computador atual, tendo unidade central de processamento, memória e dispositivos de entrada e saída.
1.2.2 Em 1854 o matemático George boole criaria a logica booleana, base para o modelo de computação digital utilizado ate hoje. O conceito de logica binária seria utilizado no desenvolvimento de dispositivos de como relés e válvulas. No final do XIX, Herman Hollerith criou um mecanismo utilizando cartões perfurados para acelerar o processamento de censo de 1890 nos EUA. Em 1937 o matemático inglês Alan Turing desenvolveu a ideia de Maquina universal ou Maquina de Turing, capas de executar qualquer sequencia de instrução (algoritmo).
Na década de 1940 foi aonde desenvolveu os primeiros computadores eletrônicos formado por milhares de válvulas, sendo lentos e duvidoso. Em 1950 o uso dos transistores e da memoria magnética contribuiu para o enorme avanço dos computadores da época. Permitindo o aumento da velocidade e da confiabilidade no processamento, e as memorias magnéticas permitindo o acesso mais rápido aos dados, maior capacidade de armazenamento e computadores menores. Havendo um grande numero de empresas nesse ramo como RCA, IBM entre outras.
Anteriormente os programas eram submetidos pelo operador, um a um, fazendo com que o processador ficasse ocioso entre a execução de um job e outro. Com o processamento batch, um conjunto de programas era submetido de uma só vez, o que diminuía o tempo de espera entre a execução dos programas.
O primeiro sistema operacional, chamado monitor por sua simplicidade, foi desenvolvido em 1953 pelos usuários do computador IBM 701. Com o surgimento das primeiras linguagens de programação como FORTRAN, ALGOL e COBOL.
1.2.3 Em 1960 com o surgimento dos circuitos integrados, houve a redução dos custos de aquisição, no tamanho e um grande avanço no sistema operacional, tendo sido implementadas varias técnicas presentes ate hoje, como multiprogramação, multiprocessamento, time-sharing e memória virtual.
1.2.4 Em 1970 foi produzido o primeiro microprocessador, Intel 4004, três anos depois o Intel 8080, sendo produzido em seguida vários outros processadores com melhor aproveitamento de processamento. Para acelerar o processamento foram desenvolvidos arquiteturas com diversos processadores, exigindo dos sistemas operacionais novos mecanismos de controle e sincronismo.
...