Organização De Computadores
Pesquisas Acadêmicas: Organização De Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heverton • 22/5/2013 • 2.619 Palavras (11 Páginas) • 312 Visualizações
INTRODUÇÃO
Atualmente com o avanço tecnológico na área de informática, ha uma necessidade constante de inovação no cotidiano empresarial nos vários âmbitos.
No mercado crescente de equipamento eletrônico há duas tecnologias que se destacam; que são, os “ultrabooks” que trazem inovação tecnológica com destaque no desempenho
da bateria e do “storge”(deposito ou armazenador), os tablets “serão o motor do setor
tecnológico em 2013”- como dito na citação os tablets serão o carro chefe na produção
de portáteis com destaque da portabilidade.
Trazendo uma proposta a atender a demanda crescente dentro do ambiente moderno empresarial; com inovação tecnológica a atender as suas necessidades atuais. Abordando conceitos complexos de maneira simples, direta e detalhada, a fim de oferecer a melhor escolha. Tendo em vista as novas tendências do mercado.
Capitulo 1
1.1.1 Introdução à arquitetura de computadores
O homem com o trabalho no campo e em outras atividades relacionais foi necessitando cada vez mais de auxílios para resolver as questões diárias. Com essa necessidade iniciou o uso da matemática.
No pastoreio para contabilizar os carneiros os pastor associava uma pedra a um carneiro, com essa associação o pastor poderia saber se algum animal havia se perdido, o pastor soltava os animais pela manhã os contava com o auxílio de um saco e pedrinhas acrescentavam ou decrementavam conforme o numero de animais, e assim faziam-se cálculos.
A palavra cálculo que usamos hoje é derivada da palavra latina CALCULUS (pedra pequena), a representação de unidades não era feita só com pedras mais com outros tipos de representações como nós em cordas, marcas nas paredes, desenhos nas cavernas e etc.
Em princípio é preciso saber de uma maneira clara o que computador na sua essência faz, executa cálculos, dos mais variados. Exemplo de operações:
Adição, subtração, multiplicação, divisão e outros.
1.1.2 Dispositivos Mecânicos
Existiram muitas maquinas mecânicas que faziam cálculos, contudo as primeiras manifestações de maior relevância são estes.
Com o crescente uso da matemática o homem foi inovando, para auxiliá-lo nos cálculos, foi criado umas das ferramentas mais antigas, o ábaco, que surgiu aproximadamente 3000 anos antes de a.C ; os primeiros a utiliza-lo foram os chineses conhecido pelo nome suanpan e posteriormente utilizado pelos babilônicos e pelos romanos e com ele era possível efetuar cálculos aritméticos simples, sendo esse o marco inicial para os computares.
A evolução de ábaco veio através de Leonardo da Vinci, em 1642; Blaise Pascal com apenas 19 anos de idade que era francês criou uma maquina de soma e subtração feita de engrenagens que mais tarde foi conhecido como pascalina.
1.1.3 Dispositivos Eletromecânicos.
Quando então no século XIX, havia muitas maquinas que faziam somas tornando-se comuns em escritórios. Quando em 1889 um homem inovou em criar cartões perfurados para guarda informações e outra que tabulava as mesmas, e era conhecido pelo nome, Herman Hollerith, e por essa invenção o Bureau of Census dos EUA contratou Hollerith para usar sua máquina na apuração do censo de 1890, onde se levava dez anos para apuração, com sua máquina levou dois anos.
Em função dos bons resultados do seu invento em 1896 foi criada a Tabulating Machine Company ,que futuramente se unindo as outras empresas formando a conhecida IBM(Interantional Business Machines).
E marcando o fim desta época surgiu com a ajuda da IBM em 1944 o primeiro hibrido eletromecânico o Mark I construído na universidade de Harvard usando o sistema decimal e controlado por um programa, posteriormente o Mark II que nem mesmo foi concluído.
1.1.4 Dispositivos Eletrônicos.
Após o Mark, foi iniciado o primeiro projeto de um computador totalmente eletrônico.
Subdividido por gerações para descrever a evolução cronológica do avanço no uso de novas tecnologias no processo de fabricação e uso de matérias.
1.1.5 Primeira Geração Válvulas
A primeira geração dos computadores é marcado pelo surgimento dos primeiro computadores eletrônicos, uma quantidade grande de projeto foram implementados baseados na utilização de reles e válvulas eletrônicas realizando cálculos automaticamente.
Os relés são eletroímãs, com função simples, de abri ou fechar um contato elétrico, interrompendo ou fechado circuitos. As válvulas são dispositivos que conduzem elétrons em um só sentido.
O principal marco desta geração era a velocidade de cálculos e processamento em ralação aos antecessores, em contrapartida com uso contínuo superaquecia as válvulas e se quebravam.
O primeiro computador eletrônico foi o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator And Computer) em tradução livre “computador interprete numérico eletrônico” projetado para fins militares por John Mauchly e John P. Eckert de 1943 a 1946 utilizado até 1955.
O ENIAC era gigantesco havia mais de 17.000 válvulas, 10.000 capacitores, sua área era de 1.400 m², 800 quilômetro de cabos, consumia 150 quilowatts de potência e realizava cerca de 10.000 operações por segundo, 5000 adições ou 300 multiplicações por segundo e em algumas operações conseguia ser até 1000 vezes mais rápido que o Mack I. Vários cientistas da época se interessaram pelo ENIAC depois da divulgação de suas características, iniciando outros projetos no mesmo período.
1.1.6 Segunda Geração Transistores
Em 1947 tres cientistas da bell Labs inventaram o transistor, o transistor possui a mesma função da válvula, mais e menos e mais confiável, o transistor é feito de silício e de pequenos fios.(figura 1.1);
Figura 1.1 esquema de transistor
O silício é um semicondutor, quando uma pequena tenção é fornecida ele se comporta como um condutor, permitindo
...