Organização De Computadores
Trabalho Escolar: Organização De Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KinuyashaK • 5/6/2013 • 4.587 Palavras (19 Páginas) • 294 Visualizações
Tipos de processadores no mercado
AMD
Phenom
O Phenom é a série de processadores mais recente da AMD, baseada na microarquitetura K10.
Os processadores Phenom e Phenom II utilizam um barramento HyperTransport 3.0 na comunicação entre o processador e o chipset, aumentando a largura de banda disponível entre o processador e o mundo externo. É importante notar que até o momento os processadores Phenom não trabalham com o desempenho máximo oferecido pelo barramento HyperTransport 3.0.
A série Phenom usa linhas separadas de alimentação para o processador e para o controlador de memória integrado no processador (esta tecnologia também é conhecida como “split-plane” – “alimentação dividida” – ou DDPM, Dual Dynamic Power Management, ou Gerenciamento Elétrico Dinâmico Duplo), bem como um gerador de clock separado para o controlador de memória com um valor fixo. Isto resolve o problema que acontece com o Athlon 64 onde dependo do modelo do processador as memórias não funcionam em seu desempenho máximo.
O controlador de memória dos processadores Phenom suporta memórias DDR2 até DDR2-1066/PC2-8500 nos modelos soquete AM2+ e memórias DDR3 até DDR3-1333/PC3-10666 nos modelos soquete AM3. Os modelos soquete AM3 podem ser instalados em placas-mãe soquete AM2+ certificadas, permitindo que eles trabalhem com memórias DDR2.
As principais especificações dos processadores Phenom incluem:
• Cache de memória L1 de 128 KB por núcleo
• Cache de memória L2 de 512 KB por núcleo
• Cache de memória L3 de 2 MB compartilhado por todos os núcleos (4 MB ou 6 MB nos modelos Phenom II)
• Barramento HyperTransport 3.0 trabalhando a 1,6 GHz (6.400 MB/s), 1,8 GHz (7.200 MB/s), 2 GHz (8.000 MB/s), dependendo do modelo. Note que o HyperTransport 3.0 oferece taxas maiores (2,4 GHz/9.600 MB/s e 2,6 GHz/10.400 MB/s) que ainda não estão sendo utilizadas.
• Soquete AM2+ ou AM3
• Suporte para memórias DDR2 até DDR2-1066/PC2-8500 nos modelos soquete AM2+ e memórias DDR3 até DDR3-1333/PC3-10666 nos modelos soquete AM3 no modo de dois canais
• Processo de fabricação de 65 nm (45 nm nos modelos Phenom II)
• Conjunto de instruções “SSE4a”, que é simplesmente a adição de duas novas instruções SSE e não tem nada a ver com o SSE4.1 existente nos mais recentes processadores da Intel e que traz 47 novas instruções
• Modelos “Black Edition” possuem o multiplicador de clock destravado, significando uma maior capacidade para overclock, já que eles podem ser configurados como se fosse um processador de clock mais elevado
• Recurso de overclock automático no Phenom II X6 (“Turbo Core”)
O Opteron é o processador da AMD voltado para o mercado de servidores. Os primeiros modelos do Opteron eram baseados na arquitetura AMD64 (também conhecida como X86-64 ou “hammer”), a mesma usada pelos processadores Athon 64, Athlon 64 FX, Athlon 64 X2, Turion e Sempron (os modelos de Sempron para soquete 462 não são baseados na arquitetura do Athlon 64). Os modelos mais novos do processador Opteron são baseados na nova microarquitetura K10 da AMD. Neste tutorial apresentaremos as principais características técnicas do Opteron bem como listaremos todos os modelos deste processador lançados até hoje.
A principal característica das arquiteturas AMD64 e K10 é a presença do controlador de memória dentro do próprio processador e não no chipset, como acontece com outros processadores.
Por causa desta arquitetura a comunicação entre o processador e os módulos de memória é feita através de um barramento dedicado, enquanto que a comunicação entre o processador e o chipset é feita através de um barramento independente, chamado HyperTransport (clique aqui para saber mais sobre o barramento HyperTransport).
Existem duas diferenças principais entre o Opteron e os outros processadores da AMD.
Primeiro, vários modelos do Opteron permitem o multiprocessamento simétrico (SMP), ou seja, permitem trabalhar com mais de um processador na placa-mãe, enquanto que os outros processadores não.
Os processadores Opteron são identificados através de um “número de modelo” e o primeiro dígito deste número indica qual é o grau de processamento simétrico que o processador aceita: os modelos do Opteron começando com “1” não permitem multiprocessamento simétrico, enquanto que os modelos começando com “2” permitem multiprocessamento simétrico com até 2 processadores (você pode instalar até dois processadores na mesma placa-mãe) e os modelos começando com “8” permitem multiprocessamento simétrico com até 8 processadores (você pode instalar até oito processadores na mesma placa-mãe).
Os processadores Opteron com suporte às memórias DDR usam um número de modelo de três dígitos; estes modelos têm um ou dois núcleos de processamento. Já processadores Opteron com suporte às memórias DDR2 usam um número de modelo de quatro dígitos; estes modelos podem ter dois ou quatro núcleos de processamento.
A segunda diferença principal é no número de barramentos HyperTransport suportados. Todos os processadores baseados na arquitetura AMD64 e os processadores Opteron iniciados com “1” têm apenas um barramento HyperTransport. Processadores Opteron iniciados com “2” têm dois barramentos HyperTransport (ou três, no caso dos processadores Opteron de quatro dígitos), enquanto que processadores Opteron iniciados com “8” têm três barramentos HyperTransport. Esses barramentos adicionais são usados para interconectar processadores quando há mais de um processador instalado na placa-mãe. Em nosso tutorial Por Dentro da Arquitetura AMD64 há uma explicação detalhada sobre este assunto.
Opteron
Os processadores Opteron podem ser encontrados para vários tipos de soquete:
• Soquete 939: Existem alguns modelos de Opteron da série 1 para este soquete. Eles não passam de modelos do Athlon 64 ou do Athlon 64 X2 (se tiver dois núcleos) com outro nome. Estes modelos trabalham com memórias DDR comuns.
• Soquete 940: Estes modelos necessitam de memórias DDR “registradas” (isto é, com buffer), que são um tipo “especial”
...