TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização De Computadores

Trabalho Universitário: Organização De Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 9

4.1

Periféricos é a denominação de dispositivos E/S justamente por ficarem fora da UCP, mas também por ficarem na região próxima a eles, ou seja, uma periferia.

Como os computadores da atualidade utilizam-se de meios mais flexíveis e multifuncionais pode ser dito que os mesmos podem usar de n meios de comunicação do exterior com o sistema interno e vice e versa, ou seja dispositivos de E/S.

Como exemplo temos alguns dispositivos de E/S:

Teclado: É um dispositivo que se comunica com os humanos; estes contém mecanismos de reconhecimento dos símbolos utilizados por nós humanos, reconhecimento que é feito através da leitura de sinal elétrico da tecla pressionada.

Monitor de vídeo: É um periférico que facilita ao ser humano identificar dados e informações através da visão.

Os monitores de vídeo são classificados através de sua forma de criação e apresentação da forma de imagem, a seguir veremos algumas:

CRT ou (VRT – cathode-ray tube), que consiste na utilização de válvulas de raios catódicos;

LED ou (DEL – light emitting diodes), que utiliza diodos emissores de luz;

LCD ou (VCL – liquid-crystal display), que é formado por um vídeo de cristal líquido;

TDP ou (VPE – flat panel dysplay), ou seja, vídeos com painel estreito.

Impressoras: Periféricos de saída de dados onde informações armazenadas no computador são convertidas em símbolos e impressas em papel ou algo similar de forma que possam ser entendidas pelo ser humano. O desempenho de uma impressora em relação a outros periféricos pode ser definido através de seu volume de impressão em uma certa unidade de tempo que podem ser indicados por (cps) caracteres por segundo, (lpm) linhas por minuto ou (ppm) páginas por minuto.

Mouse: Um dispositivo de entrada, sua missão é facilitar a comunicação do usuário com o sistema, ou seja, com um pouco de coordenação motora consegue-se realizar várias funções sem a necessidade de algo ser digitado.

Este periférico possui um sensor para realizar suas funções e estes podem ser classificados como: mecânicos, óticos e ótico-mecânicos; que capturam o movimento em superfícies planas e transmite informações ao sistema operacional.

Mouse mecânico: Utilizam uma esfera coberta de borracha e sua rotação é transmitida a dois roletes perpendiculares.

Ótico-mecânicos: São mais utilizados por combinar detalhes de óticos e mecânico mas sem absorver seu problemas.

Características na organização de dispositivos de E/S:

Utilização: Entrada (Input), saída (Output), Armazenamento.

Interface: Um ser humano ou máquina está do outro lado do dispositivo de E/S, oferecendo ou lendo dados. Seu tempo de acesso depende do dispositivo utilizado.

Taxa de transferência: Volume de dados por segundo transferidos entre os dispositivos de E/S e a memória principal, depende também da quantidade de informações e do tamanho do barramento.

Ao contrário do que se pode pensar a interface de entrada e saída não é só o conector físico e sim também o responsável pela comunicação lógica entre o barramento e o dispositivo. Essa função de conexão foi basicamente desenvolvida para que seja possível a comunicação entre vários dispositivos, fazendo com que a velocidade do barramento seja mais bem aproveitada e ainda tanto os periféricos quanto os elementos essenciais tenham programação/produção mais voltada ao seu desempenho, deixando melhor a interconexão com as interfaces de entrada e saída.

4.2- Transmissão assíncrona:

Conceitos:

Tipo de comunicação que o remeteutiliza receptor não necessitam de estar sincronizados.

Tipo de comunicação que ocorre com defazamento significativo de tempo em que diferentes utilizadores em comunicação trocam informação que é enviada para ser recebida com um determinado atraso.

A seguir alguns dispositivos que utilizam transmissão assíncrona: teclado, mouse, impressoras, modems, etc.

A transmissão assíncrona ocorre de forma que um cabeçalho é formado por um digito binário zero, também denominado de start bit, pois sinaliza o início do bloco de 8 bits de informação. O caractere final , é constituído de um a dois dígitos binários em um, também chamados de stop bits, indicam o fim dos 8 bits de informação. Os bits de start e stop, além de localizarem temporalmente os 8 bits de informação, também tem a função de sincronizar a fase do relógio de recepção local no terminal de recepção.

A transmissão assíncrona, pelo fato de não se preocupar em enviar informação de sincronismo junto com os dados, possui uma implementação simples, mas, por outro lado, é pouco eficiente, pois no pior caso, para enviar 8 bits de informação necessita um total de 11 bits, tendo uma eficiência de 72%. Na transmissão de caracteres alfanuméricos, o oitavo bit às vezes ainda é utilizado para implementar um mecanismo de detecção de erros, baseado na paridade dos restantes 7 bits de informação, neste caso, a eficiência baixa para 63%.

Transmissão síncrona:

Neste modo de transmissão o receptor e o transmissor estão interligados ou sincronizados quase que permanentemente. O receptor conhecendo os intervalos de tempo representativos dos bits, identifica a sequência de bits transmitida, fazendo uma amostragem do sinal recebido em intervalos regulares de N segundos. Essa temporização básica corresponde à onda do relógio de período N segunda que estabelece a taxa ou velocidade de transmissão 1/N, expressa normalmente em bits por segundo.

Em relação a transmissão assíncrona, esta se torna mais eficiente, pois a proporção de informação para sinais de controle (sincronização) é bem maior, não necessitando de sinais de início e fim de caracteres (start/stop). A transmissão síncrona facilita o uso de algoritmos de compactação devido ao armazenamento em buffer, aumentando a velocidade de transmissão.

A transmissão síncrona oferece melhor proteção contra erros, pois, como é mostrado em um bloco de caracteres, existe no final deste um conjunto de caracteres para verificação de erros: BCC (Block

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com