TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização De Computadores

Dissertações: Organização De Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Organização de Computadores

2.0 CLOCK (RELÓGIO)

É o dispositivo gerador de pulsos que controla o fluxo de sinais elétricos presente no circuito eletrônico, transformando energia elétrica em energia mecânica. Toda placa possui esse dispositivo, o qual é um cristal de quartzo que vibra 14.7 milhões de vezes por segundo. A cada pulso do cristal, o circuito gera certo número de clocks, de acordo com a sua frequência de operação. Dentro de cada ciclo de clock deve haver tempo suficiente para que o sinal percorra todo o processador e todas as operações necessárias sejam concluídas. Para que o computador funcione, tudo tem que funcionar de maneira sincronizada, como uma orquestra. Cada vez que é gerado um pulso de clock, todos os dispositivos realizam uma operação, param e continuam o que estiverem fazendo no próximo ciclo. Como num cruzamento, onde os carros trafegam hora num sentido, hora no outro, orientados pelo farol, é importante lembrar que o processador não possui um gerador de clock, e por isso trabalha usando o sinal recebido da placa mãe. Um Pentium II de 400 MHz, por exemplo, multiplica por quatro a frequência de 100 MHz da placa mãe, gerando quatro ciclos para cada ciclo da placa.

Como as placas mãe atuais, para manter compatibilidade com vários processadores podem operar a várias frequências diferentes, é possível fazer o processador trabalhar mais rápido simplesmente configurando a placa mãe para trabalhar a uma frequência maior, nesse caso, são chamados de overclock ou “acima do relógio” que permite o processador e placa mãe trabalhar numa velocidade maior que o padrão de fabrica. Os processadores são configurados com uma velocidade inferior que sua capacidade máxima, como uma margem de segurança, para garantir o desempenho ideal e vida útil do mesmo. As frequências do barramento e o multiplicador podem ser alteradas mudando alguns jumpers da placa mãe, entre tanto isso difere de acordo com o modelo e a placa mãe, hoje em dia poucos utilizam esse recurso, a maioria é feito através de programas. Obviamente, o overclock também traz algumas desvantagens. Fazendo o processador trabalhar a uma frequência maior do que a ideal, pode se ter problemas de travamentos, superaquecimento e sempre haverá alguma diminuição de sua vida útil. Os novos processadores, placas de vídeo principalmente vem com overclock de fabrica, que aumenta a frequência quando o usuário roda algo mais pesado em seu PC, como por exemplo, o CPU Core i7-2920XM Extreme Edition podendo chegar a surpreendentes 4,16 GHz, e a placa de vídeo Asus Radeon HD 7970 podendo chegar a 900MHz na CPU e 1.000 MHz nos 3 GB de memória GDDR5.

3.0 PERGUNTAS

1- O que você entende por CLOCK e qual é a sua função?

R= Clock é o dispositivo gerador de pulsos cuja duração é chamado de ciclos. É responsavel pela sincronização, comunicação das peças entre si.

2- Segundo o conteudo estudado, do que é formado um CLOCK?

R= É formado por cristal de quartzo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com