-Organização de Computadores
Seminário: -Organização de Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arthursahib • 21/5/2014 • Seminário • 640 Palavras (3 Páginas) • 845 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
TCC04.070-Organização de Computadores I – Turma :A1 – Lista 3
1. A figura abaixo mostra o diagrama da implementação para a UCP estudada em sala.
a) Indique quais os bits da instrução devem estar conectados nas ligações A, B, C e D.
b) Considere a instrução subi regA regB imediato. Esta instrução,quando executada, deve
subtrair o valor imediato do conteúdo de regA e armazenar o resultado em regB. O formato da
instrução é:
Bits 31-25 = 0
Bits 24-22=código de operação
Bits 21-19=regA
Bits 18-16=regB
Bits 15-0= valor imediato expresso em complemento a 2
Complete a tabela com o valor que os sinais de controle devem ter (0, 1 ou X) para esta instrução,
explicando suas escolhas:
Instr. RegDst EscReg EscMem LerMem UAL fonte DvC UALParaReg
subi regA regB imed.
2. Considere o esquema de pipeline mostrado para a arquitetura vista em sala de aula, onde temos 5
estágios de pipeline: Busca (B), Decodificação/Leitura de regs (DL),Execução da instrução (EX),
Acesso à memória de dados (MD) , Escrita nos registradores (ER).
Analise o trecho de código abaixo e indique as instruções onde poderá existir conflito estrutural, ou
de controle ou de dados, quando este código for executado. Suponha que a única maneira de resolver
3
Reg a
ser
lido #1
Reg a
ser
lido #2
Reg a
ser
Desacdriot o
de
escrita
Registradores
EscReg
UAL fonte
UAL
Resultado
da UAL
Zero
Operação da UAL
P
C
Endereço
de leitura
Instrução
Memória
de
Instruções
Somador
Resultado
da UAL
Somador
DvC
PC +1
EndereçoDado
lido
Memória
de dados
Dado a
ser escrito
EscMem
LerMem
RegDst
1
32
32
32
0
1
0
1
0
1
D
32
32
0
1
32
A
C
Reg
lido
#1
Reg
lido
#2
32
32
32
1
32
32
UALParaReg
32
B
Extensão
de
sinal
os conflitos é atrasar a execução dos estágios através da inserção de instruções noops. Indique o
número de instruções noops que deverão ser inseridas para resolver cada conflito.
addi 3 3 1
lw 3 4 0
add 4 2
...