Os Aditivos Para Concreto
Por: mariafeneves • 26/9/2018 • Resenha • 501 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
Aditivos são produtos adicionados ao concreto com o objetivo de modificar uma ou mais propriedades. O intuito de melhorar propriedades do concreto é antigo, há registros de que os romanos já usavam artifícios com esse objetivo. Como é amplamente usado na construção civil, o aditivo, hoje, é tido como o quarto componente do concreto, juntamente com água, cimento e agregados. A quantidade varia de acordo com a funcionalidade, mas é sempre baixa, entre 0,5% e 5%.
Os principais objetivos do uso de aditivos é otimizar as qualidades de um concreto e diminuir seus pontos fracos. Se dosado, conservado, manuseado de maneira correta a relação custo-benefício é muito satisfatória. A NBR 11768:1992: Aditivos para Concreto e Cimento Portland admite nove tipos de aditivos.
Dentre eles os principais tipos temos os aceleradores que aceleram a velocidade de endurecimento do cimento, por possuir álcalis em sua composição, seu uso é restrito para alguns tipos de estruturas, são usados principalmente para tamponamento de fuga de agua através do concreto, concretagem submersa, recuperação de estruturas nas zonas de maré, reparos rápidos de pavimentos de estrada, concretagem em tempo frio.
Os incorporadores de ar são produtos que formam bolhas no concreto, impedindo a percolação da água, pois aumenta a impermeabilidade do concreto. Também, é muito usado em concretos de baixo uso de cimento. A composição desses produtos é a base de vegetais ou de resinas de madeira tratada.
Os plastificantes são produtos finos incorporados ao cimento e auxiliam na granulometria da mistura, aumentando a coesão das moléculas. Um dos principais plastificantes é a bentonita. Seu uso é recomendado nos casos de concreto bombeado, concretagem submersa, fabricação de produtos de concreto magro, concretagem de peças muito armadas, injeções de bainhas de cabos de protensão.
Os retardadores atuam na dissolução de cal na mistura, diminuindo a solubilidade. É utilizado nos casos de alta temperatura ambiente, tempo de transporte e lançamento do concreto acima do mínimo especificado, misturas para injeções a grandes profundidades.
O artigo deu, ainda, um grande destaque para os superplastificantes, que tem potencial para redução de impactos ambientais, já que reduz significantemente o uso de água no amassamento do concreto. Geralmente, são usados em concreto bombeado e protendido, concretagem de armaduras densas, concreto de alto desempenho, concreto armado, concretagem de edifícios, pavimentos, pontos reservatórios e silos.
Foram apresentadas como vantagem do uso de superplastificantes a redução de água de amassamento, aumento da resistência, aumento da consistência do concreto, melhor durabilidade e acabamento ao concreto, diminuição da permeabilidade e fissura do concreto. A dosagem desse aditivo é feita de acordo com a necessidade, mas varia de 0,5% a 1,5%.
O artigo ainda fornece informações sobre a venda o produto, com normas estabelecidas pela NBR-11768 e a estocagem do mesmo, que deve ser realizada em local aberto, fresco, seco e ventilado, ficando fora de alcance de crianças, animais e longe de fontes de calor.
O artigo ressalta que o uso de aditivos, em especial de superplastificantes, reduz impactos ambientais, com a redução considerável do uso de água e, por consequência, redução da emissão de CO2 na atmosfera.
...