Os Chumbos e Ligas
Por: VITOR DIAS POSSAMAI • 28/8/2021 • Trabalho acadêmico • 349 Palavras (2 Páginas) • 103 Visualizações
Nome: Vitor Dias Possamai Turma 011M1 Data: 24/05/2021
O texto e o vídeo falam do Controle estatístico de processo que é um método utilizado para gestão da qualidade, que utiliza ferramentas e dados estatísticos para identificar potenciais falhas de um determinado processo e garantir a qualidade do produto. Com a avaliação de indicadores, o CEP permite uma estabilidade no processo, garantindo previsibilidade aos gestores e eliminando riscos ou surpresas, exceto as causas comuns de variação. A ferramenta usada para a identificar esses potenciais falhas de um determinado processo é o gráfico de controle ou carta de controle. Ele foi desenvolvido por Walter Shewhart, ao estudar a variação das primeiras linhas telefônicas. Mas foi Deming que popularizou o uso da técnica, introduzindo-a na indústria japonesa após a Segunda Guerra Mundial para ajudar na reconstrução do país, com isso ele ocorreu popularização do diagrama de causa e efeito e o nascimento do PDCA.
O gráfico de controle nada mais é que uma representação de uma amostragem do processo, que considera o LSC: limite superior de controle e o LIC: limite inferior de controle, que são os limites permitidos de variação nos resultados do processo. Entre os dois limites, é traçada a LM: linha média, que indica o resultado realizado do processo.
As variações que ocorrem no processo podem ser controladas ou descontroladas, e podem ter duas causas: as comuns e as especiais.
Causas comuns de variação, são variações características do processo e controladas, pois a variabilidade que causará no processo permanece dentro dos limites superior e inferior. Essas causas podem ser, por exemplo: falta de padronização das operações.
Causas especiais de variação: são variações descontroladas, que provocam deslocamento além dos limites superior e inferior, necessitando de ação corretiva. Essas causas podem ser: lote de matéria-prima com problema, falha humana, desregularem do equipamento.
Portanto, quando a linha média apresenta variações além dos limites, significa que o processo está fora do controle estatístico, e ações deverão ser tomadas, usando outras ferramentas da qualidade como Diagrama de causa e efeito e 5 porquês para auxiliar no processo.
Mas é importante verificar também se as variações dentro dos limites seguem alguma tendência.
...