Os Custos Logísticos
Por: paolaribeiro • 29/3/2019 • Trabalho acadêmico • 770 Palavras (4 Páginas) • 149 Visualizações
Importância dos Custos Logísticos
No momento que se encontra a economia todos os custos são de suma importância. Os custos com a logística podem se tornar um diferencial competitivo no mercado atual, fidelizando e conquistando clientes. Os custos logísticos aumentaram muito nos últimos anos. Segundo pesquisa feita pela Mslgroup (2016) “aponta que o custo logístico consome cerca de 11,7% da receita das empresas”. Esse aumento é devido ao aumento do valor do combustível e as condições das estradas. Com isso, as empresas repassam aos consumidores finais esse aumento e algumas acabam optando por terceirizar sua distribuição.
Quando as empresas derem mais atenção para todos os custos relacionados com a logística e fazer uma boa análise de valores, poderão ter uma boa vantagem em relação a seus concorrentes.
Finalidade dos Transportes
Nos últimos anos, a visão dos profissionais de logística mudou bastante, em relação aos serviços de transporte, pois atualmente existe uma grande variedade de transportes para produtos e matérias primas, além das transportadoras e os embarcadores possuírem agora uma flexibilidade para a negociação e responsabilidade quanto a todas as atividades relacionadas ao transporte. O transporte é um dos principais elementos das operações logísticas, e possui funcionalidades descritas em duas funções, a de movimentar e armazenar produtos.
Princípios do Transporte
Existem dois princípios fundamentais que norteiam as operações e o gerenciamento do transporte, a economia de escala e economia de distância. Tais princípios têm como objetivo aumentar o tamanho da carga e a distância a ser percorrida, atendendo a expectativa de serviços a cliente. A economia de escala é obtida com a diminuição do custo de transporte por unidade de peso com cargas maiores, proporcionando a diluição das despesas fixas de movimentação das cargas. As despesas fixas incluem custos administrativos com o recebimento de pedidos de transportes, o tempo despendido para posicionar o veículo para carga e descarga, o processo de faturamento e o custo dos equipamentos utilizados no processo. Já a economia de distância, tem como características a diminuição do custo de transporte por unidade de distância à medida que a distância aumenta.
História do Transporte no Brasil
Nota-se que antigamente o território brasileiro era composto por um imenso isolamento entre as regiões geoeconômicas, como se houvesse uma variedade de ilhas isoladas econômica e geograficamente. Com o passar dos tempos começaram a utilizar caminhos primitivos e com a mineração do ouro em Minas Gerais forçou o aparecimento de diversos caminhos para o centro do país, nesse período conseqüentemente surgiram, os primeiros caminhos pelos negociantes de gado e pelas tropas de maures, permitindo uma interligação um pouco mais intensa, em especial com o sul do Brasil. No entanto, a interligação territorial brasileira só concretizou-se efetivamente com as rodovias-automobilísticas, rompendo as ilhas econômicas. Observa-se na história, que até a abertura dos portos em 1808 a Independência do Brasil em 1822, os transportes eram extremamente precários (marítimos, fluvial e terrestre). A ligação do litoral com o interior era realizada pelos caminhos de terra e alguns poucos rios navegáveis, além das dificuldades econômicas e políticas serem agravadas pela natureza difíceis de ser transposta pela tecnologia existente na época (rios poucos navegáveis devido ao difícil contato fluvial do litoral com o interior pela barreira de montanhas que os separa, as matas densas, sertões etc), ou seja, havia dificuldades não só econômicas, políticas, mas também naturais.
...