Os Processos de Fabricação
Por: Adriel Alves • 10/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.783 Palavras (8 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1]
Atividade A4
Capítulo 3 (Conformação Plástica)
Data de entrega: até 07/11/2020 Valor: 5,0 pontos
Exercícios Propostos (Individual)
- Defina deformação elástica e deformação plástica.
Defomação elástica:
Um corpo submetido a uma força pode ser elasticamente deformado se cessada a aplicação da força que provocou a deformação volta ao seu estado normal. O elástico comum é um corpo que após sofrer uma deformação elástica volta ao seu tamanho original. Uma mola comprimida ou esticada sofre uma deformação elástica, mas volta ao seu tamanho original após cessar a aplicação da força. Quando aplicamos uma força com um martelo sobre uma superfície de chapa (por exemplo, a porta do automóvel) então a deformação neste caso não é elástica, pois a deformação permanece após o impacto do martelo.
Deformação plástica:
É a fase a partir do qual o material sofre um deformação permanente (não consegue recuperar suas dimensões originais após a retirada das cargas).
- Explique como a deformação plástica se relaciona com o processo de conformação plástica.
- Explique, de forma sucinta, os processos de conformação plástica listados abaixo. Se necessário, usar desenhos esquemáticos. Em cada caso, cite pelo menos um exemplo de peça fabricada com cada processo.
- Laminação
É um processo de conformação que consiste na deformação de um metal pela passagem entre dois cilindros rotatórios que giram em sentidos opostos, designados por cilindros de laminação. A força de atrito entre o material e o cilindro provoca a deformação. O material tem sua espessura reduzida de acordo com a abertura entre os cilindros de laminação. Sucessivas passadas através dos cilindros, com aberturas decrescentes, reduzem o material à espessura desejada. Através da laminação é possível obter-se tanto produtos acabados (chapas, barras, perfis), como produtos semi-acabados (placas).
Ex.: Esquema do processo de fabricação e produto final, respectivamente.
[pic 2][pic 3]
Fonte:
https://images.app.goo.gl/zuo5JDunw3dWJphn7
https://images.app.goo.gl/R25UBQ5NCQpXEY1h9
- Forjamento
Operação de conformação mecânica para dar forma aos metais através de martelamento ou esforço de compressão (prensagem), tendendo a fazer o material assumir o contorno da ferramenta conformadora, chamada matriz ou estampo.
Ex.: Esquema do processo de fabricação e produto final, respectivamente.
[pic 4][pic 5]
Fonte:
https://images.app.goo.gl/gggYRQFuM2sZhoPC8
https://images.app.goo.gl/1Bz1SKVYt4PSsSsQ8
- Extrusão
Nesse processo a peça é conformada pela ação combinada de tensões (tração e compressão), mas o que faz com que a peça adquira o formato desejado é a resistência imposta pela matriz (molde ou orifício) à passagem da peça. Assim dizemos que a extrusão é um processo de conformação onde a força predominante é a compressão indireta (desenvolvida pela matriz). A extrusão é um método muito comum que faz parte do processo produtivo de filmes plásticos, chapas, barras e peças de metal e até mesmo de alimentos. Basicamente, seu principal componente é a prensa hidráulica, ou extrusora, que irá forçar a passagem do material pela matriz e controlar o curso e a velocidade de extrusão.
Ex.: Esquema do processo de fabricação e produto final, respectivamente.
[pic 6][pic 7]
Fonte:
https://images.app.goo.gl/gkVFf5pdYZNT9cGE8
https://images.app.goo.gl/f3W4au8tWyu7AuPF8
- Trefilação
A trefilação é uma operação em que a matéria- prima é estirada através de uma matriz em forma de canal convergente (FIEIRA ou TREFILA) por meio de uma força tracionadora aplicada do lado de saída da matriz. O escoamento plástico é produzido pela combinação da força tracionadora com as forças compressivas provenientes da reação da matriz sobre o material.
Ex.: Esquema do processo de fabricação e produto final, respectivamente.
[pic 8][pic 9]
Fonte:
https://images.app.goo.gl/4LaERwFMUzjZUKY18
https://images.app.goo.gl/ar7eG8k6wk2iACZbA
- Estampagem
O processo de estampagem consiste na realização de um conjunto de operações, através da deformação plástica, provocada pelas tensões de tracção exercidas sobre a chapa, submetendo uma chapa metálica plana a uma ou várias transformações, com o intuito de obter uma peça, com uma superfície não planificável, que possua uma forma geométrica própria, podendo ser plana ou oca. As peças de forma mais ou menos complexa e irregular, mas que apresentam a característica de estar constituídas de material com espessuras quase uniforme, podem obter-se mediante uma sucessão de estampagens.
Ex.: Esquema do processo de fabricação e produto final, respectivamente.
[pic 10][pic 11]
Fonte:
https://images.app.goo.gl/6KcSt641k87ff29d8
https://images.app.goo.gl/XaKX5NCQctSKxr3cA
- Dobramento
Nesta operação, a tira metálica é submetida a esforços aplicados em duas direções opostas para provocar a flexão e a deformação plástica, mudando a forma de uma superfície plana para duas superfícies concorrentes, em ângulo, com raio de concordância em sua junção.
Ex.: Esquema do processo de fabricação e produto final, respectivamente.
[pic 12][pic 13]
Fonte:
https://images.app.goo.gl/jGtmsGXkPzthSbuw7
https://images.app.goo.gl/JTo2FbWg91vT2JL86
- Explique, de forma sucinta, o processo de calandragem de chapas.
A calandragem é um processo industrial que atribui o formato final às peças laminadas de metal, principalmente às chapas de aço. Ela é realizada em uma máquina conhecida como calandra. Nela as chapas são submetidas a um procedimento que pode servir para conferir a elas sua curvatura ou para aplainar novamente peças que estão onduladas, geralmente porque não foram armazenadas da maneira correta.
...