Os Sistemas Hidráulicos
Por: Joycesec • 20/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.748 Palavras (7 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Contagem
2019
JOYCE ASSIS SILVA[pic 6]
sistemas hidráulicos:
PERDA DE CARGA DEVIDO A ALTERAÇÕES NAS PROPRIEDADES DOS FLUIDOS
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras.
Orientador: Melany Trindade
Contagem
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
4.1 CONCEITOS FÍSICOS E MATEMÁTICOS 7
4.2 PRINCIPAIS CAUSAS DE ALTERAÇÕES NAS PROPRIEDADES DO FLUIDO 8
4.3 PRINCIPAIS EFEITOS OBSERVADOS 9
5 METODOLOGIA 10
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Sabe-se que, desde a antiguidade, o ser humano dedica-se a encontrar maneiras de melhorar sua qualidade de vida. Há provas arqueológicas de que os primórdios da humanidade já fabricavam ferramentas e “engenhocas” usando pedra, madeira e outros materiais rudimentares com o intuito de simplificar suas tarefas cotidianas. Com o passar do tempo houve um aumento do conhecimento científico, descobriu-se novas matérias primas e aprimoraram-se as técnicas de fabricação. Como consequência o homem evoluiu de tal maneira que, em meados do século XVII (desconsiderando, aqui, razões político/financeiras), observou-se uma profunda revolução na forma de produção dos bens que, até então, era artesanal e em pequena escala mas, a partir daí, passou a ser industrializada e em maior escala. Isso mudou, para sempre, a história da sociedade e sua relação com os bens de consumo.
Contudo, essa nova relação mercadológica, anos depois intitulada como “Capitalismo”, tem fomentado a constante procura por soluções que sejam capazes de potencializar os lucros (embora estes sejam representados por uma função Afim com ambos coeficientes positivos) e, em contrapartida, permitido a oferta de produtos cada vez mais eficientes, com engenharias mais simples, fabricação mais rápida como é o caso das máquinas/dispositivos que compõem os Sistemas Hidráulicos, os quais são projetados com o propósito de transmitir força, torque ou potência advindos da manipulação de fluidos confinados.
Portanto, visando uma compreensão mais aprofundada dos princípios elementares e do funcionamento dos Sistemas Hidráulicos, o presente trabalho propõe uma análise das causas que os tornam menos eficientes e das consequências acarretadas visto que todos os componentes desse sistemas estão sujeitos a variações das suas propriedades físcas e químicas, acarretando modificações nas respostas e resultados esperados.
1.1 O PROBLEMA
Como a variação das propriedades específicas de um fluido ocasiona perda de carga e como isso reflete na eficiência de um Sistema Hidráulico?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Compreender como, em um Sistema Hidráulico, a variação das propriedades específicas do fluido ( densidade, viscosidade etc.), ocasiona perda de carga e como isso afeta a eficiência do sistema.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Relacionar conceitos físicos e matemáticos que caracterizam os fluidos.
- Elencar os principais fatores que provocam alterações nas propriedades específicas dos fluidos.
- Enumerar, a partir das pesquisas bibliográficas realizadas, os principais efeitos observados nos Sistemas Hidráulicos quando há alteração nas propriedades dos fluidos.
3 JUSTIFICATIVA
Sabe-se que os Sistemas Hidráulicos são sistemas de baixa complexidade, baixo custo de montagem - se comparado a outros sistemas semelhantes, que apresentam movimentos precisos e potentes, tornando-os ideais para pequenos processos de montagem ou, até mesmo, para grandes projetos que exijam um controle mais complexo. Mas quando há alteração nas propriedades específicas dos seus componentes como, por exemplo, variação da viscosidade do fluido confinado, esse sistema perde eficiência e consequentemente potência.
Relacionado ao conhecimento das causas que provocam as alterações das propriedades específicas dos componentes que compõem os Sistemas Hidráulicos e os efeitos resultantes dessas alterações, se faz imprescindível uma compreensão fundamentada cientificamente, uma vez que tais causas estão relacionadas à aspectos/propriedades físico/químicas inerentes a todos os materiais utilizados em processos de construção ou performances mecânicas.
Portanto, ao estudar e relatar estes fenômenos, presta-se um serviço de utilidade pública, pois o acesso às tais pesquisas dissemina o conhecimento técnico/científico, desperta a curiosidade a respeito do tema, além de disponibilizar material específico e crível para aqueles que se interessem ou necessitem destas informações.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 CONCEITOS FÍSICOS E MATEMÁTICOS
Segundo Fox, “um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando a aplicação de uma tensão de cisalhamento ( tangencial), não importando quão pequena seja seu valor” ( 2004, p. 3). Partindo do princípio proposto por ele, os líquidos e os gases ( vapores) são duas fases nas quais os fluidos podem ser encontrados na natureza.
O autor Elder ( 2013, p. 8) afirma que os fluidos são divididos em duas categorias: os “ compressíveis”, apresentam variação de massa específica, e “incomprensíveis”, não apresentam variação da sua massa específica quando submetidos a aplicação de uma força ( pressão) .
...