TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Stakeholders

Artigos Científicos: Os Stakeholders. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 5

Os Stakeholders (Partes Interessadas) e a Gestão de Projetos

Está caracterizado que o objetivo principal do Gerenciamento de Projetos é a satisfação, a realização das necessidades dos stakeholders (interessados ou envolvidos), segundo Xavier (2005, p.7).

Os principais stakeholders de um projeto genérico são (entre outros):

• Gerente de projeto: a pessoa responsável pelo gerenciamento do projeto;

• Cliente: a pessoa ou organização que ira utilizar o produto ou o serviço do projeto;

• Membros da equipe: as pessoas que compõem a equipe do projeto;

• Organização executora: a empresa em que o projeto está sendo executado;

• Patrocinador (sponsor): a pessoa ou o grupo, dentro ou fora da organização executora, que prevê recursos financeiros e/ou apoio institucional para a execução do projeto.

A razão de se utilizar a gestão de projetos pode ser explicada quando o projeto apresentado aos stakeholders possui toda a convicção de que o projeto será bem sucedido e a sua gestão bem gerenciada, dando a entender que mais este empreendimento terá a satisfação garantida dos interessados, portanto, é isto o que importa para os investidores.

E o conceito de stakeholders é um dos primeiros a serem apresentados, devido à sua importância para embasar todas as decisões de gerenciamento do projeto, da definição do produto até a entrega do mesmo dentro do prazo e custo determinados.

PMBoK – Guide to the Project Management Body of Knowledge

Uma das primeiras iniciativas com a criação do PMI, foi estabelecer um documento que criasse uma linguagem comum, internacionalmente, para todas as entidades que trabalhavam com Gestão de Projetos.

Esta linguagem fora bastante discutida entre os primeiros membros, onde optou-se pela criação do PMBoK (Guide to the Project Management Body of Knowledge), ou, em português, o Guia para o conhecimento em Gestão de Projetos.

Segundo a tradução livre do PMBOK (2002), disponibilizada pela internet pelo PMI-MG, podemos defini-lo como:

Uma denominação que representa todo o somatório de conhecimento dentro da profissão de gerência de projetos. Gerenciado pela Organização PMI, utilizado como padrão em diversas indústrias, como a da Construção Civil e em diversos setores da Indústria de Software. Qualificada pela ISO 10.006.

Já o PMI-SP, esclarece a exemplificação do que é esta ferramenta:

O “Project Management Body of Knowledge” (PMBOK Guide) é um termo que abrange o universo do conhecimento da profissão de Gerenciamento de Projetos. Este universo de conhecimento vem dos praticantes e acadêmicos que utilizam e desenvolvem tanto as práticas amplamente testadas e aprovadas quanto aquelas modernas e inovadoras, com aplicação mais restrita.

Assim, o PMBoK é um guia genérico de conhecimento, apresentando as melhores técnicas e práticas para gerenciamento de projetos.

O PMBoK foi também bastante importante para servir como base para os futuros programas de educação (cursos) na área de Gestão de Projetos, onde é utilizado até hoje em dia como base

Project Management Institute – PMI

Com todo este movimento ao redor do mundo, o conhecimento adquirido em gerenciamento de projetopassou a ser discutido em congressos, onde se tomou a decisão de se crirar o Project Management International, fundado em 1969.

Desde a fundação do PMI – Project Management Institute (Instituto de Gestão de Projetos), em 1969 na Filadélfia, Pensilvânia EUA (XAVIER, 2005, p.3), por Jim Snyder com mais quatro voluntários nos EUA. A Administração de Projeto, Gerenciamento de Projeto, Gestão de Projeto ou Metodologia, seja qual for à denominação, hoje empresas de diversos segmentos reconhecem a importância da sua aplicação, das habilidades, os conhecimentos técnicos relacionado aos objetivos direcionados ao projeto pré-defindos pelos stakeholders (MAXIMIANO, 2002, p.61; HELDMAN, 2005, p.4).

O Brasil, depois dos Estados Unidos, foi o primeiro país a constituir um Chapter (o Chapter é a filial do PMI nos diferentes locais), no início dos anos 80.

Porém em 1984 foi destituído o Chapter Brasil. Após 14 anos, em São Paulo, com a expansão e as necessidades dos conhecimentos e suas aplicabilidades, foi aberto o Chapter São Paulo, e já no ano de 1999 foi a vez do Estado de Rio de Janeiro, e com a constante preocupação do avanço da tecnologia de Sistemas de Informações, e com a demanda exigente das organizações patrocinadoras por propostas e prestações de contas consistentes e com melhores resultados dos projetos, com a escassez dos recursos financiadores e a constante necessidade de otimizar a utilização do recurso físico e financeiro alocado ao projeto.

Por isso, em agosto de 2003, no Rio de Janeiro, oficializou-se a criação do Chapter PMI-RJ, que atuou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com