Os Tipos de Embalagens
Por: Henrique Magalhães • 1/8/2022 • Relatório de pesquisa • 884 Palavras (4 Páginas) • 124 Visualizações
1 – Cite e explique as vantagens e importância das embalagens para as mercadorias?
A embalagem é uma das principais responsáveis pela proteção do produto, desde a produção até o consumo efetivo, a embalagem irá proteger, conservar o produto e manter sua integridade. As embalagens garantem que os produtos possam ser armazenados com maior segurança e rapidez. Além de diminuírem as chances de danificação do produto durante o translado e empilhamento, por exemplo, elas também servem como referência na hora da organização das mercadorias.
2 – Cite, explique e de 2 exemplos (exceto os já mencionados no artigo) para os tipos de embalagens existentes considerando os três primeiros níveis.
A embalagem primária contém, armazena e protege o produto. Está em contato direto com o item e serve para mantê-lo em boas condições. Essa embalagem define a menor unidade de consumo, facilitando a venda unitária do produto como exemplo, potes, garrafas, sacolas, entre outras.
A embalagem secundária, por sua vez, carrega uma ou mais embalagens primárias. É o caso de caixas de papelão ou isopor que transportam mais de um produto. Em geral, são feitas de papelão rígido ou madeira, de modo a assegurar que a embalagem primária se mantenha intacto, exemplo caixa de papelão ou invólucro
A embalagem terciária reúne embalagens primárias e secundárias para criar uma unidade de carga maior, cuja as formas mais difundidas são os paletes ou contêineres e as caixas de papelão modulares que os compõem, como exemplo, caixa de papelão com diversos produtos em embalagens secundárias ou sacolas plásticas de mercado, caixas de madeira, papelão ou plástico.
3 – Defina as embalagens Quaternárias e Quinto Nível bem como após fazer uma busca ativa (pesquisa), informe quais equipamentos utilizados para movimentação e para o transporte das mesmas.
Quaternárias: Facilitadoras na movimentação, pois concentra um número maior de unidades em seu interior. Paletes são exemplos ainda que abertos o perfeito acondicionamento de caixas de papelão podem facilitar o deslocamento de lugares ou até mesmo a transposição de um lugar a outro.
Quinto Nível: Conteinerizada ou especiais para serem usadas em longas distâncias. Muito utilizado tanto para transporte internacional de cargas via mares e oceanos e também com extensor de “estoques”. Dentre os equipamentos usados podemos citar transpaletes, guindastes, transelevadores,, pontes rolantes e esteiras.
4 – De acordo com sua percepção e conhecimento logístico, quais os critérios devem ser considerados ao se escolher uma embalagem adequada a um produto?
A embalagem é o recipiente que armazena os produtos e o seu principal objetivo é oferecer proteção e aumentar o prazo de validade, possibilitando sua distribuição, armazenamento e identificação. Dessa forma, existem aspectos principais ao se produzir uma embalagem para o seu produto, como aspectos técnicos de produção e de funcionalidade, aspectos regulatórios, de legislação e de certificações, aspectos estéticos, aspectos ambientais, mercadológicos e econômicos.
5 – Considerando os materiais mais comuns utilizados na composição das embalagens, quais suas vantagens e desvantagens em relação a utilização nos processos logísticos? Embalagens metálicas
Os metais suas vantagens estão na facilidade de moldagem em vários formatos e tamanhos, na resistência a grandes empilhamentos e na proteção oferecida ao conteúdo. Desvantagens o risco de corrosão e de contaminação de alimentos em longo prazo é a grande desvantagem, embora vernizes especiais de revestimento possam
...