Os Tipos de Forros
Por: Ovídio Fágner • 14/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.742 Palavras (7 Páginas) • 348 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA
ENGENHARIA CIVIL – CONSTRUÇÃO CIVIL II
“TIPOS DE FORROS”
ANTÔNO PEREIRA
LUCAS CAMARGO
OVÍDIO FAGNER
TIAGO FERNANDES
Goianésia-GO
09/2017
ANTÔNIO PEREIRA
LUCAS CAMARGO
OVÍDIO FAGNER
TIAGO FERNANDES
“TIPOS DE FORROS”
Trabalho referente a um estudo a respeito de alguns tipos de forros, no curso de graduação em Engenharia Civil da Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG.
Professor Orientador: Welinton Rosa da Silva.
Goianésia-GO
09/2017
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Gesso tabicado. ...................................................................................................... 04
Figura 2 - Elementos de Sustentação do Gesso Tabicado. .................................................... 04
Figura 3 - Forro de Madeira. .................................................................................................. 05
Figura 4 - Forro de Madeira. .................................................................................................. 05
Figura 5 - Forro de Fibra Mineral. ......................................................................................... 06
Figura 6 - Forro de Fibra Mineral. ......................................................................................... 06
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 1
2- OBJETIVOS 2
3- FORRO DE GESSO TABICADO 3
4- FORRO DE MADEIRA/LAMBRIL 4
5- FORRO DE FIBRA MINERAL 6
6- CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
- INTRODUÇÃO
Segundo Martin (2011) forros são utilizados para proteger os ambientes, proporcionando um conforto térmico e acústico, os forros são mais do que um simples revestimento, é fundamental sua utilização em qualquer tipo de construção. Um importante requisito a se levar em consideração é o fato da luminosidade dos ambientes. Um forro quando feito na tonalidade branca agrega mais claridade ao ambiente, reduzindo o custo de energia.
De acordo com Campeol (2015) o forro muita das vezes é pronunciando como uma forma de vedação do plano horizontal, devido ele ser utilizado para dar acabamentos, decoração e isolamentos, podendo também ser rebaixado ou não.
O intuito deste trabalho é demonstrar a necessidade de um forro na construção civil, as economias que ele gera, o acabamento final que ele é capaz de resultar, os tipos de forros que foram propostos, suas vantagens e desvantagens.
Desse modo, neste trabalho foram descritos e identificados três tipos de forros existentes no mercado da construção civil, esses existentes em algumas edificações na cidade de Goianésia. Sendo assim, é possível identificar quais forros são aconselháveis para cada situação e ambiente.
- OBJETIVOS
O objetivo do presente trabalho é mostrar alguns dos diversos tipos de forros presentes na construção civil, demonstrando suas aplicações e qual a melhor escolha para cada ambiente.
- FORRO DE GESSO TABICADO
Presente na maioria das construções atuais, o gesso tem se tornado um aliado bastante confiável dos engenheiros e arquitetos na construção civil. Algumas das razões para tal feito, são os benefícios e praticidades que este material nos traz, pois, o mesmo facilita as instalações elétricas, a colocação de luzes, e ainda melhora consideravelmente a proteção térmica e acústica. Além disso, sua aplicação é bastante simplificada e promove um acabamento muito bonito e de excelente qualidade ao ambiente.
Diversas técnicas são utilizadas na hora da aplicação do gesso, porém, existe uma em específico que vem ganhando muito destaque, é o rebaixamento de gesso. Também conhecido como Forro Dilatado ou Forro Tabicado, nada mais é que um afastamento das placas de gesso das paredes, simulando uma junta de dilatação, o que cria um pequeno vão entre o teto e as alvenarias, passando uma sensação de que o teto está flutuando.
Além das vantagens estéticas, o gesso tabicado ainda possui outra atribuição. O mesmo evita o aparecimento de trincas, pois ajusta o forro ao ambiente no que diz respeito à dilatação, assentamento e movimentação da alvenaria, como também as trepidações que ocorrem em razão de agentes externos.
Portanto, o gesso tabicado se mostra como uma alternativa econômica e eficaz de revestimentos em paredes de alvenaria, pois são de fácil instalação, versáteis e de secagem rápida. Sendo assim, tendo em vista que a decoração de um ambiente envolve uma série de fatores e é a união dos mesmos que o deixam mais agradável, pode-se dizer que esta técnica veio para ficar no mercado.
[pic 2][pic 3]
Figura 01 – Gesso Tabicado.
Figura 02 - Elementos de Sustentação do Gesso Tabicado.
- FORRO DE MADEIRA/LAMBRIL
A madeira é um clássico nesse tipo de acabamento, e a instalação pode ser feita de diversas maneiras, como Lambril (tábuas são fixadas internamente nas vigas); posicionadas sobre madeiras externas que ficam aparente, entre outras possibilidades.
...