Os Tipos de Lajes
Por: Beatriz Oliveira • 3/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.329 Palavras (6 Páginas) • 225 Visualizações
Introdução
A atividade prática para esse semestre, nos traz um tema de extrema importância para a área de construção civil, e independente do projeto se torna uma etapa que deve ser cuidadosamente calculada. Seu estudo é fundamental para garantir a integridade e durabilidade da edificação de forma segura aos seus usuários civis.
Apresentamos nesse trabalho o estudo de lajes maciças por uma visão prática e teórica, que foi possível através da visita a uma obra predial com diversos pavimentos, encontrada na cidade de São Paulo. Desta visita, foi disponibilizado o projeto da obra com todos os pavimentos junto as suas dimensões, para que assim fosse aplicado todo o conhecimento adquirido durante o semestre sobre cálculo de estruturas de concreto armado.
Objetivo
Realização de uma visita técnica a uma obra estrutural de concreto armado, onde serão realizados os cálculos das lajes maciças de concreto da mesma e através da planta poder observar onde o cálculo é aplicado em cada laje podendo assim observar na prática e na teoria a aplicação.
Principal objetivo desse trabalho é colocar em prática as teorias, fórmulas e conceitos estudados em sala, nesse caso os cálculos de lajes maciças de uma obra estrutural de concreto armado.
METODOLOGIA
As etapas desse trabalho fundamentam-se em estudos em sala de aula, juntamente com uma visita técnica em uma obra estrutural de concreto amado e através de pesquisas acadêmicas em livros e websites, com uma revisão bibliográfica no tema: armaduras positivas e negativas adquiridos ao decorrer do semestre.
Essa revisão tem como objetivo expor a teoria utilizada para a realização da memória dos cálculos das lajes maciças. Onde o desafio era realizar a visita técnica e assim aprimorar e pode observar na prática o resultado dos cálculos.
Neste trabalho será apresentado uma planta de uma obra estrutural de concreto armado, onde o fator principal é a realização dos cálculos das armaduras de lajes maciças de concreto.
REVISÃO TEÓRICA
Lajes
“Uma laje em engenharia civil ou arquitetura é o elemento estrutural de uma edificação responsável em transmitir as ações que nela chegam para as vigas (ou diretamente para os pilares no caso de lajes fungiformes), que a sustentam, e destas para os pilares”.
Quanto desenvolve um projeto arquitetônico, mesmo sem levar em conta, qual o tipo de programa ou a escala usada, os projetistas se preocupam com uma seria detalhes a serem dotados no processo construtivo, com uma gama de variações: estética, mão de obra, economicamente, estrutural, outros – de acordo com a melhor projeção.
Entre muitas dúvidas que surgem ao decorrer do projeto em relação ao sistema construtivos, entre eles, temos a laje e qual a ser usada, então, mostraremos os principais tipos de lajes de concreto, moldadas in loco e pré-fabricadas que devemos conhecer:
Lajes Moldadas in loco
As lajes moldadas in loco garantem processos de tempo médio, devido a cura do concreto, além de ser executada diretamente no canteiro de obra, dispensa mão de obra especializada e devido a suas fôrmas podem ter formas variadas.
Laje Maciça
[pic 1]
Laje Maciça
Realização completamente na obra, as lajes maciças são compostas unicamente por concreto e armadura metálicas, as espessuras das lajes variam entre 7 a 15cm, as fôrmas garantem a superfície e a forma do concreto, devido a este tipo de concretagem, muitas obras usam esse tipo de execução devido a sua moldagem, assim permitindo, além das formas habituais planas, possibilita formatos tridimensionais.
Laje Cogumelo
Esse tipo de laje apoia diretamente nos pilares, ou seja, sem vigas. Mesmo não sendo um tipo que costuma ser usada, ela apresenta algumas vantagens: facilidade de execução da fôrma a da armação, redução do pé direito, facilita a passagem de tubulações e instalações prediais, e etc., mas, devido à ausência de vigas se torna mais flexível, assim, comprometendo sua estabilidade horizontalmente e também um maior risco de rupturas devido a punção.
Por mais que sempre presenciamos esse tipo de sistema em lajes nervuradas, mas, pode ser aplicado em outro tipo de lajes (maciça, concreto armado ou protendido).
Laje Nervurada
[pic 2]
Laje nervurada
Neste tipo de laje, a zona de tração é constituída por nervuras e a zona de compressão por uma mesa, que um tipo de apoio feito no pilar. Os espaços das nervuras podem ser preenchidos por elementos inertes, tais como blocos de cerâmicas e ou isopor, que não contribuem para a resistência final.
A principal função dos elementos inertes é proporcionar o alívio do peso da estrutura pela a retirada de material da zona tracionada do concreto e melhorar a eficiência da estrutura. Ela apresenta seção em “T”, constituída uma mesa-alma que recebe os esforços de compressão enquanto a armadura inserida nas nervuras resistentes aos esforços de tração.
As nervuras atuam como vigas, o que possibilita vencer maiores vãos, assim proporcionando maior liberdade no layout, assim, podemos considerar o uso deste tipo de laje em vãos acima de 7 metros, que se compararmos com laje maciça ela terá uma economia considerável.
Lajes pré-fabricadas / pré-moldadas
Industrializadas e projetadas de forma criteriosa para que tenham resistência e leveza. O cálculo estrutura é muito cuidadoso e adota-se rigoroso controle de qualidade dos materiais utilizados.
Laje com vigotas de concreto armado e lajotas cerâmicas
[pic 3]
Laje com vigotas
O sistema é construído por vigotas pré-moldadas em concreto, que armadura absorvera os esforços de tração, a vigota tem formato de um “T” invertido com altura de 8 a 9cm, entre elas são preenchidas com lajotas cerâmicas e com camada de concreto de 3 a 5cm.
Esse tipo de laje é geralmente usado em resistência de baixo custo e apresenta uma grande eficiência no tempo de construção, dispensando fôrmas, garantindo economia de material.
Laje Treliçada
[pic 4]
Laje treliçada
É um sistema semelhante ao anterior, só que este possui algumas particularidades. O custo é baixo e ainda apresenta uma maior resistência para vencer grandes vãos 10 a 15m, proporciona equilíbrio térmico interno, leveza.
...