TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ovo Misterioso

Artigo: Ovo Misterioso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  3.467 Palavras (14 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 14

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal Do Paraná

Campus Medianeira

LUIZ GUSTAVO BEIER

RAFAELA DA COSTA BINHARA

A MÁ DESTINAÇÃO DO LIXO: CONSEQUÊNCIAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

MEDIANEIRA, PR

2014

LUIZ GUSTAVO BEIER

RAFAELA DA COSTA BINHARA

A MÁ DESTINAÇÃO DO LIXO: CONSEQUÊNCIAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Metodologia da Pesquisa, do Curso de Tecnologia em Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira - Campus Medianeira.

Prof. Flóida Moura

MEDIANEIRA, PR

2014

LISTA DE TABELAS

GRÁFICO 1- Disposição final do lixo no Brasil 05

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 PROBLEMA 2

3 JUSTIFICATIVA 2

4 OBJETIVOS 3

4.1 OBJETIVO GERAL 3

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3

5 REFERENCIAL TEÓRICO 3

5.1 CONTEXTO HISTÓRICO 3

5.2 LIXO E RESÍDUO 4

5.3 RECICLAGEM 5

5.4 LIXO ELETRÔNICO 6

5.5 CONSCIENTIZAÇÃO 6

5.6 COLETA SELETIVA 7

6. METODOLOGIA 8

6.1 TIPO DE PESQUISA 8

6.3 ANÁLISE DOS DADOS 9

REFERÊNCIAS 10

APÊNDICE 11

INTRODUÇÃO

Atualmente, a população vive em um mundo onde a natureza é profundamente agredida. Toneladas de matéria-prima, produzidas de diversos lugares do planeta, são industrializadas e consumidas criando sobras e resíduos, que são chamados de lixo. Assim, lixo é todo material descartado, proveniente das atividades humanas, os quais, no geral devem ser destinados ao local correto, e deve-se proporcionar a compreensão das pessoas em relação a isso. Para diminuir a quantidade de lixo não basta apenas produzir menos dejetos, mas, principalmente, deve-se aprender a consumir e destinar ao local correto.

Para uma melhora significativa neste quadro, precisa – se da ajuda de todos, mas cabe a cada um fazer a sua parte na própria casa, já é um grande começo, melhor ainda se todos pensassem assim, mas talvez com esse simples ato, as grandes indústrias também percebam a urgência dessa necessidade de combate a produção de materiais que poluem o ambiente, e não são destinados ao local correto. Este processo de conscientização deve começar já com as crianças, nas escolas e com palestras, pois são elas que terão o futuro e definirão as consequências ambientais do planeta.

Porém, para tudo isso necessita-se também da ajuda da cúpula governamental, pois são eles que devem criar e financiar os projetos para iniciar um tratamento correto do lixo. Outro fator que deve existir é a questão da reciclagem, pois com ela é possível produzir materiais em menos tempo, com menos matéria - prima, e o principal, com um custo de produção mais barato.

Tornando todo esse processo em realidade, teria por consequência uma diminuição de casos de doenças provocadas pelo lixo, como por exemplo, a leptospirose, que é transmitida pela urina dos ratos, e não haveria entupimento de bueiros em caso de enchentes. É falando as piores consequências que talvez o povo acorde e comece agir, o governo tirar do papel os projetos e fiscalizar melhor os mesmos.

Uma questão bem importante também é o lixo eletrônico, o qual necessita de um tratamento diferenciado dos demais tipos de lixo, e é necessário pensar nisso logo, pois a produção destes materiais domina a qualquer outro tipo de material produzido, e vem crescendo consideravelmente, daí a importância de pontos de coletas dos mesmos. Quem agradece a tudo isso é o nosso planeta, o meio ambiente, o solo, a água, o ar e as futuras gerações.

2 PROBLEMA

Atualmente um dos maiores problemas ambientais que ocorre no Brasil, é a grande produção e o acúmulo de lixo. Isso ocorre e é tão alarmante a sociedade tratar disso, por causa da má destinação que se dá para o lixo produzido, seja pelas indústrias, pelos domicílios, pelos os hospitais, etc.

Para uma boa compreensão deve-se ter em mente o que é lixo, pode-se defini-lo assim: “Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora. Coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor; aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.”

Segundo o IBGE,2000, o Brasil tem uma produção de lixo aproximadamente de 140.000 toneladas por dia, e cerca de 40% disso não é destinado ao local correto e acabam em lixões, terrenos baldios, matas ou beira de rios.

Isso acontece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com