PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR “RECRUTAMENTO E SELEÇÃO”
Projeto de pesquisa: PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR “RECRUTAMENTO E SELEÇÃO”. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mjoodja • 1/6/2013 • Projeto de pesquisa • 8.181 Palavras (33 Páginas) • 373 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................ 3
DESENVOLVIMENTO........................................................................... 5
JUSTIFICATIVA......................................................................................5
DESCRIÇÃO DO CARGO.......................................................................7
FONTES DE RECRUTAMENTO A SEREM UTILIZADAS.................8
ANÚNCIO DO CARGO...........................................................................9
ELENCOS DE COMPETÊNCIAS DO CARGO.....................................10
SUGESTÃO DE DINÂMICAS DE GRUPO...........................................12
CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................19
BIBLIOGRAFIA.......................................................................................20
1 – INTRODUÇÃO
Esta proposta tem a finalidade de garantir a empresa BRASIL CONFECÇÕES que o recrutamento e seleção para o proposto cargo é de grande valia.
Admitindo um funcionário capacitado e eficaz para o cargo sugerido e com as competências essenciais para se garantir total possibilidade de profissionalismo na empresa conceituada em questão.
Todos os processos serão disponibilizados nesta proposta com a certeza de um recrutamento justo e eficiente.
O recrutamento e seleção de pessoal é um instrumento de extrema importância para uma organização. Quando bem administrado, este processo traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidate a ser admitido.
A maioria das empresas de pequeno porti, não costuma desenvolver um trabalho técnico na área de recursos humanos e não sabe como isso é importante. A não valorização desta atividade pode causar sérios prejuízos a uma empresa, pois o trabalho cuidadoso de recrutamento e seleção pode gerar diversas vantagens
a uma organização, como adequação dos trabalhadores a seus cargos, facilitando a motivação e a produtividade, redução da necessidade de treinamento, redução de rotatividade pessoal, etc.
Já as grandes empresas sabem disso e geralmente possuem o seu próprio Departamento de Recursos Humanos, dando subsídio, ao seu gerentes, fornecendo assim o máximo de informações possíveis, sabendo que pode contar com a capacidade desses profissionais, que de uma forma competente levam a eles os funcionários solicitados e qualificados. O processo seletivo de pessoal, tornou-se nos dias de hoje, de vital importância para as empresas, visto que os administradores de Recursos Humanos, com seu vasto conhecimento e planejamento, são capazes de colocar excelentes profissionais nas vagas em aberto.
O setor de Recursos Humanos foi criado exatamente para das às empresas a assistência necessária, colocando a pessoa certa no lugar certo. É fundamental para o crescimento de qualquer organização, o processo seletivo de pessoal, e com certeza, a chave do sucesso é ter um bom planejamento e conhecimento dos administradores de Recursos Humanos.
Seleção de pessoas faz parte do processo de previsão de pessoal, vindo logo depois de recrutamento.
Recrutamento é a atividade de divulgação, de chamada, de atenção, portanto uma atividade positive e convidativa. O objetivo básico do recrutamento é abastecer o processo seletivo de sua material prima básica: os candidates.
Seleção é uma atividade, de escolha de opção e decisão de filtragem da entrada, de classificação e portanto restritiva. O objetivo da seleção é a escolha entre os candidates recrutados aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo e desempenhá-lo bem.
Portanto não podemos falar sobre Recrutamento e Seleção de Pessoal isoladamente do sistema de Recursos Humanos. O Recrutamento e a Seleção fazem parte do macro-sistema denominado Planejamento.
2 - DESENVOLVIMENTO
a) JUSTIFICATIVA
A IMPORTÂNCIA DA CONTRATAÇÃO DO PROFISSIONAL
PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR “RECRUTAMENTO E SELEÇÃO”
As empresas estão sendo cobradas mais a cada dia que passa. Esta cobrança é por melhores resultados, por produtos com maior qualidade e com alto valor agregado, por inovação surpreendente, por um atendimento ao cliente estonteante, por respeito aos prazos pactuados, por melhores preços, etc.
Na verdade, o consumidor de hoje é uma pessoa dotada de um poder decisório que até então, na história do homem moderno, nunca se tinha visto ou imaginado. O poder de barganha do consumidor do terceiro milênio é capaz fazer de sua empresa a mais admirada do mercado, como também pode fazer com que ela conheça um grande fiasco empresarial. Por força dessas variáveis listadas acima, o empresariado mudou muito sua forma de recrutar pessoas.
No passado, contratava-se um profissional de qualquer área, observando-se sua experiência profissional, sob o aspecto técnico, para ocupar o cargo em aberto. Hoje, isso não é mais assim, na maioria das organizações. As áreas de recursos humanos mudaram muito esse paradigma, por entenderem modernamente que mais que um profissional qualificado tecnicamente, a empresa ressente-se de pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento. Nesta etapa entra a relação entre mercado de trabalho e empresa . Que é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores,
...