PERÍCIA NO BLOCO DOS DEPARTAMENTOS DA UNEMAT – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS EUGÊNIO CARLOS STIELER PARA DETERMINAR AS PATOLOGIAS ENCONTRADAS EM MODO GERAL
Por: Julia Peruzzo • 8/7/2018 • Trabalho acadêmico • 2.346 Palavras (10 Páginas) • 370 Visualizações
PERÍCIA NO BLOCO DOS DEPARTAMENTOS DA UNEMAT – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS EUGÊNIO CARLOS STIELER PARA DETERMINAR AS PATOLOGIAS ENCONTRADAS EM MODO GERAL
JMNR Engenharia
Rua Santa Rita Durão 321, cj 301, Funcionários
Tangará da Serra, MT, CEP 79300-000
Telefax: (65)3325-1578 jmnrengenharia@gmail.com
AUTORES
PERUZZO, Julia Regina Mori
Engenheira Civil, CREA-MT 51236 IBAPE-MT 058
julia_peruzzo@hotmail.com
LEITE, Marciel Washington Ribeiro
Engenheiro Civil, CREA-MT 21578 IBAPE-MT 059
mr2.leite@gmail.com
BASSO, Neilor Shwinn
Engenheiro Civil, CREA-MT 05798 IBAPE MT 060
neilor_basso@hotmail.com
MENDES, Renata Ferreira
Engenheira Civil, CREA-MT 05978 IBAPE-MT 061
reenatamendes2@hotmail.com
RESUMO:
Este trabalho teve por objetivo determinar as causas da ocorrência de patologias encontradas nas fachadas laterais, frontal, e dos fundos, como também no interior das salas do bloco dos departamentos da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Eugênio Carlos Stieler, edificado em alvenaria de vedação. O trabalho foi elaborado, procurando esclarecer todas as questões relativas aos aspectos técnicos de Engenharia envolvidos na lide, permitindo ao Eminente Julgador decidir a questão sobre a luz do Direito.
PALAVRAS-CHAVE: Perícia, patologias, alvenaria
LAUDO PERICIAL
CLASSE | : VISTORIA |
AUTORA | : JMNR ENGENHARIA LTDA |
RÉ | : UNEMAT |
AUTOS N° | : 00 777 777-7 |
VARA | : 77ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE TANGARÁ DA SERRA |
- CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
- OBJETO
O objeto da presente Ação é o bloco dos departamentos, composto de dez salas, situado na UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Eugênio Carlos Stieler, localizado na MT 358 km, km 07, Jardim Aeroporto, em Tangará da Serra – MT.
- Objetivo
O objetivo do presente trabalho técnico é fornecer subsídios ao Eminente Julgador, procurando esclarecer todas as questões relativas aos aspectos técnicos de Engenharia envolvidos na lide.
- Dos trabalhos periciais
Os trabalhos para a elaboração do presente laudo implicaram nos seguintes procedimentos técnicos:
• Vistorias em:
- Fachada frontal, lateral, e do fundo. Interior de cada um das 10 salas do bloco dos departamentos, com anotação dos danos constatados;
- Salas com infiltrações e trincas em paredes, com anotação dos danos constatados.
• Análises técnicas dos seguintes documentos:
Não foram fornecidos documentações referente ao bloco vistoriado. Documentações estas como projeto arquitetônico, planta de situação, projeto de fundações e relatórios de acompanhamento de obras inexistem nos arquivos da Instituição.
• Tomada de fotografias:
A tomada de fotografia foi feita por um fotografo professional e imparcial para o enriquecimento de detalhes do presente laudo. As fotografias foram compiladas de forma organizada para o seu tratamento adequado e posteriormente, selecionadas para a realização do laudo.
- Descrição do bloco dos departamentos
Trata-se de um bloco da UNEMAT, popularmente conhecido como bloco dos departamentos constituído por 10 salas das quais 8 são departamentos dos cursos do Campus, 1 sala de projetos centralizada no bloco e uma sala de aula, sendo um prédio com um pavimento. A seguir passaremos a descrever o Bloco dos departamentos do Campus da UNEMAT- Tangará da Serra:
- Terreno
O Campus está implantado em terreno com as seguintes características:
- Área total: 72.334,67 m²
- Formato: irregular
- Testada para a Rodovia MT- 358: 99,00 m
- Divisa lateral esquerda: 426,84 m
- Divisa lateral direita: 470,34 m
- Fundos: 272,72 m
- Topografia: terreno plano.
Em face da topografia plana, o bloco foi implantado no terreno natural com pequenos cortes e aterros nada muito significante.
- Áreas construídas
Número de salas: 10
Número de departamentos: 08
Área total de construção: 1.018,88 m²
Área total de departamentos: 445,70 m² Área das sala de projetos: 300,00 m²
Área sala de aula: 69,94 m²
Área de uso comum: 203,77 m²
- Características construtivas
Fundações: não foi possível obter informações sobre a fundação dessa construção pois não tivemos acesso ao projeto estrutural.
Paredes: alvenaria de vedação em bloco cerâmico de 8 furos.
Teto: o teto é em forro de PVC.
Cobertura: telhado plano em duas águas, coberto com telhas onduladas de fibrocimento.
Esquadrias: em alumínio. As janelas desse bloco tem três dimensões diferentes sendo elas de 2x1m, 2,97x0,97m e 1,8x1m. As portas são de 2,1x0,8m, 2,1x1,33m, 2,1x1,19m ou 2,1x1,97m.
“Halls” de circulação: o hall é composto por contra-piso com dimensão de 2,5m de largura, tendo como comprimento a extensão total do bloco.
Padrão construtivo: normal face a classificação normatizada pela NBR 12721/92 - Norma Brasileira para Avaliação de Custos Unitários e Preparo de Orçamento de Construção para Incorporação de Edifícios em Condomínio da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
Idade da construção: de acordo com o site oficial da contratante a inauguração da mesma deu-se em abril de 1995. Não obtivemos informações concretas em relação à idade da construção pois a data apresentada diz respeito apenas a sua inauguração, onde a mesma já havia sendo usada como Centro de Ensino Superior de Tangará da Serra – Ensino Superior Privado (CESUT)
Estado de conservação: péssimo.
- DAS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA ESTRUTURAL ADOTADO NO BLOCO DOS DEPARTAMENTOS
A estrutura da edificação é composta por pilares e vigas pré-moldados e alvenaria de vedação em bloco cerâmico de 8 furos com a finalidade de suportar apenas seu carregamento próprio.
...