PLANIMETRIA, ALTIMETRIA E DESENHOS TOPOGRÁFICOS: RELATOS PRÁTICOS
Por: Mrs. Queen • 15/8/2017 • Tese • 607 Palavras (3 Páginas) • 358 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA
Nadine Jahn
Bento Gonçalves, Janeiro De 2016
Teorias de Marx no contexto de sociedade atual
Em suas teorias sociológicas Karl Marx defendia que os indivíduos faziam sua própria história, mas estavam atrelados as estruturas sociais que acabam por gerar contradições dentro da sociedade. Estas estruturas sociais também são conhecidas como classes sociais, nas quais haviam os dominantes e os subjugados. Os primeiros, por terem mais bens materiais e assim mais poder, acabam por determinar a forma de governo, as leis e as normas morais. A classe dominante era chama de burguesia e era quem possuía os meios de produção. A classe subjugada era chamada de proletariado e possuía apenas a força de trabalho e precisava vendê-la ao burgueses para sobreviverem. Assim Marx definiu o sistema capitalista, alienação e a mais valia.
O sistema capitalista, que é sustentado pela produção de mercadorias, foi configurado por Marx como explorador e incapaz de possuir igualdade, pois nele os operários perdem mais do que ganham e acabam alienados (Aranha e Martins,2013 p. 266). Alienação é quando o “trabalhador deixa de ser o centro de si mesmo para ser comandado de fora, por forças que não mais controla” (Aranha e Martins,2013 p. 266). A mais valia era a diferença entre a renda bruta e o salário que o empregado recebia, pois na verdade o trabalhador cria um valor além do que lhe foi inicialmente estipulado.
Marx também criou o materialismo histórico, o qual objetiva entender a sociedade através da relações de trabalho e da forma como os indivíduos produzem os bens necessários para sua existência.
Mesmo que Marx tenha concebido suas teorias durante a primeira revolução industrial elas ainda podem se aplicar a alguns aspectos do mundo atual. Desde a época de Marx o mundo tem se transformado e as classes sociais apontadas por ele não estão mais tão distintas. Não há tantas desigualdades quanto aquelas que existiam no século XIX, apesar de ainda existirem. Hoje em dia ainda é necessário vender a força de trabalho para os donos dos meios de produção quando não os possuímos, no entanto as condições de trabalho se modificaram ao longo dos anos. Podemos pegar como exemplo dessa mudança a diminuição da carga horaria, as férias remuneradas, aposentadoria. No entanto, ainda há o fato dos salários desproporcionais em relação a quantidade trabalhada e a quantidade recebida, pois os burgueses atuais ainda visam o maior lucro possível. Além disso, o trabalhador ainda é muito explorado em seu trabalho e não recebe reconhecimento.
Referencias
ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna,2013.
BELLI, Victor Augusto. A divisão do trabalho em Marx, Weber e Durkheim. Disponível em:
...