PLANTA DE GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA PARA CARREGAMENTO DE CELULAR
Por: Leobnk3 • 26/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.175 Palavras (5 Páginas) • 176 Visualizações
SUMÁRIO
1. JUSTIFICATIVA .................................................. 03
2. OBJETIVOS .........................................................04
3. ARGUMENTAÇÕES HIPOTÉTICAS....................04
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................05
5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.............06
6. CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS.......07
7. ANEXOS...............................................................08
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................09
1. JUSTIFICATIVA
Nos dias de hoje, o mundo encontra diversos tipos de dificuldade quanto ao seu desenvolvimento. Um desses empecilhos se encontra na dificuldade de conseguir uma fonte de energia limpa, mantendo o foco normalmente em fontes energéticas de cunho altamente poluente e não renovável. A energia eólica é uma opção de energia que nunca se esgota, e é não poluente.
A energia eólica é um dos caminhos encontrados pelo homem para evoluir tecnologicamente, porém encontram-se grandes problemas, como a dificuldade de construir um cata-vento que gere energia suficiente para uma pequena área urbana.
A sociedade está em constante crescimento, e portanto a energia elétrica acaba por se tornar um produto cada vez mais necessário para a continuação da evolução urbana mundial, ou seja, sua demanda é cada vez mais alta. Por muito tempo essa demanda foi atendida pela queima de combustíveis fósseis, que cumpria com seu objetivo mas acarretava com muitos problemas naturais gerados pela poluição. A partir desse ponto inicial, o homem foi desafiado a encontrar fontes de energia que fossem renováveis e não prejudiciais à natureza, com o objetivo de proteger o meio ambiente e não brecar o crescimento econômico e tecnológico.
2. OBJETIVOS
O projeto tem como objetivo analisar o funcionamento da energia eólica a partir da construção de um aerogerador que consiga suprir energia limpa. E então chegar à conclusões do quão útil é esta fonte buscada.
3. LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES
A intenção é fazer um aerogerador e um carregador de bateria eólico utilizando um motor de impressora, uma hélice de ventilador e alguns outros materiais, focando sempre no reciclável e não poluente, que é um dos focos do projeto. O gerador deverá produzir energia elétrica quando suas pás estiverem em movimento circular para a maquete de uma mini área urbana e para o carregador. Atualmente não sabemos qual será o valor da tensão gerada, mas será medida por um voltímetro. Pretendemos armazenar a energia gerada na bateria de um celular através do carregador e para a maquete. Após o seu armazenamento da energia, utilizaremos uma fonte reserva. Desta forma ela beneficiará os consumidores, não sendo necessário a conexão com uma tomada, sendo assim uma fonte de energia renovável não poluente.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fonte de energia conhecida como eólica é uma energia que advém dos ventos. A palavra “eólica” é advinda da palavra em latim aeolicus, referente à Éolo, conhecido como o deus dos ventos na mitologia grega.
Os ventos já são aproveitados pelo homem desde a antiguidade, como meio de mover barcos através de suas velas, ou até mesmo através de moinhos com o objetivo de converte-las em energia mecânica para gerar movimento às suas pás, que cuidavam da moenda de grãos e bombeamento de água.
Em 1970 houve uma crise mundial conhecida por crise do Petróleo, o qual devido à crises politicas os países corriam o risco de ficarem sem energia, gerando assim um grande incentivo para a busca por uma fonte de energia renovável. Este incentivo acabou por gerar diversas pesquisas pela conversão da energia eólica em energia elétrica.
A partir das pesquisas geradas no fim do século 20, foram chegando-se a conclusões que assim como a energia eólica podia se converter a energia mecânica, torna-la energia elétrica também seria possível, movendo aerogeradores (grandes turbinas) localizadas em locais com incidência muito grande de ventos, sendo essas turbinas em formatos semelhantes aos de moinhos ou cata-ventos, visando assim a captação do vento e a sua conversão à energia elétrica.
É necessário o agrupamento de parques eólicos, concentrando uma grande quantidade de aerogeradores, a fim de que o projeto de geração de energia eólica seja viável.
O funcionamento desses aerogeradores se dariam da seguinte forma: o vento giraria as pás de uma turbina de vento, as pás são atadas a um cubo da roda, que é montado em um cabo giratório. O cabo atravessaria uma caixa de transmissão de engrenagem, onde a velocidade cresce. A transmissão
...