A PLANTA DE GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA
Por: Ludmilla Lima Barreto • 26/5/2021 • Trabalho acadêmico • 4.982 Palavras (20 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
PLANTA DE GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA
LUDMILLA LIMA BARRETO
RA: B142CE4 TURMA: TT0P13
CÓDIGO DISCIPLINA: 33A4
São Paulo 2021
SUMÁRIO
- JUSTIFICATIVA 03
- OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICO) 04
- LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES 05
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 05
- TIPOS DE GRAÇÃO DE ENERGIA 06
- PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE GERADORES, RECEPTORES E LED´S. 09
- CÁLCULOS UT ILIZADOS PARA MONTAR UMA PLANTA DE GERAÇÃO DE ENEGIA EÓLICA. 10
- VANTAGENS DA ENERGIA EÓLICA. 12
- PROCEDIMENTO METODOLÓGICO 12
- CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS. 13
- ANEXO 13
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho foi desenvolvido em razão das objeções de se conseguir produzir uma energia limpa, sendo assim no Brasil e também no resto do mundo. Como se sabe, a energia que vem dos ventos, é um a energia que nunca se esgota, ao contrário da energia hidroelétrica. Tem-se como óbice edificar um cata vento que acarrete em energia suficiente para uma minicidade e carregar uma bateria, gozando da energia eólica, que como já foi dito, é energia renovável e que não se acaba.
De hoje em diante, sabe-se que o avanço a tecnológico está longe de estagnar e o lucro, status e desenvolvimento econômico é o que se busca incansavelmente todos os dias, independente do indivíduo. A necessidade de se produzir cada vez mais energia é cada vez maior. Como a produção de energia deve acompanhar o desenvolvimento social, essa produção em grande escala faz mal para o meio ambiente e esgota nossos recursos, haja vista que a energia somente era retirada de queima de combustíveis fósseis, tudo isso custa a saúde do planeta causando por exemplo, a chuva ácida, o efeito estufa, os buracos na camada de ozônio, o aquecimento global. Percebe-se imprescindível, que o homem na medida que tira recursos do meio ambiente, também procure fazer isso de forma menos agressiva possível. Fazendo possível se explorar novas fontes de energia, e que sejam renováveis e não poluentes, dessa forma a tão sonhada sustentabilidade pode acontecer, de forma a se crescer economicamente sem esgotar o meio ambiente.
OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICO)
O objetivo geral desse estudo prático produzir um aerogerador que gere energia limpa. Depois disso será possível obter algumas respostas em relação ao trabalho, como por exemplo, o que é energia eólica, de que forma acontece seu processo de transformação de energia eólica em energia elétrica e o quão benéfico esse processo pode ser para se tornar um artífice sustentável
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O projeto visa construir um aerogerador capaz de fornecer energia limpa, analisando os resultados obtidos para se ter uma ideia sobre o que é energia eólica, como funciona os eu processo de trans formação em energia elétrica e quais são os seus benefícios que podemos obter dela.
- Descrição dos tipos de geração de energia.
- Avaliar viabilidade dos tipos de energia no Brasil.
- Detalhamento sobre energia eólica.
- Demonstrar o princípio de funciona mento de geradores e receptores e LED’ s.
- Demonstrar os cálculos utilizados para montar uma planta de geração de energia eólica.
LEVANTAM ENTO DE HIPÓTESES
A intenção é de edificar um aerogerador e também um carregador de bateria eólico com um motor de impressora, hélice de ventilador entre outros materiais, e serão utilizados o maior número de materiais recicláveis possível. O gerador deverá gerar energia elétrica quando suas pás estiverem em movimento circular para a maquete de uma minicidade e para o carregador. Até momento não se sabe qual será o valor da tensão gerada, mas será testada com um voltímetro. Pretendem os armazenar a energia gerada na bateria de um celular através do carregador e para a maquete. Depois de armazenar a energia, utilizarem os com o uma fonte reserva. Desta forma ela beneficiará os consumidores, não é preciso conectar à tomada, é uma maneira sustentável, por ser uma fonte renovável e ser boa para o meio ambiente.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A energia eólica é uma energia que provém dos ventos. A nomenclatura “eólica” é proveniente da palavra em latim aeolicus, em referência a Éolo, ou seja, o deus dos ventos na mitologia grega. Ela é aproveitada de a antiguidade para mover barcos, através de suas velas ou até mesmo mover moinhos, convertendo-se em energia mecânica para gerar movimento de suas pás, realizando a moenda de grãos e também o bombeamento de água. Há mais de 5.000 anos os egípcios utilizavam os ventos para a navegação no rio Nilo. Já os moinhos de vento mais antigos foram utilizados pelos persas e depois aperfeiçoados séculos depois pelos holandêses. A energia solar, como o próprio nome indica, refere-se à energia cuja fonte é o Sol. Sua captação pode ser feita por meio de diversas tecnologias, como painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares. Basicamente, ao ser captada, a luz solar é convertida em energia. Nos painéis fotovoltaicos e nas usinas heliotérmicas, a luz solar é convertida em energia elétrica e térmica. Já no aquecimento solar, a luz solar é convertida em energia térmica. (PORTAL SÃO FRANCISCO, s/d ).
Energia solar fotovoltaica nada mais é do que a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Essa conversão é realizada pelas chamadas células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor, normalmente o silício. Ao incidir
sobre as células, a luz solar provoca a movimentação dos elétrons do material condutor, transportando-os pelo material até serem captados por um campo elétrico (formado por uma diferença de potencial existente entre os semicondutores). Dessa forma, gera-se eletricidade. (PORTAL SÃO FRANCISCO, s/d ).
...