PMBOOK
Tese: PMBOOK. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: waleriarv • 29/10/2013 • Tese • 7.519 Palavras (31 Páginas) • 614 Visualizações
INTRODUÇÃO
O mercado de tecnologia está se tornando cada vez mais globalizado e competitivo forçando as empresas a viverem em constante atualização, tem-se notado uma busca incessante das organizações no uso de métodos ágeis e melhores práticas de gerenciamento de projetos.
Segundo Harris (2001), uma metodologia de planejamento de projetos é uma abordagem estruturada empregada para guiar a equipe do projeto durante o seu desenvolvimento. A metodologia varia muito com relação à complexidade e o tipo de ferramentas que usa para atingir seus objetivos. Seu emprego adequado pode significar a diferença entre se concluir satisfatoriamente ou não um projeto. Isso é de especial importância quando se sabe que, de um modo geral, aproximadamente 50% dos projetos falham em atingir seus objetivos, devido principalmente à complexidade das atividades envolvidas.
O guia Project Management Body of Knowledge, PMBOK, é um conjunto de práticas em gerenciamento de projetos levantado pelo Project Management Institute, PMI. O PMBOK foi a primeira publicação da PMI como um white paper em 1987, uma tentativa de documentar e padronizar práticas e informações aceitas como gerenciamento de projeto. A primeira versão oficial do guia foi lançada em 1996, após quatro anos; em 2000, foi lançada a segunda edição.
Em 2004 the PMBOK Guide - 3ª Edição foi publicada com a maior alteração desde o seu lançamento. A versão em inglês da 4ª Edição, PMBOK® Guide - Fourth Edition, foi lançada em 31 de Dezembro de 2008 (PMBOK, 2008). O PMBOK sugere quais processos devem ser executados, nas áreas de escopo, tempo, custo, recursos humanos, comunicação, risco, aquisições e qualidade, e também propõe um conjunto de processos para a junção dessas áreas.
O Guia PMBOK tem sido a principal fonte de informações para as empresas interessadas em melhorar os seus processos de gerenciamento. Identifica um conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que seria amplamente reconhecido como boa prática (PMBOK, 2008).
1 O QUE É O PMBOK
Segundo Delemos (2001) o Project Management Body of Knowledge, PMBOK consiste na consolidação do conhecimento e expertise na área de gestão de projetos, desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI), uma organização internacional que reúne profissionais da área de gerência de projetos. O PMBOK foi criado para gerenciar projetos de grande porte, apresentando os requisitos necessários a serem empregados no planejamento e gerenciamento de forma satisfatória na maioria das empresas.
O PMBOK fornece um conjunto de conhecimentos reconhecidos como boa prática no gerenciamento de projetos. Não significando que um determinado projeto deve seguir a risca o Guia PMBOK, assim sendo, cabe à equipe de gerenciamento de projetos indicarem o que é adequado a um projeto especifico (PMBOK, 2008).
O Guia PMBOK está dividido em três seções:
1. A estrutura do gerenciamento de projetos: Define termos-chave do guia e aborda o ciclo de vida e organização de um projeto.
2. A norma de gerenciamento de projetos de um projeto: Especificam os cinco grupos de gerenciamento de projetos necessários.
3. As áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos: Organizam os 44 processos do grupo de gerenciamento de projetos em nove áreas de conhecimento.
1.1 O QUE É UM PROJETO
De acordo com o guia do PMBOK (2008) projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Por ser temporário, possui inicio e finais bem definidos. Nessa concepção, um projeto pode ser um produto, serviço ou resultados esperados, um item final ou item componente, um software, uma pesquisa, um documento.
Operações diferem de projeto, este é temporário, terminando quando todas as etapas são cumpridas, enquanto operações têm como objetivo manter o negócio adotando um novo conjunto de objetivos e o trabalho contínuo. Os projetos organizam tarefas que não podem ser abordadas dentro dos limites operacionais de uma organização, atingindo assim um plano estratégico que pode ser uma ou mais dos seguintes itens:
- Demanda de mercado.
- Necessidade organizacional.
- Solicitação de um cliente.
- Avanço tecnológico.
- Requisito legal.
Em uma explicação: uma empresa de software autoriza o desenvolvimento de um projeto para criação de um novo software capaz de prever o futuro de uma pessoa com base em estatísticas e no histórico de sua vida.
1.2 O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS.
O guia do PMBOK (2008) define o gerenciamento de projetos como sendo o emprego dos seguintes processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. O gerente de projetos é o responsável pela realização dos objetivos, sendo suas funções: a identificação de necessidades; o estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis; balanceamento das demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo; Adaptação das especificações e planos.
Há três fatores que afetam no gerenciamento e qualidade de um projeto: escopo, tempo e custo do projeto. Se um desses fatores muda, pelo menos outro fator será prejudicado também (PMBOK, 2008).
Para que um gerenciamento de projetos seja eficaz é necessário que a equipe entenda e use o conhecimento e habilidades de no mínimo cinco áreas de especialização:
- O conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos.
- Conhecimentos, normas e regulamentos da área da aplicação.
- Entendimento do ambiente do projeto.
- Habilidades interpessoais.
1.3 CICLO DE VIDA E A ORGANIZAÇÃO DO PROJETO:
Os gerentes de projetos podem dividir projetos em fases iniciais e fases finais, assim obtendo um melhor controle gerencial, conhecido como ciclo de vida de um projeto.
Um ciclo de vida geralmente define o trabalho a ser realizado em cada fase; quando e como as entregas são verificadas e validadas; quem são as pessoas ou departamentos envolvidos e como realizar o controle e aprovação de cada
...