TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTES ESTAIADAS NO BRASIL

Por:   •  20/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 6

APLICAÇÃO DAS PONTES ESTAIADAS NO BRASIL

ASPECTOS GERAIS

O surgimento das pontes estaiadas no Brasil é mais recente do que em outros países, sendo que isso se deve ao fato de que a técnica empregada neste tipo de construção não era difundida na engenharia nacional.

Com a consultoria de empresas estrangeiras, e com o aperfeiçoamento dos profissionais brasileiros, foi possível a utilização deste tipo de solução estrutural nas pontes nacionais. Atualmente existem algumas empresas que são reconhecidas nacional, e internacionalmente, que projetam este tipo de estrutura no país.

Atualmente vem se utilizando muito a solução de pontes estaiadas no Brasil como um todo, mesmo em situações onde não seria necessária a utilização deste tipo de ponte. Isso se deve principalmente ao fato de que as empresas nacionais possuem o domínio da técnica utilizada nestas pontes, e pelo fator estético que foi bem aceito pela população, que considera estas estruturas como ponto  de referência e cartão postal para as cidades.

        

  • PONTE CONSTRUTOR JOÃO ALVES

A Ponte Construtor João Alves, também conhecida como Ponte Aracaju - Barra dos Coqueiros, liga a cidade de Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros, no Sergipe. Sua construção teve inicio no ano de 2004, e foi inaugurada no dia 24 de setembro de 2006.

O tabuleiro de 21,3 m de largura, é suportado por dois planos verticais de estaiamento, em geometria semi-harpa. O vão central estaiado da ponte é de 200 m. Este tabuleiro é uma estrutura mista de concreto protendido e vigas metálicas.

O projeto básico da ponte foi do engenheiro italiano Mario de Miranda e da EGT Engenharia, e o projeto executivo pela OUTEC Engenharia de Projetos. A construção ficou sob a responsabilidade da Empresa Sul Americana de Montagens S/A (EMSA)

 

O custo total para a execução da Ponte Construtor João Alves foi de 99 milhões de reais, e ela trouxe benefícios às cidades da região, facilitando o fluxo de pessoas e mercadorias.

[pic 1]

                                                        Ponte Construtor João Alves

- PONTE OCTAVIO FRIAS DE OLIVEIRA

A ponte Octavio Frias de Oliveira, localizada em São Paulo na altura no número 10.000 da Marginal Pinheiros, é atualmente a 13ª ponte a cruzar o Rio Pinheiros.

Antes da execução desta ponte estaiada, a travessia neste trecho da Marginal Pinheiros era feita através da ponte do Morumbi e da ponte Engenheiro Ari Torres. Porém, estes trajetos são mais longos que o oferecido por esta ponte, que liga a Avenida Jornalista Roberto Marinho às marginais de maneira mais eficiente  e prática.

Tendo em vista a geometria necessária para ligar as vias deste local, ambos os tabuleiros da ponte tiveram de ser executados em curva. Este fato tornou a Ponte Octavio Frias de Oliveira a primeira ponte estaiada do mundo com dois tabuleiros em curva sustentados por um único mastro.

A ponte teve sua construção iniciada em 2005, e demorou 3 anos até a sua inauguração no dia 10 de maio de 2008.

A construção da ponte foi executada pela Construtora OAS e o projeto estrutural foi desenvolvido pelas empresas Enescil Engenharia e Projetos, ANTW Engenharia e Projetos e Antranig Muradian, sendo a responsabilidade dos engenheiros Catão Francisco Ribeiro, Heitor Afonso Nogueira Neto e Antranig Muradian. Nesta obra trabalharam cerca de 420 funcionários se revezando em dois turnos.

[pic 2]

                                   Ponte Octavio Frias de Oliveira

- Ponte Estaiada sobre o Rio Tietê

Localizada em São Paulo, esta ponte, que recebeu o nome de Complexo Tamanduateí, tem previsão para ser entregue em 2011. A ponte fará a ligação entre a Avenida dos Estados e as pistas da Marginal Tietê sentido Lapa.[pic 3]

                 

                           Vista artística da Ponte estaiada sobre o Rio Tietê

- PONTE ESTAIADA SOBRE O RIO PARANÁ

A ponte estaiada sobre o Rio Paraná fica localizada em Paulicéia, na divisa de São Paulo com Mato Grosso. Está ponte foi construída com o intuito de facilitar a travessia do Rio Paraná, que nesse trecho era feita por meio de embarcações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (512.3 Kb)   docx (752.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com