PONTES ESTAIADAS NO BRASIL
Por: maktub123 • 20/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.286 Palavras (6 Páginas) • 923 Visualizações
APLICAÇÃO DAS PONTES ESTAIADAS NO BRASIL
ASPECTOS GERAIS
O surgimento das pontes estaiadas no Brasil é mais recente do que em outros países, sendo que isso se deve ao fato de que a técnica empregada neste tipo de construção não era difundida na engenharia nacional.
Com a consultoria de empresas estrangeiras, e com o aperfeiçoamento dos profissionais brasileiros, foi possível a utilização deste tipo de solução estrutural nas pontes nacionais. Atualmente existem algumas empresas que são reconhecidas nacional, e internacionalmente, que projetam este tipo de estrutura no país.
Atualmente vem se utilizando muito a solução de pontes estaiadas no Brasil como um todo, mesmo em situações onde não seria necessária a utilização deste tipo de ponte. Isso se deve principalmente ao fato de que as empresas nacionais possuem o domínio da técnica utilizada nestas pontes, e pelo fator estético que foi bem aceito pela população, que considera estas estruturas como ponto de referência e cartão postal para as cidades.
PONTE CONSTRUTOR JOÃO ALVES
A Ponte Construtor João Alves, também conhecida como Ponte Aracaju - Barra dos Coqueiros, liga a cidade de Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros, no Sergipe. Sua construção teve inicio no ano de 2004, e foi inaugurada no dia 24 de setembro de 2006.
O tabuleiro de 21,3 m de largura, é suportado por dois planos verticais de estaiamento, em geometria semi-harpa. O vão central estaiado da ponte é de 200 m. Este tabuleiro é uma estrutura mista de concreto protendido e vigas metálicas.
O projeto básico da ponte foi do engenheiro italiano Mario de Miranda e da EGT Engenharia, e o projeto executivo pela OUTEC Engenharia de Projetos. A construção ficou sob a responsabilidade da Empresa Sul Americana de Montagens S/A (EMSA)
O custo total para a execução da Ponte Construtor João Alves foi de 99 milhões de reais, e ela trouxe benefícios às cidades da região, facilitando o fluxo de pessoas e mercadorias.
[pic 1]
Ponte Construtor João Alves
- PONTE OCTAVIO FRIAS DE OLIVEIRA
A ponte Octavio Frias de Oliveira, localizada em São Paulo na altura no número 10.000 da Marginal Pinheiros, é atualmente a 13ª ponte a cruzar o Rio Pinheiros.
Antes da execução desta ponte estaiada, a travessia neste trecho da Marginal Pinheiros era feita através da ponte do Morumbi e da ponte Engenheiro Ari Torres. Porém, estes trajetos são mais longos que o oferecido por esta ponte, que liga a Avenida Jornalista Roberto Marinho às marginais de maneira mais eficiente e prática.
Tendo em vista a geometria necessária para ligar as vias deste local, ambos os tabuleiros da ponte tiveram de ser executados em curva. Este fato tornou a Ponte Octavio Frias de Oliveira a primeira ponte estaiada do mundo com dois tabuleiros em curva sustentados por um único mastro.
A ponte teve sua construção iniciada em 2005, e demorou 3 anos até a sua inauguração no dia 10 de maio de 2008.
A construção da ponte foi executada pela Construtora OAS e o projeto estrutural foi desenvolvido pelas empresas Enescil Engenharia e Projetos, ANTW Engenharia e Projetos e Antranig Muradian, sendo a responsabilidade dos engenheiros Catão Francisco Ribeiro, Heitor Afonso Nogueira Neto e Antranig Muradian. Nesta obra trabalharam cerca de 420 funcionários se revezando em dois turnos.
[pic 2]
Ponte Octavio Frias de Oliveira
- Ponte Estaiada sobre o Rio Tietê
Localizada em São Paulo, esta ponte, que recebeu o nome de Complexo Tamanduateí, tem previsão para ser entregue em 2011. A ponte fará a ligação entre a Avenida dos Estados e as pistas da Marginal Tietê sentido Lapa.[pic 3]
Vista artística da Ponte estaiada sobre o Rio Tietê
- PONTE ESTAIADA SOBRE O RIO PARANÁ
A ponte estaiada sobre o Rio Paraná fica localizada em Paulicéia, na divisa de São Paulo com Mato Grosso. Está ponte foi construída com o intuito de facilitar a travessia do Rio Paraná, que nesse trecho era feita por meio de embarcações.
...