PORTFÓLIO DE CUSTOS
Por: eltonmeka • 5/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.482 Palavras (6 Páginas) • 417 Visualizações
[pic 1]
Engenharia mecânica industrial
ELTON APARECIDO NOGUEIRA - 250432013
gestão de custos de materiais
Guarulhos
2017
ELTON APARECIDO NOGUEIRA
gestão de custos de materiais
Trabalho apresentado ao Curso (Engenharia Industrial Mecânica) da Faculdade ENIAC para a disciplina [Gestão de custos de materiais].
Prof. Walter Antonio da silva costa
Guarulhos
2017
[pic 2]
Objetivo
O objetivo deste trabalho é a realização de uma pesquisa bibliográfica de alto nível no referido tema. Deve obedecer aos padrões estabelecidos pela instituição, ter coerência na redação, ter organização clara de idéia apresentadas ou defendidas.
Questões do Capitulo 1:
- O que é gasto?
Correspondem aos compromissos financeiros assumidos por uma empresa para a aquisição de:
- Recursos que serão consumidos no ambiente fabril para a fabricação do produto;
- Mercadorias para revenda;
- Recursos para a realização de serviços;
- Recursos a serem consumidos no ambiente da administração;
- Recursos a serem consumidos no ambiente comercial. (MEGLIORINI, EVANDIR 2012 p.2)
- O que é custo?
Correspondem á parcela dos gastos consumida no ambiente fabril para a fabricação dos produtos na empresa industrial; Na aquisição de mercadorias para a revenda na empresa comercial; E na realização de serviços nas empresas prestadoras de serviços. Exemplo: Matéria-prima, mão de obra direta utilizada na produção. (MEGLIORINI, EVANDIR 2012 p.3).
- O que é despesa?
Correspondem á parcela dos gastos com bens e serviços não utilizadas nas atividades produtivas, consumidos diretos ou indiretamente para administrar a empresa e realizar as vendas, isto é, para gerar receita. São representados pelas despesas administrativas e pelas despesas de vendas. Exemplo: Comissões sobre as vendas; honorários de advogados. (MEGLIORINI, EVANDIR 2012 p.3)
- O que é investimentos?
Correspondem á parcela dos gastos registrada em contas de ativo da empresa. Podem se classificadas em função da época do retorno como:
Circulantes: estoque de matéria-prima e produtos para revenda de materiais diversos registrados em contas representativas de estoque.
Não-Circulantes: maquinas equipamentos e instalações. (MEGLIORINI, EVANDIR 2012 p.3)
- Quando uma empresa gasta com Marketing, ela incorre em custo?
Não, porque quando a empresa gasta em marketing, ela incorre em despesas, que não esta diretamente ligada com processo produtivo do material, as despesas são gastos relativos à administração das mesmas, como área comercial, marketing, desenvolvimento dos produtos e financeiro.
- Quando uma empresa compra matéria-prima, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.
Trata-se de um investimento, porque a empresa esta realizando a compra da matéria-prima para transformá-la no produto final e posteriormente vender o mesmo para alcançar retorno financeiro, ela esta investindo em determinado tipo de material no caso matéria-prima, a empresa sempre estará pensando no retorno desta aquisição a partir do momento que a mesma vender os produtos acabados fabricados com a matéria-prima adquirida. Investimento é todo gasto ocorrido na aquisição de bens que serão estocados pela empresa até o momento da sua utilização, ou seja, do seu consumo.
- Quando uma empresa compra equipamento para a divisão de fabrica, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.
Investimento, porque nesse caso trata-se de um equipamento imobilizado registrado na respectiva conta de ativo, que não será utilizado na área administrativa e de vendas, e também não fazendo parte do processo produtivo, descartando a idéia de custo e despesas. O custo do mesmo recebe o nome de depreciação.
- A depreciação é um custo ou uma despesa?
Para este tipo de questão, é necessário analisar o conceito de depreciação, que pode ser entendida como um custo ou uma despesa, dependendo do departamento em que o equipamento for utilizado: Fabril, Administrativo ou Comercial.
- O que é objeto de custeio?
Define-se pela a valorização dos objetos, que por sua vez pode-se dividir entre uma operação, uma atividade, um conjunto de atividades, um produto ou um departamento.
- O que são métodos de custeio ?
São métodos de custeio as funções para determinar o modo como serão atribuídos os custos aos produtos e pode ser dividido entre: custeio por absorção, custeio pleno, custeio variável e custeio ABC. A escolha de um deles depende dos objetivos estabelecidos pela empresa.
- Os métodos de custeio costumam ser classificados em tradicionais e contemporâneos. Explique essa classificação
Tradicionais: São aqueles que têm como foco principal apuração de custos no ambiente fabril, porque verifica custo dos produtos predominando os custos diretos, como materiais e mão de obra direta. Entre os métodos de custeio tradicionais estão o custeio por absorção, o custeio pleno e o custeio variável. Todos eles têm relação com idéia de que o comportamento dos custos varia de acordo com a quantidade fabricada; por conta disso são considerados métodos de custeio baseado em volume.
Contemporâneos: Com novas abordagens de gestão de custos, têm sido elaborados para aplicações especificas. Entre eles, o que mais destaca é o custeio ABC. Também há novas abordagens relacionadas a esses métodos contemporâneos, como o conceito de ciclo de vida dos produtos, o custeio-alvo, a teoria das restrições e o sistema de gestão econômica. (MEGLIORINI, Evandir 2012 p.10)
- Ao implantar a contabilidade de custos, quais objetivos a empresa pretende atingir?
Determinar os custos dos insumos aplicados na produção; Determinar os custos das diversas áreas que compõem da empresa; Colocar em pratica Politica de redução de custos dos insumo na produção ou nas diversas área que compõem a empresa; Controle administrativo e nas decisões da empresa; Elaborar orçamento e preços competitivos; Contabilizar a participação de cada produto e ou linha de produtos nos números da empresa. .(MEGLIORINI,Evandir 2012 p.9).
...