TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO 3

Artigos Científicos: PORTFÓLIO 3. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

1. Relacione os dispositivos de entrada, saída, entrada e saída e explique para que serve. Faça uma pesquisa sobre outros dispositivos disponíveis

Dispositivos de Entrada:

• Cite e explique 4 dispositivos de Entrada:

• Teclado: O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Os teclados mais comuns são projetados para a escrita de textos e inserção de comandos de sistema. Juntamente ao mouse, é uma das principais interfaces entre o computador e o utilizador.

• Mouse: é uma palavra do inglês, que traduzido para o português significa Rato. Este é um termo muito utilizado para definir um componente de hardware muito importante para o computador, utilizado para posicionar o cursor (uma seta geralmente) na tela do computador.

• Scanner de mão: parecido com um rato/mouse bem grande, no qual deve-se passar por cima do desenho ou texto a ser transferido para o computador. Este tipo não é mais apropriado para trabalhos semiprofissionais devido à facilidade para o aparecimento de ruídos na transferência.

• Scanner de mesa: parecido com uma fotocopiadora, no qual deve-se colocar o papel e baixar a tampa para que o desenho ou texto seja então transferido para o computador. Eles fazem a leitura a partir dispositivos de carga dupla.

• Microfones: O microfone é um transdutor que converte o som em sinais elétricos. Além do seu uso nos meios de comunicação remota, na amplificação do som ao vivo e em gravações, microfones são utilizados em diversos tipos de aparelhos, como telefones e computadores.

Dispositivos de Saída:

Cite e explique 4 dispositivos de Saída

• Monitor: O monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem. Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Atualmente, essas tecnologias são três: CRT, LCD e plasma. À superfície do monitor sobre a qual se projeta a imagem chamamos tela, ecrã ou écran.

• Impressoras: Uma impressora ou dispositivo de impressão é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação.

• Caixas de som: é uma caixa construída em volta de um alto-falante para melhorar sua reprodução sonora. A finalidade desse aparato é impedir que se misturem as ondas sonoras dianteiras e traseiras emitidas pelos alto-falantes, o que causa interferência destrutiva e anula o som. No entanto, também são usadas para melhorar a acústica da reprodução sonora tanto em resposta em frequência quanto em tempo de resposta.

• Auscultadores: Auscultadores ou headphones são pequenos alto-falantes para audição direta na cabeça do ouvinte. A finalidade é proporcionar uma audição privada, quando não se puder ouvir som pelas caixas acústicas, ou ainda minimizando as interferências de outras fontes sonoras que estejam sendo reproduzidas simultaneamente no mesmo recinto.

• Plotter: Plotter é uma impressora especializada para desenho vectorial. Este equipamento destina-se a imprimir desenhos em grandes dimensões, com elevada qualidade e rigor, como, por exemplo, plantas arquitetônicas, mapas cartográficos, etc. Existe também a plotter de recorte, onde uma lâmina recorta adesivos de acordo com o que foi desenhado previamente no computador, através de um programa específico. O material assim produzido é utilizado na personalização de frotas de veículos e ambientes comerciais, como fachadas, vitrines, confecção de banners, luminosos, placas, faixas, etc.

Dispositivos de Entrada/Saída:

Cite e explique 4 dispositivos de Entrada/Saída

• Modem: A palavra modem vem da junção das palavras modulador e demodulador. É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que modula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.

• CD regravável: Indicado para fazer backups e transferir arquivos entre computadores, o CD regravável (CD-RW) pode ser apagado e reutilizado muitas vezes. Ele custa um pouco mais caro e só pode ser lido no próprio gravador ou em leitores compatíveis com o padrão MultiRead (caso de vários modelos mais novos).

• Entrada USB: Universal Serial Bus (USB) é um tipo de conexão "ligar e usar" que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.

• Leitor biométrico: medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc

2. Cite e comente sobre cada um dos softwares aplicativos mencionados no texto acima.

• Software comercial: normalmente é comercializado por empresas ao mercado. Geralmente o usuário compra uma licença de uso - ou, no caso de software livre, serviços de implantação e manutenção. A comercialização do software geralmente é combinada com a prestação de serviços como implementação, treinamento de uso, suporte técnico, atualizações de segurança etc. Softwares comerciais podem ser construídos sobre plataformas de software proprietário ou software livre. Exemplos: Microsoft Office, edição de imagens: Adobe Photoshop CS3, edição e arte: Corel DRAW X3, edição de vídeos: Vegas Pro 8.0; Studio 11; Studio Version 9, efeitos: particleIllusion 3.0; Adobe After Effects 7.0, edição de audio; Sound Forge 7.0, modelagem tridimensional: Autodesk 3ds Max 2008 32-bit, editoração de dvd: DVD Architect 3.0.

• Utilitários: são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operacionais. Pode-se incluir nos utilitários programas para:compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, overclock, limpeza de discos rígidos, acesso à internet, partilha de conexões, etc. O programa utilitário contrasta com o programa de aplicação, que permite aos usuários realizar tarefas como: criação de documentos de texto, jogar, ouvir música, ou navegar na web. Ao invés de prover esse tipo de funcionalidade voltada para o usuário, o programa utilitário normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com