PORTFÓLIO - Sistemas de Mecatrônicas
Por: Julio Cesar • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 859 Palavras (4 Páginas) • 175 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
EGENHARIA DE CONTROLE E AUTOAÇÃO
MODULO- MODELAGEM
JULIO CESAR DOS SANTOS BORGES - 313462011
PORTFÓLIO
Sistemas de Mecatrônicas
Julio Cesar dos santos Borges - 313462011
PORTFÓLIO
Recuperação
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Controle e Automação da Faculdade ENIAC para a disciplina Sistemas de Mecatronica.
Prof. Roberto Augusto dos Reis
1. O quê você entende por Sistemas de Bomba de Calor por Compressão de Vapor?
O objetivo de uma bomba de calor é transferir calor a determinado ambiente, para realizar alguma aplicação com essa energia. Funciona retirando calor de um ambiente pelo seu ar transferindo esta energia para um sistema capaz de gerar vapor d’água.
O calor flui naturalmente de uma condição de alta temperatura para baixa temperatura. As bombas de calor, entretanto são dispositivos capazes de forçar o fluxo de calor na direção contrária a natural, usando uma quantidade de energia para isso, que pode ser elétrica ou reaproveitada de algum processo que rejeita fluido a alta temperatura.
Bombas de calor podem transferir calor de fontes de calor naturais, que se encontram no meio ambiente, como ar, solo, água ou resíduos industriais e domésticos, de prédios ou mesmo aplicações industriais.
Uma bomba de calor por compressão de vapor típica para aquecimento de ambientes é constituída por compressor, condensador, válvula de expansão e evaporador.
2. O ciclo Otto de ar padrão representa o funcionamento de um motor de combustão interna a gasolina. Explique o ciclo em questão fazendo analogia com o referido motor.
O ciclo Otto de ar padrão é um ciclo ideal que considera que a adição de calor ocorre instantaneamente enquanto o pistão encontra-se no ponto morto superior.
Os motores de combustão interna diferem daqueles de instalações de potência, porque o processo ocorre no interior de um arranjo cilindro-pistão alternativo e não em uma série de componentes diferentes interconectados.
Os dois tipos principais de motores de combustão interna alternativos são o motor de ignição por centelha e o motor de ignição por compressão.
Como eles são relativamente leves e de baixo custo, os motores de ignição por centelha são particularmente apropriados para o uso em automóveis.
Os motores a ignição por compressão são normalmente preferidos para aplicações nas quais a economia de combustível e as potências relativamente elevadas são necessárias (caminhões e ônibus pesados, locomotivas e navios, unidades motoras auxiliares).
3. Faça uma pesquisa sobre o uso de turbinas a gás em aeronaves explicando o funcionamento das mesmas.
As turbinas a gás em aeronaves é composta por quatro principais componentes, ventoinha, compressor, combustor e turbina.
Quando uma enorme ventoinha é instalada na parte da frontal, gira em alta velocidade para coletar o ar, toda essa quantidade de ar sugada é direcionada para um compressor, este compressor é composto por diversos rotores que giram em alta velocidade em torno dos estatores, neste processo de compressão, o volume do ar é diminuído até trinta vezes, o ar comprimido é forçado a entrar no combustor, é neste estagio que o ar misturado com o combustível vindo do reservatório é aquecido a 2.000°C. O gás fica em um estado altamente comprimido e é direcionado para a turbina, onde será descomprimido, revertendo o trabalho do compressor, e expelido em alta velocidade, gerando o empuxo para locomover a aeronave. Esse processo acontece em altíssima velocidade e em ciclos repetidamente, sendo que a velocidade dos componentes do motor varia conforme a aceleração ditada pelo piloto da aeronave.
...