PROBABILIDADE
Artigos Científicos: PROBABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissa14 • 18/12/2014 • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 966 Visualizações
CENTRO EDUCACIONAL ESPAÇO INTEGRADO
Ensino Médio
Aluno (a): _______________________________________________________________
Série: Turma:_____ Data: _____________________
Disciplina: Matemática Professor(a): Emanuel Jaconiano NOTA:
_______
2- Probabilidades
Resumo teórico
Conceitos
- Experimento aleatório.
É aquele cujo resultado não pode ser determinado antes de ter acontecido, dependendo exclusivamente do acaso.
- Espaço Amostral, Universo.
É o conjunto formado por todos os resultados possíveis de um experimento aleatório.
- Evento
É qualquer subconjunto do espaço amostral.
Probabilidade
Dado um espaço amostral finito (U) e um evento (A), a probabilidade de ocorrer (A) é determinada pela razão n(A)/ n(U), onde n(A) é o número de elementos de A (evento) e n(U) é o número de elementos de U (espaço amostral).
Observações:
• A definição de P(A) acima só pode ser usada nos casos onde todos os resultados possíveis têm a mesma chance de serem obtidos (eventos equiprováveis).
• 0 ≤ P(A) ≤ 1
Ex.1: Qual a probabilidade de ocorrer o número 5, no lançamento de um dado não viciado?
U = {1, 2, 3, 4,5 ,6 } n(U) = 6
A = { 5 } n(A) = 1
EVENTOS COMPLEMENTARES
Se A é um evento de um espaço amostral U, chamamos de evento complementar de A e representamos por A barra, o evento que satisfaz as seguintes condições:
Probabilidade de Dois Eventos.
P(AB) = P(A) + P(B) – P(AB)
OBS: Eventos naturalmente exclusivos A ∩ B =
P(AB) = P(A) + P(B)
Probabilidade Condicional
Sejam A e B eventos de um espaço amostral U finito.
P(A/B) é a probabilidade de ocorrer A, sabendo que B já ocorreu.
No espaço amostral finito equiprovável teremos
Produto de Probabilidades
Quando a probabilidade de ocorrer B não é alterada após ter ocorrido A, podemos afirmar que A e B são eventos independentes, ou seja:
P(A/B) = P(A) ou P(B/A) = P(B)
A probabilidade de ocorrer A e B será dada por:
P(AB) = ∙P(A) ∙ P(B)
Exercícios de fixação
1-(UERJ-95) Um instituto de pesquisa colhe informações para saber as intenções de voto no segundo turno das eleições para governador de um determinado estado. Os dados estão indicados no quadro abaixo:
INTENÇÃO DE VOTO PERCENTUAL
Candidato A
Candidato B
votos nulos
votos brancos 26%
40%
14%
20%
Escolhendo aleatoriamente um dos entrevistados, verificou-se que ele não vota no candidato B. A probabilidade de que esse eleitor vote em branco é:
a) 1/6 b) 1/5 c)1/4 d) 1/3 e) 2/5
2- (UNIRIO – 94) Um armário tem 8 repartições, em 4 níveis, como mostra a figura abaixo. Ocupando-se metade das repartições, a probabilidade de que se tenha uma repartição ocupada em cada nível é de:
a) 2/35
b) 4/35
c) 6/35
d) 8/35
e) 2/7
3- (FAAP – SP) Qual a probabilidade de se obter um número divisível por 5, na escolha ao acaso de uma das permutações dos algarismos 1;2;3;4 e 5?
a) 5 b) 1/5 c) 1 d) 4 e) ¼
4- (PUC – SP) O número de fichas de certa urna é igual ao número de anagramas da palavra VESTIBULAR. Se em cada ficha escrevermos apenas um dos anagramas, a probabilidade de sortearmos uma ficha dessa urna e de, no anagrama marcado, as vogais estarem juntas é:
a) 1/5040 b) 1/1260 c) 1/60 d) 1/30 e) 1/15
5- (UMC – SP) No lançamento simultâneo de dois dados, um branco e outro vermelho, a probabilidade de a soma dos pontos dos dois dados se diferente de sete ou onze é:
a) 1/9 2/9 c) 6/9 d) 7/9 e) 8/9
6) No diagrama a seguir, o espaço amostral S representa um grupo de amigos que farão uma viagem. O conjunto A indica a quantidade de pessoas que já foram a Maceió e o conjunto B, a quantidade de pessoas que já foram a Fortaleza.
A empresa de turismo que está organizando a viagem fará o sorteio de uma passagem gratuita. Considerando que a pessoa sorteada já tenha ido para Fortaleza, assinale a alternativa que indica a probabilidade de que ela também já tenha ido para Maceió.
a) 18,75%
b) 30%
c) 33,33%
...