TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO ACHOCOLATADO EM PÓ

Por:   •  16/5/2018  •  Artigo  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  4.342 Visualizações

Página 1 de 8

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        HISTORIA DA NESTLÉ        2

3.        PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO ACHOCOLATADO EM PÓ        3

4.        COMPOSIÇÃO        3

5.        EMBALAGEM        4

6.        PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA EMBALAGEM DO ACHOCOLATADO        4

7.        CONTROLE DE QUALIDADE        5

8.        CONTROLE DE QUALIDADE DA EMPRESA NESTLÉ        6

9.        CONCLUSÃO        7

10.   REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

O caso apresentado relata sobre uma consumidora que entrou com uma ação judicial de reparação de danos contra a empresa Nestlé alegando ter ingerido partículas metálicas ao consumir o achocolatado da marca Nescau Actigen-E. A mesma alega que após o consumo deste sentiu fortes dores abdominais, foi submetida a exame de raio x onde foi comprovado a existência de artifaturais raladas na projeção da coluna lombar.

A decisão do juiz levou em consideração os laudos médicos desta forma a empresa foi condenada a pagar R$ 3 mil de compensação por danos morais. Após a decisão do juiz ambos, consumidora e Nestlé, recorreram, mas ambos os pedidos foram rejeitados pelo juiz.

A empresa Nestlé por sua vez alega possuir uma política de qualidade rígida em relação aos seus produtos onde a qualidade e segurança destes são de prioridade inegociável afirmando que em todas as etapas do processo de fabricação de seus produtos, desde a seleção dos fornecedores e recebimento das matérias-primas até a finalização do processo produtivo é extremamente controlados e de alta qualidade.

O presente trabalho tem como objetivo analisar o caso retratado a fim de identificar possíveis falhas na linha de produção que justifiquem a acusação da consumidora contra a Nestlé.

  1. HISTORIA DA NESTLÉ

A Nestlé foi fundada em 1866, pelos irmãos George Page e Charles Page e Henri Nestlé. Os norte-americanos Charles e George Page, abrem, em Cham, na Suíça, a Anglo-Swiss Condensed Milk Co, onde era fabricado o leite condensado Milkmaid, futuramente chamado, no Brasil, Leite Moça, uma alternativa segura e de longa duração em relação ao leite fresco.

Em 1921, foi inaugurada a primeira sede da Nestlé, no Rio de Janeiro e sua primeira fábrica em Araras, produzindo, inicialmente, leite condensado.

Em 1932 a Nestlé lançou o Nescáo, um achocolatado genuinamente brasileiro. Em 1955, Nescáo transformou-se em Nescau, acompanhando a nova regra ortográfica.

Em 2014, a Nestlé conta com a sede em São Paulo e 31 unidades industriais. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens em 117 marcas, presentes em mais de 98% dos lares brasileiros.

  1. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO ACHOCOLATADO EM PÓ

O processo de fabricação do achocolatado tem início na colheita do cacau. Após este procedimento ele é encaminhado até a empresa onde irá ser realizada a fabricação do achocolatado em pó, este é levado a um procedimento onde é retirado suas sementes, estas que serão submetidas ao processo de torrefação (processo realizado para retirar a umidade do produto), em seguida é feita a trituração da semente, onde será obtido uma mistura pastosa (liquor). Então, é feita a prensagem da mistura e após é realizada a separação da manteiga de cacau e a torta de cacau. O achocolatado tem como matéria prima a torta de cacau que é misturada com os demais ingredientes presentes no achocolatado.

Após a fabricação do produto, este é submetido a analises físicas sendo estas: molhabilidade, solubilidade, ângulo de repouso, densidade acomodada, tamanho de partículas e distribuição granulométrica, compactação, microscopia eletrônica de varredura, analises físico químicas, cinzas, umidade, pH, extração e determinação do teor de lipídeos determinação do teor de proteínas, determinação fibras e carboidratos, avaliação reológica e analises estatística.

  1. COMPOSIÇÃO

O achocolatado em pó possui em sua composição açúcar, cacau em pó, maltodextrina, minerais (carbonato de cálcio e pirofosfato férrico), vitaminas (L-ácido ascórbico, niacinamida, riboflavina, acetato de retinila, cloridrato de piridoxina, colecalciferol e cianocobalamina), emulsificante lecitina de soja e aromatizante.

  1. EMBALAGEM

O NESCAU em pó é oferecido em duas opções de embalagens:

1) Lata metálica com um formato exclusivo de tornado ou lata de aço cilíndrica com o rótulo de papel exclusivo.

 2) Sachet com laminado plástico metalizado, também utilizado em outros alimentos.

O material de embalagem é selecionado de forma a garantir a segurança do produto, qualidade e conveniência ao consumidor. A Nestlé se compromete na otimização dos materiais de embalagem, comunicação aos consumidores e incentivo ao descarte seletivo.

  1. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA EMBALAGEM DO ACHOCOLATADO

No caso apresentado, a embalagem comprada pela consumidora foi a lata metálica. O material básico usado para a fabricação das latas é o aço. O primeiro passo para o processamento do aço é a produção do ferro fundido. Isso é feito misturando-se basicamente o minério de ferro, coque e calcário utilizando-se altas temperaturas no alto-forno. O ferro fundido é colocado em um recipiente com uma porcentagem de aço reciclado e outros químicos, depois se injeta oxigênio e a mistura é submetida à alta temperatura para a produção do aço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com