PROCESSOS GERENCIAIS
Artigo: PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pithan • 15/3/2014 • 4.298 Palavras (18 Páginas) • 275 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução.
1º Etapa Habilidades.
Habilidades em técnica humanas e conceituais.
2ª- O Conceito de Empresa, de Gestor e Empresário:
3ª- Porque as empresas são consideradas sistemas abertos?
4ª- O que é Missão, Visão e Valores Organizacionais?
2º Etapa : Planejamento Empresarial
3ª Etapa:Nossa Empresa
Fontes para Consultas do Grupo em seu Ponto de Vista Empresarial
Lauda do Ponto de Vista do Grupo
Pontos Fortes
Pontos Fracos
Ameaças:
Oportunidades Encontradas
Definir Público Alvo
Tecnologias Utilizadas para Auxiliar a Empresa de Maneira Estratégica
Estratégias de Ação para Sanar as dificuldades Encontradas
O Papel do Líder na orientação da sua equipe
4ª Etapa: Relator de Responsabilidade social
Considerações Finais
Referência Bibliográfica
INTRODUÇÃO
De acordo com Giacobo e Ceretta (2003), no mercado extremamente competitivo, as inovações e mudanças acontecem de forma rápida, os clientes são cada vez mais exigentes e com necessidades distintas a serem atendidas. Isso faz com que as organizações procurem novas formas de gestão na busca pela fidelização dos clientes. Esta nova visão de gestão desenvolveu a logística, passando-a de uma simples operação para uma atividade estratégica.
A logística, segundo Pozo (2004), trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável. Compartilhando o mesmo pensamento, Hara (2005) define logística como sendo todas as atividades relacionadas à aquisição e gestão de materiais (alocação e movimentação interna), aliados a distribuição física dos produtos depois de processados, unindo a isso à logística reversa, se esta existir.
No passado, os gestores não focavam o controle e a coordenação coletiva das atividades logísticas. Somente há alguns anos ganhos financeiros foram conseguidos com a coordenação cuidadosa destas atividades. “A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo.” (BALLOU, 1993 p. 18).
Organizações que não se enquadrarem a esta nova visão estão fadadas a perdas de clientes e de mercado, devido a seu baixo poder de competitividade, ocasionado pelo fluxo impreciso e errôneo de materiais e informações. Mello e Bandeira (2005) salientam que as empresas iniciam buscas por novas alternativas e novas formas de aquisição, processamento e distribuição de seus serviços e produtos para diferenciar-se dos concorrentes, aumentando assim a percepção de valor perante seus clientes. É necessário então que as empresas se utilizem de estratégias logísticas para ganhar mercado.
Sendo assim, uma das formas da empresa obter redução de custos é através da logística, que para é vista como a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. Contudo a integração deve começar internamente para em seguida expandir-se para o meio externo.
Para obter o máximo de vantagens estratégicas da logística, todo o trabalho funcional deve ser executado de maneira integrada [...] a consideração de operações internas isoladamente é útil para mostrar a importância fundamental da integração de todas as funções e atividades envolvidas na logística isso se sai bem, destacando-se na sua desenvoltura ao lidar com as pessoas do meio e no seu desempenho nas suas habilidades e na capacidade de fazer, executar atividades.
1º ETAPA: Habilidades
1- Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?
Rª : Um gestor de sucesso se sai bem ,destacando-se na sua desenvoltura ao lidar com as pessoas do meio e no seu desempenho nas suas habilidades e na capacidade de fazer, executar atividades. Dentre tantas, destacam-se
Habilidades em técnica humanas e conceituais.
Habilidade de técnicas - o domínio e o conhecimento que o gestor possui ao se sobressair com facilidade e domínio de demonstração de conhecimento na execução de técnicas que envolvam o trabalho e procedimentos de realizar algo sem dificuldades com fácil assimilação.
Habilidade humana ou interpessoal - a facilidade que gestor possui ao se relacionar com pessoas em grupo ou individual. São evidentes as formas de se comunicar, motivar, coordenar, liderar, interagir e, de intermediar e resolver conflitos no ambiente.
Saber trabalhar com Pessoas e por meio delas lhes encorajando e as envolvendo.
Habilidade conceitual- o gestor tem visão de compreensão em várias funções dentro da organização, pois trabalha com ideias e conceitos, teorias e abstrações. O gestor planeja o futuro, interpreta a missão, desenvolve a visão e percebe oportunidades que outrem não veem.
Habilidade de conhecimento – acervo de informações, conceitos, ideias, experiências por parte do gestor que sempre está se aperfeiçoando para inovações dentro do mercado profissional com atitude e perspectivas:
Perspectivas: dá autonomia ao gestor, pondo em prática o conhecimento na análise das situações e na solução de problemas e condução de negócio. Atitude: é o comportamento pessoal do administrador frente a situações adversas, é a tomada de decisão, liderar, de motivar, de comunicar, inovar, coordenar e indução.
2ª- O Conceito de empresa, de gestor e empresário:
Empresa: É uma organização social focada principalmente no lucro, através de produção de bens e ou serviços de diversificados ramos , pois uma empresa é diferente da outra, segue cada
...