PROCESSOS GERENCIAIS
Pesquisas Acadêmicas: PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Espuletacastro • 9/5/2014 • 4.700 Palavras (19 Páginas) • 718 Visualizações
1. Introdução
Este trabalho expõe os resultados de estudos realizados tendo como objetivo central a análise das propostas e dos significados de ações sociais desenvolvidas com idosos pelo projeto de extensão universitária. Temos o objetivo de estimular o desenvolvimento individual e coletivo do idoso na sociedade, promover sua autoestima e integração em diferentes ambientes e reconstruir sua autonomia por meio de cursos, esportes e atividades.
1.1 Pesquisa comparativa
Os três autores descrevem o planejamento como, um processo de organização e determinação de caminhos a serem seguidos por toda a instituição, uma projeção para o presente e para o futuro, orientando todos os níveis e funções como organização, direção e controle, da empresa, uma projeção de como as atividades ocorrerão e se acontecerão de forma lucrativa em menor tempo e com o mínimo de esforço, até conclusão do objetivos preestabelecidos. Os autores Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov do livro série essencial administração terceira edição, e o autor Idalberto Chiavenato do livro administração teoria, processo e prática, quarta edição concordam que o planejamento pode ser divido em etapas, o estratégico que acontece no nível institucional da organização, que diz o que fazer o tático que acontece no nível intermediário, que diz como fazer e o operacional que acontece no nível operacional, este nível e responsável pelo fazer. Porem os autores do livro administração princípios e tendências explica que o planejamento é dividido em duas etapas o estratégico que acontece no nível institucional, definindo o que fazer e como fazer. Nos níveis tático e operacional da empresa, o autor define como um só planejamento, o operacional, gestores transmitem as ordens a pessoas que farão o serviço acontecer, formando uma organização topdown como expôs o professor e mestre...
1.2 Confronto
O planejamento é à base de qualquer organização, sem o planejamento não há como prever os riscos e muito as vantagens de todos os passos de um projeto organizacional. O planejamento é determinante para atingir a eficácia e a eficiência de todos os objetivos. O autor do texto “veja o futuro antes dos outros” aborda o tema de um planejamento estratégico, mas não traz detalhes deste planejamento e, mas enquadra na realidade do planejador e no seu ambiente o autor usa o termo visão no lugar de planejamento e determina, “quando alguém tem visão consegue alcançar seus objetivos”. O autor do texto “o desafio do administrador do futuro”, também descreve visão como planejamento e ressalta a vida de um planejador do nível tático que deve orientar os que estão no operacional, à importância de não utilizar o medo para o alcance dos objetivos estabelecidos pelo nível estratégico. O texto aborda como o administrador deve se relacionar com os colegas e subordinados, um profissional conectado vinte e quatro horas com a sua carreira os benefícios e as adversidades que, e não faz menção da importância do planejamento na organização cito alguns exemplos que definem a importância do planejamento em uma organização, definir objetivos, verificar o estado atual das possiblidades da organização, definir meios para alcançar os objetivos.
1.3 Definição de planejamento
A palavra planejamento de acordo com o dicionário Aurélio significa: ação ou efeito de planejar, plano de trabalho pormenorizado, função ou serviço de preparação do trabalho, planejamento familiar, instituição de uma série de medidas para melhorar as condições da vida no lar (alimentação, higiene, limitação de nascimentos etc.). Planejamento é a capacidade de pensar antes agir; capacidade de discriminar o que vem primeiro e o que vem depois; capacidade de articular pensamento e ação. Esta palavra vem do Latim planus, “achatado, nivelado”, que resultou em nossa palavra “plano” e no ato de “planejar”. Plano é o conjunto de medidas ou providências a serem tomadas. Planejar é traçar objetivos, organizar o plano, projetar. Todos nós planejamos, pois sempre que pensamos antes de fazer algo, de certa forma, estamos planejando. O planejamento é decidir o que farei agora e o que farei depois, juntamente a isso, vem às condições para tal. Esse fazer agora e fazer depois implicam no exercício de um dialogo entre o saber e o poder, assim, uma articulação entre o que pensamos e o que fazemos.
O planejamento é muito importante, pois com ele se obtêm, a diminuição da incerteza maior certeza que o empenho empregado será conquistado. Ele é elaborado com meios diferentes para utilização em todos os departamentos de uma organização. Há três níveis de planejamento o estratégico o tático e o operacional. O planejamento transmite um parecer de onde a empresa esta, a situação atual dos negócios, e onde pretende chegar, objetivos pretendidos para o futuro.
O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. (...) No fundo, o planejamento lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. (...) O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. (Chiavenato Pg. 138)
1.4 Tipos de planejamento
O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. O planejamento estratégico é totalmente realizado no nível institucional das organizações, mas envolve a empresa como um todo. Os diretores decidem onde irão atuar e o que irão fazer, e transmitem aos outros níveis da empresa.
O Planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócios da empresa. É o conjunto de tomadas deliberadas de decisões sobre empreendimentos mais limitados prazos mais curtos, áreas menos amas e níveis mais baixos da hierarquia. Este nível
...