PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE MARGARINAS
Por: felipeorsi • 15/5/2017 • Resenha • 262 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE MARGARINAS
1. Como surgiu a margarina: Surgida na França do século XIX em um período de forte crise econômica, Napoleão III ofereceu um prêmio a quem descobrisse um substituto para a manteiga que fosse mais acessível financeiramente. O químico Hippolyte Mège-Mouriès fez vários testes até descobrir a margarina ao emulsificar sebo bovino com leite.
2. O que são margarinas: Produto gorduroso em emulsão estável com leite ou seus constituintes ou derivados, e outros ingredientes.
3. Processos de produção:
- Preparação da fase aquosa
- Preparação da fase lipídica: envolve processos de refino do óleo bruto e processos de modificação de óleos e gorduras, como a hidrogenação, que consiste na redução do ponto de fusão de óleos pela redução das duplas ligações dos ácidos graxos, na presença de um catalisador. Entretanto, o processo de hidrogenação cada vez mais está sendo substituído por tecnologias alternativas, principalmente aquelas que envolvem a cristalização fracionada, com a qual se obtém gorduras com alto grau de saturados, ou a interesterificação, muito utilizada para se obter gorduras com um menor grau de saturados.
- Emulsificação – É a etapa onde os ingredientes, separados em fase aquosa e fase lipídica, são misturados e emulsionados. A emulsificação pode ser contínua ou descontínua.
- Pasteurização
- Resfriamento – É realizado em trocadores de calor tubulares de superfície raspada, chamados de unidades A
- Cristalização – É realizado em trocadores de calor tubulares de superfície raspada, chamados de unidades B
- Envase – após sair das unidades B, a margarina é acondicionada em potes
- Armazenamento – O produto deve ser armazenado em câmara fria até sua comercialização
...