PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - GRUPO
Trabalho Escolar: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - GRUPO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dklargado • 1/11/2014 • 2.363 Palavras (10 Páginas) • 1.332 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...............................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................4
2.1 A EMPRESA: INFORM SISTEMAS LTDA.................................................4
2.2 MODELO DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWAR...4
2.2.1Componentes do Modelo MPS-BR..........................................................5
2.3 Sistemas para Web, Desktop e Mobile......................................................6
2.3.1Sistemas de interface para WEB e Desktop................................................6
2.3.2 Sistemas de interface Mobile.....................................................................7
2.4 BANCO DE DADOS, MODELAGEM E DESENVOLVIMENTO ...................8
2.4.1 Bizagi......................................................................................................8
2.4.1.1 Características.....................................................................................8
2.4.1.2 Aplicações..............................................................................................9
2.4.2 Java...........................................................................................................10
3 CONCLUSÃO..............................................................................................11
REFERÊNCIAS...............................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
No passado os programadores desenvolviam seus produtos de forma pessoal, por meio de técnicas próprias, que por meio da sua experiência de acertos e erros criavam seu próprio padrão, no entanto com os avanços tecnológicos, a competitividade entre as empresas ficou cada vez maior devido a globalização, com isso o mercado vem exigindo das empresas maior rapidez, flexibilidade e qualidade nos serviços e nos softwares. E para que essas exigências sejam satisfeitas, é preciso uma significativa melhoria e padronização no processo de desenvolvimento de softwares.
A busca constante na evolução do software não se faz por meio de apenas uma metodologia, mas sim uma combinação de melhores ferramentas de automação, técnicas para a garantia da qualidade do software, gerenciamento e controle das atividades envolvidas; esses são os principais objetivos da engenharia de software. A testabilidade é um processo importante que detecta erros e falhas não identificadas nos fases anteriores.
2 DESENVOLVIMENTO
Nos dias de hoje, o que se observa é a incapacidade das empresas em desenvolver software com qualidade, de acordo com os requisitos estabelecidos no projeto e dentro do prazo estimado. As empresas precisam cada vez mais, oferecer produtos e serviços que satisfaçam a qualidade exigida pelo cliente.
Com a necessidade de alcançar maior qualidade na construção de softwares as empresas sentem-se na obrigação de modificar suas estruturas organizacionais em busca de padrões de processos que tragam qualidade a seus produtos e atividades desenvolvidas.
O mercado atual exige qualidade de seus produtos e serviços para atender e satisfazer seus clientes, tornando necessária a certificação oficial emitida com base em um padrão.
2.1. A EMPRESA: INFORM SISTEMAS LTDA
A empresa entrevistada foi a Inform Sistemas Ltda uma empresa genuinamente alagoana, com sede em Maceió desde 1991, destacando-se inicialmente no mercado nordestino como uma das mais avançadas no segmento de software de Gestão Administrativa e Automação Comercial, e agora também nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Possui um produto de desenvolvimento próprio, o INFORM GESTOR, o principal produto do portfólio, um software corporativo que oferece soluções gerenciais e possui a melhor relação custo-benefício do mercado, associando tecnologia, praticidade e segurança das informações. A empresa está localizada na Av. Humberto Mendes, 189, no bairro de Jaraguá, na cidade de Maceió/AL.
2.2. MODELO DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: MPS.BR
O modelo de processo de desenvolvimento de software que a empresa segue é o MPS.BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro.
O MPS.BR é um programa para Melhoria de Processo do software Brasileiro coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) e tem como objetivo definir um modelo de melhoria e avaliação de processo de software, principalmente para as micro, pequenas e médias empresas.
A coordenação do Programa MPS.BR conta com duas estruturas de apoio para o desenvolvimento das atividades, Fórum de Credenciados e Controle e a Equipe Técnica do Modelo. Através destas estruturas O MPS.BR obtém a participação de representantes de Universidades, instituições Governamentais, os quais contribuem com suas visões complementares que agregam qualidade ao empreendimento.
O programa MPS.BR está dividido em três partes Modelo Referência (MR-MPS), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de Negócio (MN-MPS).
O Modelo Referência contém os requesitos que os processos das unidades organizacionais devem atender para estar em conformidade com o MR-MPS. Ele contém as definições dos níveis de maturidade, processos e atributos do processo.
O Modelo de Negócio descreve regras de negócio para implementação do MR-MPS pelas instituições implementadoras, avaliação seguindo do MA-MPS pelas instituições avaliadoras.
O Método de Avaliação apresenta os requesitos para avaliadores líderes, avaliadores adjuntos e instituições avaliadoras, o processo e o método de avaliação MA-MPS está em conformidade com a norma ISSO/IEC 15504-2.
2.2.1. Componentes do Modelo MPS-BR
O MPS-BR é um programa bastante promissor para o progresso da melhoria do software brasileiro, dando a oportunidade para empresas de pequeno
...