PROJETO INTEGRADOR FINAL DO MÓDULO DE SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL
Por: Camyla Raniely • 17/4/2017 • Relatório de pesquisa • 2.643 Palavras (11 Páginas) • 994 Visualizações
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO SÃO JOSÉ DO EGITO - PE
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
PROJETO INTEGRADOR FINAL DO MÓDULO DE SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL (SEG) 2016.2
CAMYLA RANIELY CAVALCANTI PEREIRA
SÃO JOSE DO EGITO – PE
ABRIL/2017
CAMYLA RANIELY
Projeto Integrador Final do módulo de Saúde e Higiene Ocupacional (SEG) 2016.2, apresentado ao professor Eduardo Augusto Lins de Vasconcelos, do curso Técnico em Segurança do Trabalho, modalidade a distância, da Secretaria Executiva de Educação Profissional de Pernambuco, como requisito para recuperação e melhoria de desempenho.
SÃO JOSE DO EGITO - PE
ABRIL/2017
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Atividades de intervenção a serem desenvolvidas....................... 10
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Análise Preliminar de Risco da empresa ...................................10
Figura 2 – Panfleto informativo para o Restaurante de Queridinha.........................14
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................. .......6
2 VISTORIA NA EMPRESA RESTAURANTE DE QUERIDINHA.............................7
2.1 Análise Preliminar de Risco da empresa visitada..........................................................9
3 PLANO DE INTERVENÇÃO PARA A EMPRESA RESTAURANTE DE QUERIDINHA................................................................................................................10
3.1 Cronograma de atividades...........................................................................................13
3.2 Panfleto informativo....................................................................................................14
CONCLUSÃO................................................................................................................15
REFERÊNCIAS......................................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO
O projeto integrador trata-se de um trabalho realizado pelos alunos dos cursos técnicos que não atingiram nota para aprovação nas competências trabalhadas no decorrer de um módulo.
O projeto convém como um nexo de todas as competências estudadas através de todo o conhecimento adquirido no decorrer do módulo, estando, assim, capaz para a resolução da proposta de atividade. O projeto integrador reúne em um só trabalho todas as disciplinas estudadas em um módulo. Tem como objetivo o de aprimorar a aprendizagem de forma interdisciplinar, integrando a teoria e a prática, buscando relacionar a aprendizagem na sala de aula com a pesquisa e com a prática profissional, visando, a resolução de problemas e a aplicação do conhecimento adquirido em situações reais.
Este projeto é composto por diferentes etapas de processo, a primeira com a realização de uma Análise Preliminar de Risco em uma determinada empresa, a segunda com a elaboração de um plano de intervenção na empresa visitada, e por fim, a elaboração de um texto de instrução para ser entregue ao trabalhador da empresa, contendo as informações do plano de intervenção da mesma.
Este projeto foi necessário devido a não obtenção da media (seis) determinada às competências de cada modulo estudado nos cursos técnicos.
O projeto realizado esta voltado a uma analise de riscos realizada em um determinado restaurante onde funciona uma cozinha semi-industrial.
Milhares de refeições são servidas diariamente nos restaurantes industriais, restaurantes comerciais, lanchonetes, pizzarias, empresas aéreas, creches, universidades e hospitais. E isso implica todos os processos, equipamentos, condições ambientais e organizacionais, tempo e recursos humanos envolvidos em cada preparação (CASAROTTO, 2003).
As atividades desenvolvidas em cozinhas industriais caracterizam-se por manipulação manual intensa na preparação, durante o processo de servir os alimentos e limpeza do local de trabalho. A realização destas tarefas vem acompanhada de movimentos repetitivos, levantamento de pesos excessivos e permanência na postura em pé por períodos prolongados de tempo (CASAROTTO, 2003).
Devido a isso, na seção seguinte será mostrado a Análise Preliminar de Riscos da empresa visitada.
2 VISTORIA NA EMPRESA RESTAURANTE DE QUERIDINHA
O mundo do trabalho tem sofrido intensas mudanças nos últimos anos, com a introdução de novas tecnologias que se refletem na aceleração do ritmo do trabalho, mudanças na organização do modo de produção, surgimento de novas profissões em detrimento de outras (QUEIROZ E SIQUEIRA, 2003).
No Brasil, frequentemente a produção de refeições exige dos operadores alta produtividade em tempo limitado, porém em condições inadequadas de trabalho, com problemas de ambiente, equipamentos e processos. Tais condições acabam levando a insatisfações, cansaço excessivo, queda de produtividade problemas de saúde e acidentes de trabalho (SANT'ANA et al, 1994).
A produção de refeições em cozinhas industriais deve atender não só as normas referentes às leis trabalhistas, como também normas que se referem às condições higiênico-sanitárias dos alimentos preparados.
O empreendimento Restaurante de Queridinha está localizado na cidade de São José do Egito, Pernambuco, mais precisamente no bairro Novo Horizonte, é um restaurante que esta no mercado de atuação a cerca de 20 anos, é administrada por Maria Aparecida, mais conhecida como Queridinha, nome que a empresa leva. Possui duas funcionarias que auxiliam tanto na cozinha como na limpeza diária do restaurante. O restaurante recebe diariamente cerca de 200 pessoas, e tem funcionalidade de segunda-feira a sábado das onze horas da manhã ate cerca das quatorze horas, sendo iniciada as atividades na cozinha as oito horas da manha. Possui como público alvo, pessoas físicas e jurídicas.
...