PROJETOS DE FISICA RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A ACAMAR
Por: Lucca Araujo Campos • 21/11/2018 • Relatório de pesquisa • 795 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
PROJETOS DE FISICA
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A ACAMAR
LUCCA ARAÚJO CAMPOS
GABRIELA RESENDE SILVA
JOÃO EDUARDO SILVA MENDONÇA
PROFESSOR: JOSE ALBERTO NOGALES
1 INTRODUÇÃO
A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. Pratica-se, então, um conjunto de técnicas e procedimentos que vão desde a separação do lixo por material até a sua transformação final em outro produto.
Apesar de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, a reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas. Dessa forma, quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza.
Com sede em Lavras, Minas Gerais, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras (Acamar), tem como missão trabalhar para o desenvolvimento do associativismo, usando como ferramenta a reciclagem do lixo e a educação ambiental. Objetivo é sensibilizar e conscientizar a população atendida sobre a importância da coleta seletiva na melhoria da qualidade de vida, geração de emprego e renda.
1.1 OBJETIVO
A visita técnica teve como objetivo, o conhecimento de como funciona a ACAMAR, e nos proporcionar ideias para que fossem feitos projetos que melhorassem o funcionamento da associação, seja promovendo um equipamento que evite o contato direto entro o catador e o lixo, evitando machucados ou ate mesmo doenças, seja na mecanização dos processos de reciclagem com os materiais utilizados.
2 descrição das atividades
Primeiramente, fomos apresentados ao presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMAR), onde nos apresentou toda a historia da associação, desde sua fundação por estudantes da Universidade Federal de Lavras, ate os dias de hoje.
Durante a apresentação, foram retratadas todas as dificuldades que o projeto tem passado, a principal delas, a falta de apoio que se tem. Com poucos caminhões a disposição, é quase impossível atender em totalidade a cidade de Lavras por completo, principalmente por conta do relevo do município, uma vez que por ser cheia de morros, impossibilita que os caminhões quando cheio consigam subi-los. Apesar de não atender todos os bairros, os que são atendidos, não possui consenso da população, chegando a mais um problema. A população dos bairros atendidos parece não se importar com a reciclagem, não fazendo a separação do lixo, o que dificulta a vida dos catadores.
Após a apresentação, fomos levados para dentro do galpão. Em primeira parte, fomos apresentados ao local onde são triturados os vidros. Os vidros são triturados, uma vez que seu valor no mercado aumenta. Porem de cara, foi notado a precariedade dos equipamentos utilizados. Na verdade, o equipamento utilizado não possui a função de triturador de vidro. O equipamento utilizado é um triturador de papel que estava encostado no galpão, e como houve um estrago com o equipamento próprio para trituração de vidros, o triturador de papel foi “oficializado” para essa nova função, aumentando ainda mais os riscos quanto a isso.
...