TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTEÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

PROTEÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO

Aluno: Edson Roberto Bragaglia

Curso: Técnico em Edificações

                     Disciplina: Proteção e Segurança no Trabalho 

Assunto: Fatores que acarretam nos acidentes de trabalho

Os profissionais na área da construção possam trabalhar com segurança existem séries de fatores imprescindíveis, dentre eles destacamos os mais importantes são eles:

Local correspondente, equipamentos dentro do prazo de validade e com medições em dia, e especialmente o uso de EPI’s – Equipamento de Proteção Individual. Em obras de pequeno porte ou mesmo “caseiras”, as que são construídas pelos próprios donos ou parentes, em sua maioria não utilizam os equipamentos de proteção, além de não importar com os equipamentos e ferramentas utilizados entejam devidamente de acordo com as normas para uso. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo realizou e levantou alguns dados um tanto quanto preocupante.

Um levantamento realizado apontou que as principais causas dos acidentes nos canteiros de obras desponta que falta de atenção responde por 73,39% das ocorrências. O Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo) apresentou uma pesquisa que distingue a falta de atenção dos trabalhadores como a principal causa de acidentes de trabalho nos canteiros de obras. O estudo foi concretizado pelo IEC (Instituto de Ensino e Cultura) e entrevistou 659 operários entre 5 e 30 de junho de 2009 na cidade de São Paulo. Segundo a amostragem, 8,35% dos trabalhadores entrevistados já sofreram certo acidente que gerou afastamento. Para os trabalhadores, a falta de atenção responde por 73,39% das causas das ocorrências, em seguida vem a falta do uso de equipamentos de proteção individual (7,49%), da falta de proteção (7,22%) e do descuido dos gestores de obras (2,41%). Sabemos que a maior geradora das ocorrências é a falta de atenção, mas que falta de atenção é essa? De onde e por que ela acontece? 

A segurança no trabalho é um dos requisitos fundamentais da certificação e tem a ansiedade constante de todos os envolvidos no processo de construção civil. É muito fundamental que o construtor forneça todos os equipamentos individuais quanto o coletivo que são os EPI’s e os EPC’s e hoje em dia muitos profissionais estão passando a ter consciência de que precisam trabalhar com a devida proteção.

Porém a maior parte dos trabalhadores não tem informação suficiente para avaliar que os acidentes podem surgir nos canteiros por falta de investimento da empresa, ou dono da obra e de uma política interna de prevenção, de treinamento, de uma série de outros fatores.

A falta de atenção é um dos maiores focos das palestras e treinamentos nas obras de grande porte, além de dar muita importância ao treinamento e palestras sobre os riscos da falta de uso dos EPI’s. Além do que citamos acima temos alguns riscos que devemos sempre observar e atentar para a prevenção, os riscos mais comuns no ambiente são:

• Desorganização

A desorganização é causa constante de acidentes de trabalho na construção civil. Mantenha as ferramentas e materiais de uso no local adequado. Se possível mantenha a fiação elétrica em lugar elevado.

Uma obra com materiais espalhados por todos os lados é um convite ao acidente.

• Queda de materiais

Para evitar acidentes com queda de materiais é necessário tanto o uso de EPis quanto a segurança proporcionada pelos EPCs. O uso do capacete de segurança é muito importante para amenizar os estragos nesse tipo de acidente. A plataforma de segurança também é um aliado indispensável. É um EPC obrigatório para obras com mais de 4 pavimentos.

• Dermatoses (cimento, argamassa, etc)

É importante que todo trabalhador use luvas e máscaras para diminuir o contato com esses materiais.

• Queda de nível por Andaimes;

Em todo trabalho acima de dois (2) metros o trabalhador deverá usar cinto de segurança de preso em qualquer lugar fixo, esse lugar fixo “nunca” deve estar ligado ao andaime. Pois em caso de queda do andaime de nada adiantaria esse cinto. Os andaimes devem sempre estar sobre piso em nível e estáveis, são importantes se o andaime tiver rodas às mesmas sejam bem travadas durante o período em que o trabalhador estiver usando.

É importante também que os andaimes tenham guarda corpo e rodapé para evitar a queda do trabalhador. Jamais os andaimes devem ser movimentados com pessoas sobre ele.

• Risco de queda na periferia das lajes;

 Todos os vãos das lajes internos e externos devem ser protegidos com material resistente para evitar quedas. Quando cada um faz sua parte às chances de sucesso aumentam muito, ninguém pode fazer mais pela segurança do trabalhador do que ele mesmo. Conecte o cinto de segurança em algum lugar fixo e independente da estrutura do balancim.

• Queda no nível (mesmo nível do solo);

Causado principalmente por materiais fora do lugar e desorganização no ambiente de trabalho. Esse é o tipo de acidente que se evita naturalmente, apenas com organização, acomodação e limpeza no ambiente trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com