Paquímetro Esboço
Por: Gian Morita • 25/10/2018 • Resenha • 553 Palavras (3 Páginas) • 135 Visualizações
SUMÁRIO
I – RESUMO ………………………….. página
II – OBJETIVO .......................... página
III – INTRODUÇÃO TEÓRICA .... página
IV – METODOLOGIA ................ página
V – RESULTADOS E DISCUSSÃO página
VI – CONCLUSÃO ..................... página
VII – REFERÊNCIAS ....................página
I – RESUMO
O relatório apresentará o paquímetro, um instrumento de alta precisão utilizado para medir pequenas peças. Assim como a aplicação de conceitos da Teoria de Erros
na resolução de equações e apresentação de constantes, sendo estes conceitos, fundamentais na elaboração de um relatório de Física.
II – OBJETIVO
O objetivo do experimento é realizar medidas com a régua e o paquímetro, bem como a aplicação dos conceitos da Teoria de Erros.
III – INTRODUÇÃO TEÓRICA
O paquímetro é um objeto de medida de alta precisão para pequenos objetos, servindo para realizar medições internas, externas e de profundidade.
DESENHO DO PAQUÍMETRO AQUI
Usualmente, o paquímetro possui duas divisões do vernier, onde podemos fazer medições na escala de milímetros (parte inferior) e também na escala de polegadas (parte superior). Sendo assim, na leitura de uma medida do paquímetro, devemos somar o valor da régua principal e o valor de onde o vernier coincide com a mesma.
Para realizar o roteiro experimental, foi necessário utilizar a fórmula do valor médio da Teoria de Erros.
FÓRMULA
Assim como o Desvio Médio:
FÓRMULA
O Desvio Padrão dos Valores Médios:
FÓRMULA
A fórmula do erro percentual:
FÓRMULA
E a fórmula para calcular a área de um retângulo:
FÓRMULA
IV– Procedimento Experimental
Na realização do experimento foi utilizado um paquímetro (+- 0,05) e uma régua milimétrica (+- 0,05) para medir as dimensões de uma placa de metal retangular.
Conforme foi proposto, foi realizada uma série de 3 medições da espessura, largura e comprimento com a régua, e, partir dos valores obtidos, calculamos o valor médio de cada uma das dimensões, para que assim seja calculado área total da placa.
Após feita as medições com a régua, usamos o paquímetro para fazer mais 10 medições de todas as dimensões antes citadas.
Na figura I pode-se ver o esquema feito para a medição da placa com o paquímetro.
COLOCAR A FIGURA AQUI
(numerar figura)
V – Resultados e Discussão
- Seguindo o roteiro experimental, obtivemos as medidas da tabela 1 utilizando a régua milimetrada e a fórmula do valor médio da Teoria de Erros (3-1).
TABELA
Fonte: Próprio Autor
- Com os valores médios obtidos, foi calculado a área da placa utilizado a fórmula da área de um retângulo (3-2).
- Após isso, com o paquímetro, fizemos 10 medidas para cada grandeza e calculamos a média com o desvio padrão médio (3-3).
TABELA
Fonte: Próprio Autor
- Com isso calculamos a área do objeto com a média das grandezas utilizando a fórmula da área de um retângulo (3-2).
- Como esperado, a medida feita com o paquímetro (1,31+-0,02)x10^-3 obteve um menor desvio enquanto que a medição com a régua (1,30+-0,04)x10^-3 teve um maior desvio, essa diferença pode ser justificada quando comparamos o número de amostras e a precisão dos equipamentos.
- Assim, foi calculado a área da peça com a primeira medida e comparado com a média de todas as medidas.
VI – CONCLUSÃO
O relatório abordou de forma clara o uso do paquímetro, bem como a maneira que as equações foram aplicadas e a apresentação das variáveis também se mostrou coerente com os resultados das tabelas. Então é apropriado afirmar que a execução do experimento ocorreu tranquilamente e conseguiu atender a todos os pontos sugeridos.
...