Permeabilidade do solo
Por: Casadias • 29/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.299 Palavras (6 Páginas) • 494 Visualizações
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
GRADUCACAO EM ENGENHARIA CIVL
MECANICA DOS SOLOS II
RELATORIO: ATIVIDADE PRATICA, PERMEABILIDADE DO SOLO
GUARUJA
2016
Sumário
1.RESUMO
2.INTRODUÇÃO
3.MATERIAS
3. INFORMAÇÕES ADICIONAIS
3.1. TIPOS DE SOLOS
3.2- CARACTERISTICAS DE SOLO SOB COMPACTAÇÃO NATURAL
4. DESENVOLVIMENTO
5.RESULTADOS
6.CONCLUSÃO
7.REFERENCIAS
1.RESUMO
O relatório tem por meio de atividade pratica realizada em laboratório que tem como intuito demonstrar na pratica como funciona a infiltração de agua em diferentes tipos de solo, solo e a quantidade que ele absorve e retém em determinado tempo e confrontar com informações bibliográficas sobre os mesmos.
Foi realizado testes em amostres de solo para determinação da quantidade de infiltração em cada tipo de solo analisado.
2.INTRODUÇÃO
A infiltração é um processo de passagem de agua por um material ou solo que ocorre por meio de seus poros.
Nos solos ela ocorre pela penetração em seus poros, variando de acordo com cada tipo de solo e espessura de seus grãos, podendo variar em função de sua profundidade.
É importante esse estudo para saber a quantidade em que um solo pode absorver o excedente de agua, o que influencia se haverá volume excedente.
Neste relatório apresentaremos o medo experimental utilizado, dados obtidos e conclusão.
3.MATERIAS
- AGUA COMUM ( 400ml cada amostra)
- FILTROS DE PAPEL COMUM
- GARRAFAZ PET
- BALANÇA DE PRECISÃO
- BECKER GRADUADO
- CRONOMETRO (APLICATIVO DE CELULAR)
3. INFORMAÇÕES ADICIONAIS
3.1. TIPOS DE SOLOS
- Solo argiloso
Solos ricos em argilominerais, minerais que tendem a ter partículas bem pequenas, que deixam poucos espaços entre elas. Por este motivo, oferecem dificuldade ao escoamento da água. Após uma chuva é algo muito comum ver poças de água na superfície deste tipo de solo.
Este solo tem mais de 30% de argila em sua constituição.
- Solo arenoso
Solo constituído por sua maioria de areia possui partículas grandes que proporciona maiores espaços entre elas, permitindo que a água permeie com facilidade. Após a chuva, a água rapidamente se infiltra, tendo pouca agua disponível em sua superfície.
- Solo humífero
Solo muito rico em material de origem orgânica, se acumula na superfície do sol, muito comum no chão de florestas onde as folhas e galhos se decompõem. Tem uma coloração mais escura. A matéria orgânica tem função de reter a unidade nesse tipo de solo mantendo-a por mais tempo em seu interior.
Um solo considerado humífero possui cerca de 10% de húmus em sua constituição..
- Solo Jardim
Este solo tem certa quantidade de areia, argila, calcária e húmus, além de outros tipos de materiais, dependendo do que se cultivada. Este solo tende a ter permeabilidade bem variada por conta das diferentes combinações que podem existir. Podemos ter solos de jardim mais permeáveis como areias ou menos permeáveis com características mais de húmus e argila/silvosos.
3.2- CARACTERISTICAS DE SOLO SOB COMPACTAÇÃO NATURAL
- Solo sob profundidade ou compactado
Quando os espaços entre as partículas do solo são muito pequenos, dizemos que o solo está compactado, isto pode ocorrer por meio natural ou mecânico, quando uma forca comprime o solo ate que se compacte.
Solos em maior profundidade tem tendência a serem mais compactos, já que o peso do solo acima se encarrega de compacta-lo, ou seja, nesse caso o solo se auto compacta com a forca natural do seu próprio peso, mais apenas as camadas mais profundas tem essa característica, já que a parte superior do solo não tem nenhum peso natural o compactando.
Solos compactados dificultam a circulação da água.
4. DESENVOLVIMENTO
Foram separadas amostras dos seguintes tipos de solo:
- Arenosa superfície
- Arenosa profundidade 15 cm
- Humos superfície
- Húmus profundidade 15cm
- Areia de praia superfície
- Areia de praia profundidade 15 cm
- Solo argiloso superfície
- Solo argiloso profundidade15 cm
- Solo de jardim comum superfície
- Solo de jardim comum profundidade 15 cm
Após a separação das amostras, cada uma delas foi pesada para que pesem exatamente 200g cada uma.
As garrafas pet tiveram os gargalos previamente cortado para atuarem como um funil onde foram posicionados os filtros de café, e em cada filtro foi adicionado uma amostra de solo para o experimento.
Ao iniciar o experimento, foram adicionados 400 ml de agua as amostra de solo e foram cronometrados 5 minutos para que a agua infiltre o solo e passe pelo filtro, ao terminar o tempo foi medida a quantidade de agua que permeou cada amostra e chegou até o filtro para a montagem dos dados.
...