PLANO TANGENCIAL, VETOR GRADIENTE E SUA APLICAÇÃO EM PERMEABILIDADE DO SOLO
Trabalho Escolar: PLANO TANGENCIAL, VETOR GRADIENTE E SUA APLICAÇÃO EM PERMEABILIDADE DO SOLO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: goulart.carol • 29/10/2013 • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 1.941 Visualizações
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
UNIDADE PEDRA BRANCA
ENGENHARIA CIVIL
CAROLINE GOULART ALVES
GABRIELE DAMASO DE MATOS
GUILLERMO ESPEZIM
PLANO TANGENCIAL, VETOR GRADIENTE E SUA APLICAÇÃO EM PERMEABILIDADE DO SOLO
PALHOÇA
2012
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
UNIDADE PEDRA BRANCA
ENGENHARIA CIVIL
CAROLINE GOULART ALVES
GABRIELE DAMASO DE MATOS
GUILLERMO ESPEZIM
PLANO TANGENCIAL, VETOR GRADIENTE E SUA APLICAÇÃO EM PERMEABILIDADE DO SOLO
Trabalho apresentado à disciplina de
Calculo III,do curso de Engenharia Civil,
da Unisul, ministrado pela Professora
Kelen Silva, como requisito parcial
para aprovação na mesma.
PALHOÇA
2012
Sumário
INTRODUÇÃO - 4 -
1. Vetor gradiente - 5 -
2. Plano tangencial - 5 -
3. Permeabilidade e percolação do Solo - 6 -
3.1 Lei de Darcy - 6 -
4. Relação do estudo com a área da engenharia civil - 7 -
CONCLUSÃO - 8 -
BIBLIOGRAFIA - 9 -
INTRODUÇÃO
O objetivo deste estudo foi apresentar de forma sucinta as definições de plano tangencial, vetor gradiente e apresentar uma aplicação dentro da área de engenharia civil para tal. A área de aplicação foi permeabilidade de solo.
Vetor gradiente
Para várias propriedades ou grandezas físicas é possível verificar uma distribuição espacial onde sua intensidade varia. Por exemplo, a temperatura ao redor de uma fogueira, varia conforme a distância que o observador esta em relação a mesma.
Na matemática existe uma ferramenta chamada gradiente, capaz de descrever quantitativamente as variações espaciais das grandezas e propriedades. É uma ferramenta frequentemente utilizada em diversas áreas da física por ser muito útil para explicar, fenômenos básicos acerca de grandezas físicas atmosféricas.
Em uma função qualquer f(x, y, z), onde cada uma das variáveis pode representar um versor que constitui a base de um espaço vetorial, necessária para representar este espaço. Esta função poderia ser a descrição da distribuição espacial de alguma grandeza e sobre ela existe um operador linear que aplicado à mesma, produz um vetor que sempre aponta ao seu ponto máximo. Este vetor é descrito pela derivada da função em relação a cada versor de sua base do espaço vetorial.
Isso significa que o gradiente, é a taxa de variação de uma grandeza com o espaço e produz um vetor que sempre aponta para o ponto onde a propriedade ou grandeza é mais intensa. O vetor gradiente é representado pelo símbolo nabla, nada mais do que um delta invertido.
Definição:
Se f é uma função de três variáveis x, y, z o gradiente de f é a função vetorial f definida por:
f (x,y,z)= f,f,f (f,f,f)
x y z x y z
Plano tangencial
Definição: Se P0 (X0, Y0, Z0) for um ponto de uma superfície S, e se as retas tangentes a todas as curvas sobre a superfície que passam por P0 estão situadas em um plano comum, tal plano é denominado plano tangente à superfície em P0 , e a reta que passa por P0 que é perpendicular ao plano tangente é denominada de reta normal à superfície em P0.
Então seja P0 (X0, Y0, Z0) um ponto qualquer sobre a superfície
z = f (x,y) . Se f(x,y) for diferenciável em (X0, Y0), então a superfície tem um
plano tangente em P0 e este plano tem a equação:
fx (X0,Y0) (X-X0) + fy (X0,Y0) (Y-Y0) – (Z-Z0) = 0
Permeabilidade e percolação do Solo
Os solos têm, com frequência, a maior parte de seus poros ocupados por água, que, quando submetida a uma diferença de potencial hidráulico, flui através dos poros interconectados, fissuras ou outros caminhos preferenciais.
A facilidade com que a água flui através de um meio poroso, como o solo, constitui uma importante propriedade conhecida como permeabilidade. A permeabilidade de um solo é quantificada pelo coeficiente permeabilidade.
Um
...