Planejamento Estratégico Da Tecnologia Da Informação
Casos: Planejamento Estratégico Da Tecnologia Da Informação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: palizot • 18/11/2014 • 1.664 Palavras (7 Páginas) • 463 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
As organizações necessitam de informações oportunas e conhecimentos personalizados para efetivamente auxiliar os seus processos decisórios e a sua gestão empresarial, principalmente por estarem enfrentando um mercado altamente competitivo, globalizado e turbulento.
Esse contexto reforça o relevante papel estratégico da Tecnologia da Informação (TI), que deve agregar valores aos produtos e/ou serviços da organização, auxiliando a promoção das suas inteligências competitiva e empresarial (HENDERSON & VENKATRAMAN, 1993). É necessário, portanto, que as organizações tenham seus planejamentos empresarial e da TI integrados, coerentes e com sinergia, em que as estratégias empresarias e as estratégias da TI devem estar plenamente alinhadas entre si. Porém, a realidade empresarial vem enfrentando dificuldades no alinhamento e na sinergia de seus planejamentos quando envolvem e/ou necessitam da TI e de seus recursos.
O PETI fornece uma visão geral de conceitos, modelos, métodos e ferramentas de TI necessários para facilitar a estratégia de negócios e suportar as decisões, as ações empresariais e os respectivos processos da organização. Além de relatar as configurações da TI, deve estruturar estratégica, tática e operacionalmente as informações organizacionais, os SI, as pessoas envolvidas e a infraestrutura necessária.
O PEE fornece uma visão geral de conceitos, modelos, métodos e instrumentos de como fazer acontecer a estratégia de negócios empresariais. Possibilita uma clara e adequada compreensão da situação dos negócios, da atuação das funções empresariais, contemplando o ambiente interno e externo à organização. Pode relatar também as ameaças, oportunidades, fatores críticos de sucesso, atuação no mercado, satisfação dos clientes, estrutura organizacional, competências essenciais, capacitação dos recursos.
Para planejar e gerenciar estrategicamente, o CIO (Chief Information Officer) precisa estar apoiado em um Plano Estratégico de TI que mostre o comportamento de TI num determinado tempo e estabeleça as métricas corretas e objetivas para mensuração do valor de seus serviços. Portanto o planejamento estratégico da tecnologia da informação é uma importante ferramenta de gestão utilizada hoje em dia por muitos analistas de sistema e administradores de empresas, sendo uma metodologia integrante do planejamento estratégico empresarial (LUFTMAN et al. 1994).
2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
RAZAO SOCIAL: PRESTEX ENCOMENDAS EXPRESSAS LTDA
NOME FANTASIA: PRESTEX CARGAS EXPRESS
RAMO DE ATIVIDADE: TRANSPORTE MULTIMODAL DE CARGAS
MATRIZ: CAXIAS DO SUL
FILIAL: SÃO PAULO
WEBSITE: www.prestex.com.br
A empresa Prestex Cargas Express foi fundada em 2003 na cidade de Caxias do Sul. Inicialmente atuando exclusivamente no transporte aéreo de cargas e à partir de 2009 (ano em que inaugurou sua primeira filial na cidade de São Paulo) passou a efetuar o transporte multimodal emergencial de cargas. Atua em todo o território Nacional através de representantes nas principais cidades do País.
Atualmente conta com 38 colaboradores, sendo 28 em sua Matriz e 10 em sua filial. Sua frota é 100% própria, sendo dividida em 9 veículos em Caxias do Sul e 8 veículos em São Paulo.
A Prestex é uma empresa de médio porte e sua estrutura organizacional esta estruturada da seguinte forma:
Possui um organograma simples e as funções de cada setor dentro do mesmo são claras:
O Diretor, em conjunto com o Gerente Geral são responsáveis pelo Planejamento Estratégico Geral da empresa e junto aos Gerentes dos demais Setores elaboram os Planejamentos e Metas individuais de cada departamento.
O Setor Comercial é responsável pela prospecção, abertura e fidelização de clientes. O Setor Administrativo efetua as compras da empresa, os pagamentos, as cobranças, emissões de NFs, controle de faturas dos representantes e engloba também o RH. Este por sua vez realiza as contratações, demissões e demais assuntos pertinentes aos colaboradores.
O Setor Operacional é o coração da empresa, recebe todas as ligações a nível Nacional, efetua cotações, elabora logísticas, despacha as cargas, monitora o transito de toda a carga e dá feedback a todos os outros Setores da empresa a respeito de clientes em potencial/ logísticas frustradas /negociações financeiras.
3. PRINCIPAIS PROCESSOS – SETOR ADMINISTRATIVO (Faturamento)
1. As solicitações de coletas das cargas são recebidas pelo Setor Operacional (Auxiliares de Logística) através de contato telefônico ou via e-mail.
2. O atendente solicita as informações necessárias para agendamento e emite um número de coleta pra controle do cliente e solicitação do serviço à Frota.
3. O motorista destinado a coleta, realiza a mesma dentro de sua rota e retornar para a base em posse dos materiais e das NF-e respectivas.
4. O Setor Operacional lança no sistema os dados da NF (remetente; destinatário; quantidade de volumes; peso; tipo de mercadoria; tipo de embalagem; pagador do frete).
5. Emite-se então o conhecimento de transporte manual (impresso matricial), no qual constará o nome do remetente, do destinatário, por conta de quem será cobrado o frete, valor da mercadoria, peso, volume, informações pertinentes a recolhimento de impostos, dados do caminhão, data de emissão, data de saída.
6. Imprime-se o CTRC. Separa-se a 1ª e a 2ª via (são 5 vias no total) em caso do frete ser pago pelo destinatário e apenas a 2ª via se for pago pelo remetente.
7. A carga é enfim despachada com a N.F-e do cliente e o CTRC. O boleto de cobrança seguirá ao cliente tomador do serviço via Correios.
3.2 FLUXOGRAMA
4. DIAGNOSTICO EM SI/TI
A empresa possui atualmente um sistema que conecta o Setor Operacional (agendamento de coletas; emissões
...