TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planilhas Eletronicas

Exames: Planilhas Eletronicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As Planilhas Eletrônicas em nosso cotidiano, tanto nos processos 1 administrativos, é necessário devido a importância de realizarmos nossos trabalhos de forma mais organizada e prática. Pois possibilita mantermos um controle de nossas ações, podendo ser realizadas com mais segurança, como também nos ajuda a fazer alterações sem precisar recomeçar tudo.

Portanto, as planilhas tratam de um variado número de informações de forma fácil e rápida.

2 HISTÓRIA DAS PLANILHAS ELETRÔNICAS

Em 1978, um aluno da escola de administração da Universidade de Harvard (EUA), chamado Daniel Bricklin, percebeu em uma aula de controladoria que o professor gastava muito tempo fazendo cálculos em uma planilha de controle (na lousa). Daí surgiu a idéia de automatizar o processo.

Juntamente com seu colega e programador Robert Frankston, elaborou um programa (aplicativo) que simulava o quadro negro do professor. Tratava-se da primeira planilha eletrônica. Posteriormente fundaram a empresa VISICORP, e lançaram a planilha, que batizaram de VISICALC [fig. 1].

Figura 1 Planilha Visicalc

Naquela época (1980), os micros computadores eram caríssimos, e tinham poucas funcionalidades, e com A Visicalc, percebeu-se que os micros poderiam ser utilizados para assuntos práticos do cotidiano, o que acabou impulsionando a venda de micros.

Em 1983, a Lotus Corporation lançou um programa integrado, chamado LOTUS 1 2 3 [fig. 2], que continha a planilha Lotus, que alem de gerar gráficos, tratava os dados como uma ferramenta de base de dados. Com isto desbancou a Visicalc. Por mais de uma década, a Lotus dominou o mercado de planilhas (e pacotes integrados).

Figura 2 Planilha Lotus 123

Nos ANOS 80, existiam ainda no mercado, alem da lotus e Visicalc, mais 3 planilhas: Supercalc, (Multiplan e Quattro Pro) [fig. 3,4 e 5].

Figura 3 Planilha Supercalc Figura 4 Planilha Multiplan

Figura 5 Planilha Quattro Pro

Em 1990 a Microsoft lançou a sua planilha, o EXCEL [fig. 6], que viria a ser líder de mercado nos anos 90, desbancando as demais com o monopólio da Microsoft.

Figura 6 Planilha Excel

3 O QUE É UMA PLANILHA ELETRÔNICA?

Uma Planilha Eletrônica é um programa projetado para lhe permitir trabalhar com números. É o correspondente hightech (alta tecnologia) de uma folha quadriculada ou uma calculadora. Uma planilha é basicamente uma tabela de informações, exatamente como uma planilha de papel. Numa planilha eletrônica, porém, há uma série de recursos adicionais. Além de, obviamente, você poder alterar qualquer informação a qualquer momento sem ter de rabiscar a sua planilha toda. Quaisquer dados que dependam das informações alteradas são automaticamente recalculados.

Usa-se uma planilha eletrônica quando deseja-se criar tabelas com cálculos, fórmulas e também os famosos gráficos. E, se depois que estiver tudo pronto, você resolver mudar alguma coisa ou algum valor, com o Excel basta alterar, acrescentar ou apagar um número e todas as informações são recalculados automaticamente, inclusive os gráficos são atualizados.

Planilha eletrônica, ou folha de cálculo, é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. O nome eletrônica se deve à sua implementação por meio de programas de computador.

4 PASTAS DE TRABALHO E PLANILHAS

No Excel, uma pasta de trabalho é o arquivo no qual você trabalha e armazena seus dados.

Pelo fato de cada pasta de trabalho poder conter diversas planilhas, você poderá organizar vários tipos de informações relacionadas em um único arquivo.

Use as planilhas para listar e analisar os dados. Você pode inserir e editar dados em diversas planilhas simultaneamente e realizar cálculos com base nos dados dessas planilhas. Ao criar um gráfico, você pode paga -lo na planilha com os seus dados relacionados ou em uma folha de gráfico separada.

Uma folha de gráfico é uma planilha em uma pasta de trabalho que contém apenas um gráfico.

As folhas de gráfico estão vinculadas a dados de planilha, e são atualizadas quando os dados da planilha são alterados.

Os nomes das planilhas aparecem nas guias localizadas na parte inferior da janela da pasta de trabalho (Plan1, Plan2...) [fig. 7]. Para mover-se entre as planilhas, clique nas guias das planilhas. O nome da planilha ativa fica em negrito. Se você desejar trocar os nomes das planilhas de alguma pasta, basta dar um duplo clique sobre o nome atual (Plan1, Plan2...), paga-lo e digitar o nome novo. Nunca esquecendo que na hora de imprimir, o que estiver em planilhas diferentes, consequentemente ficará em folhas separadas.

Figura 7 Pasta de Trabalho e Planilhas

Se você precisar de mais planilhas do que a quantidade que está aparecendo, basta ir no menu Inserir e escolher a opção Planilha.

Assim, os dados que podemos inserir numa planilha podem ser dos seguintes tipos:

1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com